O conteúdo do Bitcatcha é patrocinado pelos leitores. Quando você compra algo pelos links em nosso site, nós recebemos uma comissão. Saiba mais

5 Melhores Criadores de Sites 2024 no Brasil (Velocidade Testada!)

Os criadores de sites estão ganhando força. Eles são ferramentas úteis para ajudar a construir o próprio site. A popularidade dos criadores de sites é inegável, pois eles tornam o trabalho de construir sites um mamão com açúcar.

Não importa a sua experiência, se você conhece HTML ou qualquer codificação, nada disso importa, pois os criadores de sites são muito fáceis de usar. Semelhante ao uso de um processador de texto, você pode criar seu site de maneira rápida e fácil por meio de um criador de sites, com o mínimo de esforço.

A existência dessas ferramentas é especialmente útil para quem vive em países em desenvolvimento. Essencialmente, essa é uma maneira rápida de se conectar digitalmente.

best website builder

5 Melhores Criadores De Sites No Brasil

  1. Hostinger Website Builder
  2. Shopify
  1. Wix
  2. Weebly
  3. Squarespace
hostinger

1. Hostinger Website Builder

https://www.hostinger.com.br
hostinger hospedagem vps

Entre os melhores está o Hostinger Website Builder – um excelente criador de sites do tipo drag-and-drop. Conhecido antes como ‘Zyro’, esse serviço foi renomeado em fevereiro de 2023 e agora faz parte dos planos de hospedagem da Hostinger. A boa notícia é que a Hostinger é um dos melhores provedores de hospedagem do mercado, então você pode contar com a velocidade de seus servidores e estabilidade para o seu site. O lado ruim, claro, é que você não poderá aproveitar o Website Builder se já usa outra hospedagem.

Mas como o Hostinger Website Builder se sai?

Bom, apesar de ter menos recursos avançados que outros criadores de sites, essa é justamente a sua principal vantagem para muitos usuários. Enquanto a concorrência tenta oferecer cada vez mais recursos, a Hostinger mantém o foco na simplicidade. Criar o seu site é rápido e fácil, já que não há ferramentas de design muito rebuscadas com que se distrair ou complicar as coisas. Se você deseja colocar seu site no ar rapidamente, tudo certo.

Além disso, seu plano com Hospedagem Web e Website Builder começa em apenas R$ 14.77 /mês por mês. Isso significa que, pelo preço de um criador de sites padrão, você ganha acesso às ferramentas drag-and-drop para criar a sua página e também acesso a uma das melhores hospedagens web que o dinheiro pode comprar (uma curiosidade: a Hostinger foi a hospedagem web mais procurada em 2020)

Relatório de Velocidade do Hostinger Website Builder

EUA (O)EUA (L)LondresCingapuraSão Paulo
2 ms
3 ms
3 ms
3 ms
1 ms
BangaloreSydneyJapão CanadáAlemanha
2 ms
2 ms
5 ms
2 ms
2 ms

Velocidade média do Hostinger: 2.5 ms – Veja o resultado completo

O que torna o Construtor de Sites da Hostinger ótimo?

  • Simplicidade Redefinida O Construtor de Sites da Hostinger é o epítome da pura simplicidade, portanto, praticamente qualquer pessoa pode usá-lo. Se você está familiarizado com ferramentas visuais, adaptar-se-á facilmente a ele. Mesmo para aqueles de vocês que são experientes, podem achar a interface da Hostinger refrescante, já que algumas das grandes marcas podem ser demasiadamente complexas.
  • Plano Gratuito Disponível Se quiser começar a usar o Hostinger Website Builder, você tem a opção de testá-lo gratuitamente. Como é um plano gratuito, você pode testá-lo pelo tempo que desejar. Assim que tiver certeza de que o Hostinger é para você, você pode atualizar seu plano como preferir.
  • Hospedagem inclusa O criador de sites da Hostinger agora é parte dos seus incríveis planos de hospedagem compartilhada. Pelo preço de um criador de sites normal, você ganha o criador de sites MAIS um desempenho excepcional graças aos diversos servidores da Hostinger espalhados pelo mundo e ao fantástico suporte ao cliente.
  • Criação de Loja Virtual com Baixo Orçamento O Hostinger Website Builder pode ser considerado um herói pela solução que oferece para e-commerce no mercado brasileiro. Isso porque ele tem planos de e-commerce com preços muito atraentes. Isso o torna realmente especial enquanto opção para construir uma loja online.
  • Ferramentas Gratuitas Há algumas ferramentas úteis que vêm com o Hostinger Website Builder, a saber: AI Writer, AI Heatmap and Logo e Slogan Generator. Elas podem ser básicas, mas são mais do que suficientes para uma pequena empresa ou um empreendedor individual.
  • Modelos Iniciais Muitas vezes, a parte desafiadora de construir um site é decidir sobre um design. É aí que entram os modelos. O Construtor de Sites da Hostinger tem um enorme número de modelos iniciais. Você só precisa arrastar e soltar novos elementos ou simplesmente remover qualquer coisa que não queira.
  • Imagens Gratuitas – um Bônus! Isso é bom demais, pois agora você não terá que perder tempo procurando imagens por aí e se arriscando a violar direitos autorais. O Hostinger Website Builder oferece imagens gratuitas. Essa é uma parte indispensável da construção de um site.

O Lado Negativo: Pode Ser Muito Básico Para Alguns Usuários

A principal força do Hostinger Website Builder também é sua fraqueza – seus recursos podem não ser suficientes para todo mundo. Se você é o tipo de pessoa que tem uma ideia específica sobre a aparência do seu site, e gostaria de customizá-lo até ficar dessa forma – pode achar o Hostinger Website Builder um pouco simples demais para transformar suas viagens mais loucas e criativas em realidade.

No entanto, como o preço é muito atraente, nós ainda acreditamos que essa é a melhor opção para quem deseja site básico, com ótima aparência e um desempenho fantástico. É ideal para iniciantes. Não só cumpre a missão rapidamente, como também funciona incrivelmente bem.

Saiba mais sobre o Hostinger Website Builder

O Shopify é uma excelente escolha se você precisar de ajuda para construir sua loja online e seu negócio. É para aqueles que desejam expandir seus negócios para incluir o e-commerce. Para um empresário que deseja mais do que apenas hospedagem, o Shopify é um ótimo lugar para começar.

Dependendo do plano escolhido, você pode fazer seu site alcançar grandes públicos. Dito isso, o Shopify ainda é pouco assinado no Brasil, e isso se deve ao seu custo. No entanto, o custo é justificável por se tratar de uma solução sólida para e- commerce e compatível com outros canais de venda.

Relatório de Velocidade do Shopify

EUA (O)EUA (L)LondresCingapuraSão Paulo
2 ms
1 ms
2 ms
2 ms
3 ms
BangaloreSydneyJapão CanadáAlemanha
2 ms
1 ms
70 ms
2 ms
2 ms

Velocidade média do Shopify: 8,7 ms – Veja o resultado completo

  • Começo Rápido e Fácil Com instruções claras e concisas, o Shopify ajuda você desde o início por meio de um processo inteligente de criação de sites. Depois de você responder a algumas perguntas, poderá trabalhar rapidamente, sem delongas.
  • Integração com Lojas Muitos brasileiros, não importa o tamanho e a natureza de seus negócios, têm também uma loja física. Um recurso atraente do Shopify é que ele oferece vendas combinadas em plataformas online e offline.
  • Muitos Aplicativos para Adicionar Recursos O Shopify é robusto, pois dá acesso a muitos aplicativos de terceiros que podem funcionar com sua loja online. Esses aplicativos oferecem tantas funções que podem ajudá-lo em quase tudo. O potencial é ilimitado.
  • Oferece Suporte a Vendas Multicanal O Shopify oferece suporte a vários canais de vendas, todos ao mesmo tempo. Isso se traduz em mais oportunidades de ganhar dinheiro.

A Desvantagem: Preço, É Claro

Infelizmente, o Shopify exibe um dos preços mais altos do mercado. O plano básico permite no máximo duas contas de funcionários. Além disso, são aplicadas taxas de transação, a menos que você utilize o Shopify Payments. Por fim, não há plano gratuito por mais de 14 dias. Logo, muitos brasileiros podem preferir pular esta opção.

Saiba Mais Sobre o Shopify

Os modelos de sites atraentes e o excelente editor do Wix o tornam mais adequado para iniciantes interessados na criação de um site poderoso e com ótima aparência. Já há algum tempo no mercado, o Wix certamente tem suas vantagens devido à versatilidade que oferece. O Wix é bom tanto com sites pessoais quanto com lojas virtuais.

Embora os serviços de suporte deixem um pouco a desejar, os recursos básicos oferecidos são tão potentes que você pode se interessar seriamente no Wix.

Relatório de Velocidade do Wix

EUA (O)EUA (L)LondresCingapuraSão Paulo
41 ms
30 ms
96 ms
189 ms
141 ms
BangaloreSydneyJapão CanadáAlemanha
237 ms
173 ms
124 ms
30 ms
108 ms

Velocidade média do Wix: 116,9 ms – Veja o resultado completo

  • Ferramentas de Marketing do Wix O Wix é equipado com o SEO Management. Isso resolve muitos aspectos difíceis de hospedar um novo site. Facilitando sua vida, ele dá mais tempo para você se concentrar em seu negócio.
  • Sites Criados com o Wix São Realmente Rápidos O Wix tem de longe o melhor desempenho de velocidade entre todos os criadores de sites que analisei. Isso tem um grande peso ao selecionar o criador de sites certo para você, pois um site lento acabará afetando suas vendas.
  • Incrível Facilidade de Uso no Celular O Wix tem um editor mobile que permite que você modifique seu site para ativar um layout diferente em comparação com a versão normal, mais completa. Isso atende aos visitantes, bem como aos próprios criadores de sites e é, de fato, seu principal argumento de venda.
  • Oferece uma Loja de Aplicativos Enorme O Wix oferece aos usuários muitos recursos complementares por meio de sua loja. Você pode adicioná-los ou removê-los facilmente para personalizar cada aspecto do seu site.

A Desvantagem: Não Dá para Fugir do Wix

Os templates do Wix não podem ser editados e, infelizmente, sua loja online não inclui planos gratuitos/básicos. Seu suporte pode ser melhorado e seus planos mais acessíveis vêm com limites de largura de banda.

Se um dia você decidir sair do Wix, verá que os sites criados no Wix não são exportados facilmente. Dito isso, o Wix ainda é fácil e ótimo de usar.

Saiba mais sobre o Wix

Embora o editor do Weebly não ofereça tantas pré-visualizações quanto os outros, ele tem muitos templates elegantes e uma ótima função geral de desfazer. Além disso, há muitos recursos que ajudam muito.

Embora o Weebly seja outro excelente criador de sites, infelizmente, parece que ele perdeu seu foco e direção. No entanto, ainda funciona bem e é uma ótima escolha.

Relatório de Velocidade do Weebly

EUA (O)EUA (L)LondresCingapuraSão Paulo
2 ms
76 ms
133 ms
171 ms
198 ms
BangaloreSydneyJapão CanadáAlemanha
238 ms
143 ms
111 ms
76 ms
144 ms

Velocidade média do Weebly: 129,2 ms – Veja o resultado completo

  • Ótimos Recursos de Edição VHá vários templates disponíveis, que ajudam a iniciar seu trabalho mais rapidamente. Essa é a grande vantagem deles. Seu “arrastar e soltar” é muito fácil de usar. Você pode adicionar quase qualquer coisa ao seu site. De blocos de texto simples a rich media, tudo está lá para você escolher.
  • Também Funciona em Dispositivos Móveis O Weebly se destacou por ser muito responsivo em dispositivos móveis. Além de ter um editor mobile, eles têm um app completo que permite que você literalmente construa seu site a partir de seu celular.
  • Recursos Ilimitados O Weebly não oferece apenas seus próprios recursos, mas também os de outros desenvolvedores. Ele tem muitas ferramentas adicionais para você escolher; tudo, desde ferramentas simples de análises até marketing avançado.
  • Muitos Extras Todos os planos pagos vêm com um domínio grátis. Há também muitos aplicativos gratuitos em seu App Marketplace que oferecem recursos incríveis, como o MarketGoo, que fornece relatórios de análise de SEO gratuitos sobre seu site.

A Desvantagem: Desempenho Irregular

Infelizmente, o desempenho da plataforma deles é falho e inconsistente, o que pode ser bem frustrante. A interface do editor é insuficiente e o suporte é um tanto limitado. No entanto, ainda tem seu conjunto de pontos fortes atraentes.

Saiba mais sobre o Weebly

O editor peculiar do Squarespace e os layouts restritivos significam que pode levar algum tempo até você dominá-lo. No entanto, os ​bonitos templates, recursos poderosos e excelente suporte não podem ser ignorados.

O Squarespace fica um pouco abaixo no ranking, pois tem um preço inicial mais alto e menos recursos. Ainda pode ser uma boa escolha. Mas, no contexto do Brasil, esta pode ser uma briga difícil com outros criadores de sites que têm mais a oferecer a um preço melhor.

Relatório de Velocidade do Squarespace

EUA (O)EUA (L)LondresCingapura
81 ms
38 ms
96 ms
247 ms
São PauloBangaloreSydneyJapão
157 ms
288 ms
273 ms
393 ms

Velocidade média do Squarespace: 196,6 ms

  • É Fácil de Usar A interface de arrastar e soltar continua sendo a qualidade que faz a diferença no Squarespace, pois isso é essencial para uma experiência perfeita ao construir um site. Você também pode personalizar a localização exata dos elementos. Isso lhe dá mais controle sobre o seu site, ao contrário de outros criadores de sites que limitam a localização dos elementos a ‘blocos’ predefinidos.
  • Boa Velocidade em Geral Os sites feitos no Squarespace apresentam um bom desempenho em todos os cantos do mundo. O carregamento foi um pouco mais lento do que nos testes feitos em servidores baseados nos Estados Unidos, mas, no geral, os 151ms obtidos do Japão não são nada desprezíveis.
  • Excelentes Recursos de Suporte Com mais de 60 modelos disponíveis, você pode começar num piscar de olhos com o Squarespace. Você deve sempre considerar que criadores de sites devem ajudá-lo a construir sites com o mínimo de esforço e de forma rápida.

A Desvantagem: Sem Almoço Grátis Aqui

Há menos templates disponíveis e o controle de layout também é bastante limitado. Demora um pouco para aprender a usar a interface, e a sensação com o SquareSpace é que ele não é focado o suficiente. O preço oferecido é médio, e não há como fazer testes extensos.

Tudo isso pode representar um problema para atender às necessidades do mercado brasileiro. Ainda assim, o Squarespace tem suas vantagens e pontos fortes.

Saiba mais sobre o Squarespace

Brasil Avança Na Competitividade Digital

O Instituto Internacional para o Desenvolvimento da Gestão (IMD) da Swiss Business School publicou um relatório afirmando que o Brasil subiu seis posições no Ranking Mundial de Competitividade Digital (WDCR) em 2019. O país ficou em 51º lugar em uma lista com 63 países.

O relatório do IMD analisa a competitividade digital dos países com base na infraestrutura intangível necessária para os aspectos de aprendizagem e acesso à informação por meio da tecnologia. Além disso, também se baseia no nível de preparação de uma economia para levar adiante sua transformação digital.

Em linhas gerais, o Brasil tem visto melhorias em sua capacidade e prontidão para adotar e explorar tecnologias digitais para a transformação econômica e social. Isso é visível em iniciativas como a Estratégia Brasileira Para a Transformação Digital.

Ela cobre uma série de ações nas áreas da saúde, educação, agronegócio, turismo e indústria. Outras iniciativas em empreendedorismo, tecnologias assistivas, inteligência artificial e pesquisa científica também estão incluídas.

Por Que Os Brasileiros Devem Usar Criadores De Sites

A Cosin Consulting, empresa do Isobar Group, elaborou um relatório do Índice de Maturidade Digital baseado em um estudo com 284 empresas cujo faturamento está acima de 1 bilhão de reais. As empresas atuam nas áreas do varejo, bens de consumo, saúde e educação.

Verificou-se que 48,6% das empresas apresentavam um nível básico de maturidade digital, enquanto 32,42% foram consideradas maduros e apenas 3,75% foram consideradas experts. Esses números justificam ainda mais o uso de criadores de sites, pois eles ajudam a acelerar a transformação digital para empresas como essas no Brasil.

1. Transpondo uma Curva de Aprendizado Digital

Como a maioria das empresas globais de mídia, o Grupo RBS foi forçado a atravessar uma curva de aprendizado na era digital. Empresa com 60 anos de idade, que começou como uma empresa de mídia tradicional, a RBS é um conglomerado de mídia brasileiro que possui jornais, emissoras de rádio e de televisão..

Eles perceberam que era inútil lutar contra a tendência do mercado e, por isso, optaram por se manter relevantes tornando-se digitais. Com um faturamento anual de US$ 1 bilhão, a RBS subiu bastante o nível ao controlar três jornais, cinco emissoras de rádio e 12 emissoras de TV com foco em conteúdo local, operando cada vez mais em plataformas digitais.

Apesar de a indústria de jornais impressos do país ter experimentado uma queda nos ganhos com publicidade de 28% em 1995 para 16% em 2005, a RBS conseguiu reter sua audiência. Isso confirmou sua mudança bem-sucedida de assinaturas impressas para digitais.

Mais tarde, a RBS fundou a e.Bricks e se concentrou na criação de empresas digitais locais. Um empreendimento muito bem-sucedido foi a Wine.com, de longe a maior distribuidora de vinhos da América Latina. Essa loja virtual oferece compras online e assinaturas.

Em 2014, a empresa arrecadou US$ 18 milhões e esperava multiplicar esse faturamento nos anos seguintes. Os criadores de sites certamente ajudam as organizações a se tornarem digitais e a construírem sua presença global na web.

2. Estimulando o Turismo Internacional

O turismo no Brasil é uma indústria próspera e fundamental para a economia de algumas regiões. O país teve 6.589 milhões de visitantes em 2018. Isso explica a posição do país recebendo turistas internacionais, sendo o segundo destino mais popular da América do Sul depois da Argentina.

A receita com turistas internacionais chegou a US$ 5,8 bilhões em 2015, dando continuidade à tendência de recuperação após a crise econômica de 2008-2009. O fato de que os viajantes de hoje recorrem cada vez mais à internet para pesquisar antes de escolher ou chegar a seus destinos significa que as empresas de turismo podem recorrer a criadores de sites para se promoverem.

O potencial aqui é extremamente vasto. Só de pensar que você pode estabelecer sua presença digital de forma rápida e fácil, aumentando seu alcance em outras partes do mundo, é mais do que suficiente para você começar a usar um criador de sites agora.

Você pode detalhar todos os pacotes turísticos disponíveis, incluindo acomodação e passeios ao ar livre, em seu site. Os turistas podem até fazer reservas online. Resumindo, você pode não só promover o seu negócio, mas também fazer um favor ao seu país, promovendo a beleza que ele oferece ao mundo.

3. Removendo o Intermediário

Em um ambiente de negócios cada vez mais desafiador, como o brasileiro, muitos não têm o suficiente nos bolsos para pagar por serviços de TI personalizados e dedicados. Isso inclui a construção de um site que requer um certo conjunto de habilidades.

Como os criadores de sites são fáceis de usar e implementar, você pode literalmente aprender a fazer isso em alguns minutos. Você não terá que recorrer a nenhum intermediário, nem ficar refém deles, pois agora você pode criar seu próprio site.

4. Concentre-se no Cerne do Seu Negócio

Se você decidir contratar uma empresa de desenvolvimento web, lembre-se de que ainda precisará alocar seu tempo para trabalhar com ela para garantir que o desenvolvimento do site seja executado sem problemas.

Em vez de gastar seu tempo e esforço dessa forma, por que não usar um criador de sites e fazer as coisas andarem mais rapidamente e com mais segurança? Dessa forma, com mais tempo disponível, você pode se concentrar melhor em seus negócios, que deveria ser sempre sua prioridade.

Como Definimos Os Melhores Criadores De Sites No Brasil

O português é a língua oficial no Brasil. Embora o português seja geralmente considerado a sexta língua mais falada por nativos no mundo, ele ainda pode representar uma barreira linguística, pois não é uma língua que a maioria das empresas internacionais (incluindo criadores de sites) costumam atender atualmente.

No entanto, isso não é um obstáculo, já que há outros aspectos essenciais que tornam os criadores de sites populares, como facilidade de uso, desempenho e suporte a e-commerce.

Os criadores de sites não são todos iguais. A lista abaixo mostra uma seleção que fiz, usando o preço como um elemento importante para a decisão, devido à considerável fraqueza do real em relação ao dólar, no momento.

Os fatores a seguir são aqueles que considero mais importantes para um criador de sites no Brasil:

  1. Velocidade De acordo com o Speedtest Global Index (em novembro de 2023), o Brasil está no 72º lugar no mundo em velocidade da internet de banda larga e em 53º lugar em internet móvel. Isso significa que a velocidade da internet no Brasil está longe de ser rápida. Isso dito, é importante que o seu site seja rápido. A hospedagem e a construção básica do site estão nas mãos do criador do site. É por isso que coloco ‘Velocidade’ como prioridade alta na minha lista.
  2. Facilidade de uso O desafio para qualquer criador de sites no Brasil é a barreira do idioma. É por isso que ele deve ser excepcionalmente fácil de usar. Você precisará encontrar facilmente e saber o que fazer ao encarar um criador de sites. Se você não conseguir isso, pode ter um problema.
  3. Compatibilidade com Celular/Tablet Ter compatibilidade com aparelhos móveis é útil especialmente se você estiver em uma área rural onde não há computador disponível, mas você tem banda larga no celular ou tablet. Você pode usar o criador de sites para criar sites em seu dispositivo móvel. É só uma questão de haver disponibilidade do serviço.
  4. Recursos de e-Commerce Ter uma loja virtual certamente ajuda. As empresas no interior não precisam mais depender de métodos tradicionais para vender seus produtos, estendendo assim seu alcance a outras partes do mundo.
  5. Preço e Funções Extras Devido à preocupante desvalorização do real em relação ao dólar, demos ênfase sobre a relação custo-benefício de todos os sites nesta lista. Claro, também existem outros fatores que entram em jogo, dos quais tratarei mais tarde.

Com isso, vamos dar uma olhada nos 5 principais criadores de sites no Brasil em 2024.

Conclusão: Qual Criador De Sites Devo Escolher?

Aqui está uma recapitulação dos nossos 3 principais serviços de criação de sites para o Brasil:

HostVelocidadeClassificaçãoPreço /mês
Hostinger
A+
5/5
R$ 14,77
Shopify
A+
5/5
R$ 145
Wix
A+
5/5
R$ 85

Você pode se sentir tentado a escolher uma alternativa local, prontamente oferecida por empresas locais de TI. Afinal, eles são muito mais baratos, em comparação. Mas, na realidade, muitas vezes não chegam nem perto das opções na lista acima.

Além disso, você pode querer adotar um provedor de serviços local em seu idioma nativo, mas a questão principal é – ele tem o que é necessário para você construir um site com um forte alcance global? Esse é certamente um tema para reflexão quando você estiver procurando um criador de sites.

(Voltar ao início)