Redação De Conteúdo Eficaz Para Sites – Dicas & Truques Para Escrever Um Conteúdo Atraente

Avatar
Por        •   October 27, 2020      Divulgação Publicitária

 

Criar conteúdo para o seu site é realmente simples.

 

É tão fácil.

 

De fato, qualquer um poderia fazer.

 

Mas se você deseja criar um conteúdo que realmente gere engajamento e desperte o interesse do seu leitor, é necessário escrever com uma linguagem persuasiva, que responda ao que ele está buscando. Estamos falando de um jogo completamente diferente.

 

 

Pessoas que navegam na internet procuram por coisas específicas.

 

Se o seu texto não chamar a atenção delas nos primeiros dois segundos, o sacrifício, o sangue e o suor que você deu para criar o conteúdo irão pelo ralo, sem o retorno merecido.

 

Como somos um grupo muito bondoso e gostamos de ajudar nossos leitores, criamos o melhor, o único e definitivo guia que ajudará você a melhorar sua habilidade com o conteúdo digital.

 

Mas, primeiro, vamos definir o que é realmente conteúdo para sites e porque é importante que você escreva um conteúdo efetivo e que gere engajamento.

 

Como Saber O Que É Um Bom Conteúdo Para Sites?

 

Dicas e truques para escrever o conteúdo do site que vende

 

Um bom conteúdo para sites costuma ser direto e reto.

 

  • Precisa vender
  • Precisa ser chamativo
  • Precisa ter um objetivo

 

Escrever um bom conteúdo para um site significa escrever de uma maneira que ele vá aparecer mais bem posicionado nas pesquisas do Google, ao mesmo tempo em que chame a atenção dos leitores.

 

Isso deve fazer com que eles permaneçam na sua página por um bom tempo, o que pode levar a uma venda em potencial.

 

Tenho certeza de que você já deve ter escutado isso antes, mas o que importa é o conteúdo. Ele é essencial, e isso fica ainda mais evidente quando se trata de conteúdo para a internet.

 

Quando as pessoas visitam a sua página, elas estão em busca de alguma informação específica, de um ponto de vista ou de uma opinião imparcial.

 

Se você consegue gerar o conteúdo que o leitor estava querendo, você acaba provando o seu valor, e isso, senhoras e senhores, é o que eu chamo de Conteúdo de Qualidade.

 

 

Por Que O Conteúdo De Qualidade É Importante Para Um Site

 

Redação eficaz de conteúdo

 

Veja bem, conteúdo de qualidade não é algo que se consome uma vez e pronto. Conteúdo de qualidade tem vida própria. Ele é compartilhado. Ele vende sozinho.

 

Conteúdo normal talvez permaneça relevante por um ou dois anos, mas as pessoas reconhecem naturalmente o valor em um artigo de qualidade. E, nesse caso, ele permanecerá relevante por anos.

 

E, nunca se sabe, ele pode até se tornar um conteúdo viral.

 

Os leitores visitarão seu site nos próximos anos só por causa desse conteúdo de valor.

 

Estes são alguns resultados que você pode alcançar com um conteúdo de qualidade para seu website:

 

  • Ele envolve mais o público, mantendo-o na página por mais tempo
  • Ele vende
  • As pessoas vão querer compartilhá-lo
  • Se for informativo e bem escrito, seu artigo se tornará uma espécie de referência na internet, o que significa que as pessoas vão linkar você. Nesse caso, sua posição nos resultados de busca do Google aumentará
  • Com a melhor classificação no Google, mais pessoas lerão seu artigo, que vai se expandindo em mais compartilhamentos e mais links de entrada – é o efeito bola de neve
  • Você acabará vendendo mais conforme seu artigo for se tornando viral

 

Esse é o poder do marketing de conteúdo e, se você conseguir dominá-lo, poderá realmente transformar suas palavras em ouro.

 

Vamos dar uma olhada no que você precisa para produzir um conteúdo de qualidade.

 

 

Dica #1: Entender A Jornada De Compra

 

Se você quiser criar conteúdo que realmente chame a atenção do seu público-alvo, você precisa entender a jornada de compra, ou seja, em qual estágio do processo de compra o seu consumidor está. Mas não se preocupe, porque isso não é tão complicado quanto parece.

 

Vamos supor que você seja o dono de uma loja online de guitarras e quer criar conteúdo para atrair seus leitores/consumidores a um ponto de venda na página.

 

Que artigos podemos escrever?

 

Como podemos usar a jornada de compra a nosso favor?

 

Podemos dividi-la em 3 etapas simples:

 

  1. Consciência & Interesse
    (Quando o cliente começa a perceber uma necessidade). Vamos considerar, por exemplo, que o cliente se interessou por guitarras, mas não sabe quase nada sobre elas.
  2. Ponderação
    (O cliente começa a pesquisar o produto, as soluções e as marcas).Agora, o cliente já está interessado o suficiente para pesquisar. Ele não sabe quais marcas procurar e nem qual tipo de guitarra é o mais adequado para ele. Então ele entra na internet e começa a pesquisar.
  3. Compra
    (O cliente chega a uma decisão). O cliente decidiu que vai comprar a guitarra. Ele afunilou suas escolhas, resolveu o quanto de dinheiro vai gastar para ter a qualidade que deseja e espera estar fazendo a escolha certa.

 

Cada artigo que você for escrever precisa fazer sentido nas etapas da jornada do consumidor, de modo que o oriente em direção à compra do seu produto.

 

Bem simples, certo?

 

Certo

 

Agora que você sabe o que é a jornada de compra, vamos em frente…

 

 

Dica #2: Em Qual Parte Da Jornada De Compra Você Deve Focar

 

Com certeza, seria bom cobrir TODAS as etapas da jornada de compra em um artigo só, mas isso não será possível, pois as pessoas que leem seu conteúdo estarão em diferentes partes dessa jornada.

 

O que podemos fazer é criar artigos menores e direcionados para cada uma das três etapas da jornada de compra, para que os leitores tenham sempre algo relevante para ler à medida que acessam o seu site.

 

De certa forma, isso significa que a combinação de todos os seus artigos cobrirá toda a jornada de compra (assim você terá algo que alcance a todos), mas eles devem ser capazes de funcionar individualmente para audiências segmentadas.

 

 

Dica #3: O Assunto Que Você Irá Abordar

 

Agora você já sabe o que é a jornada de compra e que precisa abordar todas as etapas com artigos específicos; mas sobre que assunto você vai escrever?

 

Vamos usar o exemplo da guitarra novamente.

 

Etapa 1: Consciência

 

Neste estágio, nós sabemos que as pessoas estão acessando seu site porque estão começando a demonstrar interesse por guitarras. Você deseja escrever algo genérico e relevante o suficiente para prender a atenção dos leitores. O que você pode escrever para que eles encontrem o seu artigo e decidam lê-lo?

 

  • As 10 melhores guitarras para iniciantes
  • Guitarras que os rockstars usam
  • Toque qualquer música com estes 4 acordes
  • Como tocar guitarra ajuda na depressão
  • Música & saúde mental
  • 10 canções que você deveria aprender a tocar na guitarra
  • Domine essas músicas conhecidas com 3 acordes básicos!

 

Etapa 2: Interesse

 

Nesta fase, o leitor já está pesquisando guitarras com mais frequência. Ele está comparando os preços, as características, timbre e sons. Ele tem fome de informação e segue procurando por dados mais detalhados.

 

O que você pode fazer para chamar a atenção dele?

 

  • Conteúdo com opiniões
  • Comparação entre marcas de guitarra
  • Comparação entre tipos de cordas
  • Escreva sobre preço vs. valor
  • Relate a sua própria experiência tocando guitarra
  • Escreva artigos sobre quais guitarras são melhores para rock vs. jazz

 

Etapa 3: Consideração

 

Neste ponto, seus leitores estão prontos para comprar. Eles já sabem o quanto pretendem gastar, mas não sabem qual marca de guitarra escolher. Provavelmente, eles têm uma ideia em mente, mas continuam procurando para ter mais certeza.

 

Seu artigo precisa ser eficiente e focado na relação de venda com o consumidor. Os leitores precisam da informação que os faça ir além, encontrando dados que os deixem seguros de estar fazendo a escolha certa.

 

Então dê o que eles querem ler!

 

  • As guitarras com a melhor relação custo-benefício
  • 5 alternativas mais acessíveis do que uma Les Paul Gibson
  • Os 10 melhores pedais para alcançar aquele tom clássico do rock ‘n’ roll
  • Os melhores acessórios para a sua guitarra nova
  • As melhores guitarras por menos de R$ 5.000

 

 

Dica #4: Pesquisando E Escolhendo As Palavras-chave

 

Se você não sabia até agora, as palavras-chave usadas na elaboração do conteúdo para o site determinam a relevância do seu artigo aos olhos do todo-poderoso Google.

 

Isso quer dizer que você precisa escolher as palavras-chave certas e usá-las corretamente. Trabalhando nisso com cuidado, você verá como o seu site estará na primeira página de buscas do Google.

 

Não é uma coisa difícil de se fazer.

 

Etapa 1: Confirme a demanda de busca

 

Você precisa começar confirmando se há uma demanda de busca pelos temas que você definiu. Você pode pesquisar usando sites como o SEMRush, Google Trends ou o KeywordTool.io

 

Existem muitas outras ferramentas de pesquisa por aí. Talvez algumas você precise pagar para usar, mas o investimento vale a pena.

 

Uma busca rápida mostra que há ferramentas gratuitas, também, então não há desculpas para começar a pesquisar palavras-chave.

 

Etapa 2: Identifique a palavra-chave

 

Depois de validar a sua pesquisa por palavras-chave, você precisa selecionar uma ou duas para cada artigo. Isso ajudará você na hora de escrever.

 

Etapa 3: Ajustando

 

Se você acha que não há muita procura pelo tema que escolheu, tudo o que você precisa é fazer algumas mudanças no tema para atingir o que as pessoas estão procurando.

 

Para informações mais detalhadas sobre a pesquisa de palavras-chave, embarque aqui para ler o artigo do nosso amigo Tim Soulo.

 

 

Dica #5: O Tamanho Do Artigo

 

Esta parte é um pouquinho complicada

 

Um estudo feito com artigos da Wikipedia afirma que artigo com um número grande de palavras costumam ganhar em credibilidade. Mas com base em nossa experiência, os leitores perderão o interesse rapidamente (ou nem vão começar a ler) se o artigo for muuiiito longo.

 

Ainda assim, se o conteúdo for interessante e conseguir prender a atenção do leitor, ele provavelmente vai continuar lendo.

 

Na verdade, apenas 16% das pessoas que chegaram até o seu conteúdo ficarão e lerão tudo até o final. Essas são as pessoas que realmente estavam procurando por informação, então garante que o seu conteúdo é relevante para elas!

 

O que você precisa fazer é pesquisar bem os temas para que, na hora de escrever, ele seja útil aos seus leitores. Se fizer isso, o conteúdo do seu artigo deverá ficar da média padrão de 1,500 a 2,000 palavras, e esse é o ponto ideal.

 

Quando seus leitores consideram seus artigos úteis, eles passam, naturalmente, mais tempo no seu site tentando entender e digerir as informações que você compartilhou com eles.

 

Isso mantém os leitores engajados e também faz o conteúdo do site parecer mais relevante para o Google, o que contribui para melhores posições nos resultados de pesquisa!

 

 

Dica #6: As Melhores Práticas Em Redação De Conteúdo Para Sites

 

Ok, agora vai lá pegar seu cafezinho porque temos muito o que falar nesta parte.

 

A redação de conteúdo voltada para sites é realmente meio complicada. Você precisa escrever um conteúdo mais longo para que o Google o reconheça como algo que vale a pena, ao mesmo tempo que precisa cortar o texto e mantê-lo interessante para que seus leitores humanos sigam interessados.

 

Vai demorar um pouco para você se acostumar, especialmente se estiver acostumado a escrever para outras mídias, mas, lembre-se, você não está escrevendo um livro.

 

Na rede mundial de computadores, os leitores são tão impacientes quanto uma criança em uma loja de doces.

 

Aqui vai uma lista de bons hábitos na hora de escrever conteúdo para a web.

 

  1. Escreva Textos Simples e Impactantes que Vendam!
    Nós temos este exemplo, que oferece uma visão mais profunda sobre como escrever um texto eficaz.
  2. Não escreva para você!A multidão na internet é impaciente. Então vá direto ao ponto. Lembre-se, você está escrevendo para informar, não para impressionar.
  3. Emoções abrem a carteiraBom conteúdo vende quando mexe nos sentimentos do leitor.

     

    Veja o exemplo:

     

    Este frango frito é muito saboroso
     
    X
     
    Você sabe o que faz este frango frito ser tão saboroso?
    O crocante da pele. O aroma de todas as ervas e especiarias. A suculência da carne quando você morde.

     

    Viu a diferença?

  4. Faça seu título se destacar! Se você quer ler mais sobre como escrever títulos que funcionam, confira o que nós já publicamos a respeito aqui.
  5. Entenda que hábitos de leitura na internet são diferentes!As pessoas não leem seus artigos, elas passam o olho procurando por palavras-chave. Tempere seus artigos com informações relevantes e palavras-chave que mantenham seu público engajado.
  6. Não exagere na quantidade de palavras-chave! Palavras-chave são para ajudar o Google a captar o seu artigo, mas quando você utiliza elas em excesso, o conteúdo pode ser banido das pesquisas do Google e você nem saberá que isso aconteceu.
  7. Pesquisa o SEOComece buscado pelas palavras-chave essenciais e descubra quais funcionam para você. Com a pesquisa apropriada, você encontrará os melhores tópicos para o seu artigo.
     
    Dica de quem entende: use ferramentas como o SEMRush para ver as palavras-chave que seus concorrentes usam!
  8. Insira Links em tudo!Se você usou informações de outro lugar, insira o link.

     

    É uma forma de seguir a ética da internet. E isso também ajuda o seu artigo a parecer mais embasado e confiável, o que significa uma melhor classificação!

  9. Use a técnica do Arranha-céuA técnica é simples, mas não é fácil. O propósito é criar um artigo que seja mais informativo, mais preciso e mais notável na internet. Algo que tirará qualquer razão de seus leitores procurarem informação em outro site. (como o artigo que você está lendo agora!)

 

 

Resumindo

 

Existem muitas coisas para falar quando o assunto é conteúdo para sites, e isso é realmente impossível de se abordar em um artigo só. Nós tentamos fazer o nosso melhor para trazer as dicas e hábitos mais importantes na hora de criar um texto para a internet.

 

Não se esqueça, a pesquisa é a chave para um artigo de sucesso!

 

  • Pesquise suas palavras-chave e reserve um tempo para aprender e entender sobre a jornada de compra. Será muito útil a longo prazo. Entenda quais objetivos seus leitores estão tentando alcançar e depois crie artigos que os ajudem.
  •  

  • Ponha-se no lugar dos seus leitores. Eles entram no seu site porque precisam de uma solução para um problema. Escreva artigos que possam ajudá-los e revise o seu conteúdo, ou peça para algum profissional revisar.
  •  

  • Por último, mas não menos importante, aprenda regras básicas de redação. Redação e conteúdo para sites são diferentes do que se cria para as mídias tradicionais. Você precisa escrever para informar, não para impressionar, e isso levará você ao seu objetivo.

 

Para mais dicas de escrita e conteúdo para web, confira os links em nosso site. Nós temos uma porção de artigos que com certeza ajudarão você!

 

Bom, assim chegamos ao final deste artigo e esperamos que ele tenha sido útil de alguma maneira. Conta pra gente o que você achou!

 

Ah, melhor ainda. Se você tiver suas próprias dicas de como escrever conteúdo para sites, sinta-se à vontade para compartilhar com a gente.