Resumindo

O Shopify é uma plataforma online que oferece serviços de construção e gerenciamento de lojas virtuais. Um serviço que te ajuda do começo ao fim a criar e a gerenciar com facilidade todos os aspectos do seu negócio. Para quem não busca uma solução completa, o plano Lite também pode funcionar como um plugin para sites já existentes. Saiba mais.

 

Avaliação Do Shopify – 10 Prós E 3 Contras Para Levar Em Consideração

 

Shopify foi desenvolvida em Ottawa, no Canadá, em 2004, e explodiu em popularidade desde então. Hoje, este criador de sites suporte a mais de 600 mil comércios que movimentam um valor bruto de mais de US$ 82 bilhões.

 

Ao contrário de alguns outros fornecedores, o Shopify não oferece uma opção para a criação de sites normais. Seu foco está exclusivamente na base de clientes que deseja vender. Para isso, o Shopify oferece todo um ecossistema voltado para esse processo – mesmo que seu site não tenha sido construído com eles.

 

 

O que a companhia faz é oferecer as ferramentas necessárias para as pessoas montarem a sua loja online de forma fácil.

 

Desde a estrutura do design até o serviço de suporte, como as formas de pagamento, ferramentas de marketing e até mesmo o processo de compra, venda e estoque. O Shopify é realmente cheio de recursos para os donos de e-commerce.

 

Do Que Nós Gostamos No Shopify

 

1. Fácil De Aprender

 

Eu acho que um dos maiores pontos positivos do Shopify é a sua experiência de integração agradável e contínua. Ele orienta os usuários de uma forma fácil por todo o processo de criação e manutenção de uma loja virtual, com toda a sutileza.

 

Fácil de aprender

 

Depois de fazer o seu registro com eles, todo o processo, do início ao fim, é bem simplificado. A cada passo do processo, o Shopify faz o possível para interagir com os usuários, tentando criar uma imagem do que o site pretende ser ou se tornar.

 

Por meio de uma série de perguntas curtas, você pode ajudar o Shopify a encontrar a solução ideal para você no sistema. E isso também serve para que o sistema recomende um tema com base no tipo de negócio que você quer criar.

 

Depois de concluir a primeira etapa, você poderá percorrer e explorar os recursos restantes à vontade. Pelo menos você já terá a estrutura básica projetada. Isso é essencial para as pessoas que estão tentando usar o Shopify, mas realmente não têm nada em mente quando o acessam para testar.

 

 

Esse processo não só é bom para novos usuários, mas também para aqueles em uma situação diferente. Por exemplo, se você já tem uma loja física e está pensando em migrá-la para o online, ou se você está cancelando a loja física e passando-a totalmente para o online, também existem essas opções.

 

À medida que você vai respondendo às perguntas e avançando, você vai ajudando o Shopify a te auxiliar nesse processo.

 

(Voltar ao Início)

 

2. Temas Personalizados

 

Mesmo que o Shopify ofereça temas para atender a vários perfis, eles são apenas uma base, e é provável que você precise personalizá-los ao seu gosto para adequá-los ao modelo de negócio desejado. Isso significa que você pode adicionar imagens e planos de fundo diferentes ao tema.

 

 

Além disso, existem alguns elementos fundamentais que compõem o seu site – por exemplo, você pode criar uma seção para blog, pois isso ajuda com alguns objetivos de SEO ou você pode precisar de um catálogo de produtos que liste tudo o que você com os preços, as imagens e assim por diante.

 

Existem vários layouts para cada tipo de coisa e talvez você leve um tempo para se acostumar com eles. Eu acho que o layout adequado vai depender muito do que você está vendendo. Pegamos, por exemplo, o site de amostra que eu configurei. Sua ideia era vender pequenos componentes de computador, alguns tão pequenos quantos parafusos.

 

Optar por um layout usando a imagem grande pareceu um pouco bizarro, pois fazia mais sentido ter um catálogo dos produtos com acesso rápido à venda.

 

Considere usar a imagem grande em um site que promova fotos bonitas, como de viagens. Para um site como esse, imagens amplas e corriqueiras transmitem uma sensação mais positiva ao cliente em questão.

 

Não importa como você olhe e compare as coisas ao redor, você perceberá que toda a experiência de personalização do Shopify foi pensada para ajudá-lo a construir uma loja online melhor. As opções de camadas/abas que eles oferecem são um exemplo disso.

 

Muitas delas são dedicadas a sites de e-commerce, como uma newsletter ou um catálogo de produtos. No entanto, pode haver um pouco de confusão, pois acabam usando em alguns casos a mesma linguagem do Shopify.

 

(Voltar ao Início)

 

3. Os Sites Do Shopify São Rápidos E Confiáveis ​​- Ótimos Para Conversão!

 

Quando se trata de e-commerce, o desempenho do site é uma métrica extremamente importante. Sua loja virtual precisa ser rápida e confiável para competir com as outras. Sites mais lentos perdem clientes e também sofrem com taxas de conversão mais baixas.

 

A confiabilidade é importante para a imagem da sua marca. Lembre-se que você está administrando um site que processa pagamentos de clientes. Eles precisam saber que a plataforma que estão acessando é sólida como uma rocha.

 

Para avaliar a velocidade, montamos um site no Shopify e testamos ele inúmeras vezes. Até agora, nenhuma decepção. Na verdade, em quase todas as ocasiões, ele teve um desempenho impressionante (nota A+) no teste de velocidade do BitCatcha.

 

















EUA (O) EUA (L) Londres Cingapura São Paulo
2 ms 1 ms 2 ms 2 ms 3 ms
















Bangalore Sydney Japão Canadá Alemanha
2 ms 1 ms 70 ms 2 ms 2 ms

Velocidade Média: 8,7 ms
(Veja o resultado completoVeja página de teste)

 

Testando nosso site no Shopify com o WebPageTest, vemos luzes verdes por todo o quadro, algo ideal para sites construídos com ferramentas como essa.

 

Teste de Velocidade do Servidor em Dallas – Veja o resultado completo

 

Às vezes é difícil ajustar as configurações de otimização do servidor em criadores de sites, então você certamente irá preferir que eles funcionem na hora.

 

Uptime desde 9 de July de 2020

100%

* Este contador está constantemente em atualização

 

Também monitoramos o site usando o Uptime Robot para ver como ele se sai. Até agora, tivemos resultados impressionantes, com pouca ou nenhuma interrupção no funcionamento.

 

(Voltar ao Início)

 

4. Ferramentas De Marketing Extraordinárias

 

Ainda lembro da minha análise do Squarespace e do quão limitadas são as opções dele quando se trata de Search Engine Optimization (SEO). Esse não é o caso do Shopify. Na verdade, além de ele ter um código limpo e fácil de rastrear, permite inserir tags personalizadas e um resumo da página.

 

 

Em seguida, eu descobri a proeza de poder criar campanhas de marketing por meio do painel do Shopify. Como alguém que trabalha em várias plataformas ao mesmo tempo, certamente eu posso ver a beleza de ter tudo integrado em um só lugar.

 

Embora a captura de tela acima exiba apenas duas, não se preocupe, essas são as opções padrão, e você terá acesso a outras se decidir usar aplicativos como os da lista de aplicativos do Shopify. Isso permitirá que você crie páginas de destino para cada uma dessas plataformas de marketing diretamente no painel do Shopify.

 

Eu nunca tinha visto algo tão bom ou tão abrangente em outros sites até hoje, e isso realmente me impressionou.

 

(Voltar ao Início)

 

5. Suporte Comunitário

 

Como se já não bastasse ter uma fonte de informação massiva em artigos de FAQ (Perguntas Frequentes), o Shopify também tem uma comunidade de usuários que se unem para discutir vários pontos sobre a plataforma. Organizado pelo próprio Shopify, você também pode acessá-lo para atualizações sobre notícias e desenvolvimentos no universo Shopify.

 

 

Ter uma comunidade grande e ativa como essa é bem diferente de depender apenas de uma equipe de suporte. Usuários diferentes têm níveis de capacidade e de maturidade no uso do Shopify diferentes, por isso é fácil conseguir ajuda quando necessário.

 

As Perguntas Frequentes podem servir como uma primeira opção de ajuda, mas com certeza é bom também ter um número grande de usuários com os quais você pode pedir ajuda se estiver enfrentando algo que não está nos manuais. É uma opção informal, mas com senso de comunidade de verdade.

 

Questões técnicas à parte, eu já vi alguns usuários fazendo publicações no fórum, pedindo feedback em seus sites do Shopify. Essa não só é uma ótima maneira de receber críticas construtivas, como também pode servir para a autopromoção na comunidade do Shopify.

 

(Voltar ao Início)

 

6. Acesso A Aplicativos De Terceiros

 

Como mencionado anteriormente, o Shopify tem um marketplace (uma loja) onde você pode escolher e instalar aplicativos de terceiros que possam ajudar no funcionamento da sua loja online. Estamos falando de aplicativos que foram desenvolvidos por aqueles que perceberam as necessidades de determinados nichos e fizeram o trabalho por conta própria para ajudar.

 

 

Obviamente, o Shopify também oferece seus próprios aplicativos para funcionalidades que, provavelmente, os donos achavam que não fazia sentido ter na versão padrão.

 

Navegar no marketplace do Shopify App é uma experiência bem familiar, pois lembra a Apple Store ou o Google Play. Ao navegar na loja, fiquei extremamente impressionado com o quanto o Shopify foi fundo em muitas das ofertas lá.

 

Claro que você espera encontrar coisas como complementos de design e material padrão de newsletters, e assim por diante, mas há realmente uma coisa que chama a atenção aqui. Tomemos, por exemplo, uma das áreas que encontrei – proteção contra fraudes. Para uma loja online, isso seria algo vital, mas ainda assim não seria algo em que um novo dono de loja pararia para pensar.

 

Ou talvez em um meio mais inovador de suporte ao cliente, como oferecer um “robô” para o bate-papo visando gerenciar trocas e/ou devoluções da sua loja? Há muita coisa aqui que poderia ter um valor absurdo, e raramente vejo algo como se fosse apenas “fofinho” ou descartável.

 

Observe, porém, que muitos dos aplicativos disponíveis têm um preço – mesmo que seja razoável. O aplicativo ShipStation, por exemplo, te ajudará a prolongar e automatizar o processo de envio das mercadorias compradas em sua loja. Por apenas R$ 45 por mês, este aplicativo não apenas fará isso, mas também lhe dará acesso a taxas de desconto para algumas empresas, como FedEx e USPS.

 

A quantidade de aplicativos no Shopify tem aumentado ao longo do tempo. Hoje, ele oferece mais de 4.200 apps que podem aprimorar o seu site.

 

VEJA TODOS OS APLICATIVOS NO SHOPIFY OFICIAL

* Mais de 2.500 aplicativos para aprimorar o desempenho do seu negócio.

 

(Voltar ao Início)

 

7. Venda Em Qualquer Lugar!

 

Anteriormente, quando abordei o tópico sobre as campanhas de marketing que você poderia executar diretamente no painel do Shopify, eu já estava ansioso para compartilhar esta outra informação – o Shopify não só ajuda a criar uma loja para vender e comercializar, mas também amplia sua presença para outros canais.

 

 

O sistema mostra uma extrema maturidade de pensamento, que envolve proteger e zelar pelo cliente e ajudá-lo da melhor forma possível a alcançar o sucesso nos negócios. Um conceito que transmite boas energias, entre prestadores de serviços, eu diria.

 

De fato, o Shopify incentiva você a fazer pleno uso de todos e quaisquer bons canais para aumentar ainda mais suas vendas. Você pode integrar sua loja do Shopify ao Facebook, conectar-se à Amazon, ao Pinterest ou mesmo nos aplicativos móveis que você desenvolve.

 

(Voltar ao Início)

 

8. Expanda A Loja Física Para O Online

 

Com as lojas físicas de varejo sofrendo com o boom das compras online, obviamente alguns comerciantes procuram uma maneira de aproveitar isso. Alguns podem querer criar uma loja online, além da loja física, ou também podem migrar totalmente para o online.

 

Para aqueles que querem as duas coisas ao mesmo tempo, é aqui que o Shopify apresenta uma proposta única – uma integração com o seu próprio sistema de Ponto de Venda (PDV). O que significa que você pode usar o Ponto de Venda do Shopify em sua loja física e utilizar um banco de dados combinado que é compartilhado entre ambos.

 

 

O banco de dados combinado pode ajudá-lo a gerenciar melhor todos os dados necessários para administrar seus negócios – informações de clientes, vendas, estoque e muito mais. Os dispositivos do Ponto de Venda do Shopify também podem ajudá-lo a processar pagamentos por mais de 100 operadoras de pagamento internacionais, tornando-o um verdadeiro comerciante global.

 

A mudança do comércio físico para o online não é fácil para quem está acostumado às formas tradicionais de fazer negócios. Disponibilizando a chance de integração dos dois e mantendo elementos tradicionais, como o sistema de PDV, o Shopify serve como uma ponte entre dois mundos para aqueles que desejam fazer essa mudança.

 

SAIBA MAIS NO SHOPIFY OFICIAL

* Inscreva-se para um teste gratuito de 14 dias. Não é necessário cartão de crédito.

 

(Voltar ao Início)

 

9. Base De Conhecimento E Suporte Ao Cliente Impressionantes

 

Com recursos tão abrangentes, além do excelente processo de integração, o Shopify possui um sistema de suporte extremamente acolhedor para te auxiliar.

 

Não estamos falando da ajuda limitada que a maioria das empresas propõem para mostrar que estão tentando. O suporte da Shopify faz o possível para aconselhá-lo, não apenas corrigir os problemas específicos.

 

 

Você irá encontrar tópicos variados, sobre assuntos relacionados a temas muito importantes para quem é comerciante, tais como SEO, marketing e até mesmo análise de dados (data analytics). Isto contrasta de maneira gritante com muitos dos competidores que restringem suas ofertas de suporte apenas aos seus processos específicos, se recusando a abranger outros temas.

 

 

Se você acha que buscar respostas para seus problemas em um banco de dados não é exatamente o que você precisa, o Shopify também tem uma equipe de suporte disponível 24/7 – não apenas por e-mail, mas também por telefone e bate-papo ao vivo.

 

(Voltar ao Início)

 

10. Suporta Uma Ampla Variedade De Meios De Pagamentos Locais

 

Algumas plataformas oferecem suporte apenas a processadores de pagamentos internacionais. O Shopify não é uma delas. Embora o Shopify Payments seja limitado a alguns países, você pode escolher entre muitos meios de pagamento – inclusive locais.

 

Por exemplo, os usuários do Shopify na Malásia podem processar pagamentos pelo MOLPay e com o iPay88. Essas opções conhecidas podem ajustar bastante a tranquilizar os clientes. As taxas podem variar muito, então escolha com cuidado.

 

(Voltar ao Início)

 

Do Que Nós Não Gostamos No Shopify

 

1. Tem Muitos Detalhes

 

No começo, eu estava com o pé atrás ao olhar para os muitos detalhes na conta do Shopify, simplesmente por causa do excelente processo de integração que já mencionei anteriormente. Uma vez que eu já tinha feito o que era necessário, me vi gastando um bom tempo navegando pela interface e tentando várias coisas diferentes.

 

Para ser mais específico, existe um grande número – e eu quero dizer enorme – de coisas que você pode usar no Shopify. Não me levem a mal, isso é uma coisa muito boa em termos de potencial. Mas se você se permitir navegar demais, poderá perder seu foco rapidinho.

 

Distrações à parte, se você não tomar cuidado, pode acabar escolhendo mais do que precisa, com todas as opções extras, e perder o controle das prioridades para a sua loja. Ao mesmo tempo, se você ignorar o que está em oferta, poderá perder algumas oportunidades nas quais você não tinha pensado antes.

 

Além disso, devido ao preço muito baixo dos serviços adicionais, você pode acabar com uma fatura final além do custo que consegue arcar, e terá de refazer sua loja mais de uma vez.

 

Meu conselho é que, antes de você se jogar no mundo do Shopify, tenha em mente exatamente o que espera alcançar online e trabalhe mais com as ferramentas que possam ajudá-lo a chegar onde deseja especificamente.

 

Muitas coisas podem ser consideradas atraentes aos olhos, à primeira vista, mas podem ser feitas mais tarde. Na versão 2.0 da sua loja, quem sabe?

 

(Voltar ao Início)

 

2. Aplicativos De Terceiros Podem Danificar Seu Site

 

O que vem a seguir não é um problema exclusivo do Shopify, mas sim algo que acontece com a integração de outros aplicativos. Isso é realmente preocupante quando se trata de software, pois pode haver erros que ainda não foram detectados ou corrigidos quando dois softwares tentam trabalhar juntos.

 

Se você combinar isso com códigos ou scripts individuais que, de alguma forma, possam ser adicionados aqui e ali, as coisas podem piorar sem nenhuma razão aparente. Às vezes, esses problemas não são fáceis de corrigir, principalmente se você estiver lidando com um aplicativo ou software que funcione com as informações principais do banco de dados.

 

Resolver por conta própria e/ou procurar ajuda, pode ser um processo árduo, mesmo com a quantidade impressionante de recursos úteis que o Shopify possui. Isso não é exatamente uma falha do Shopify, mas é algo que pode fazer vítimas e que é difícil de antecipar.

 

(Voltar ao Início)

 

3. O Shopify Payments É Limitado A Alguns Países

 

O Shopify tem um processador de pagamentos nativo. O uso dele evita taxas de transação, o que é ótimo. Infelizmente, o Shopify Payments só está disponível em alguns países:

 

  • Austrália
  • Áustria
  • Canadá
  • Dinamarca
  • Alemanha
  • Hong Kong
  • Irlanda
  • Itália
  • Japão
  • Holanda
  • Nova Zelândia
  • Singapura
  • Espanha
  • Suécia
  • Reino Unido
  • Estados Unidos*

* Legenda: o Shopify Payments só está disponível nestes países.

 

Isso significa que você não apenas ficará sujeito às taxas de transação, mas também às taxas do meio de pagamento.

 

Dependendo de qual opção você escolher, isso pode acabar saindo bem caro. Quando um processador de pagamentos terceirizado está envolvido, você deve levar em consideração as taxas de transação, taxas de configuração, taxas anuais ou mesmo taxas de saque em alguns casos.

 

Há também uma longa lista de empresas que não podem usar o Shopify Payments, mesmo estando em países onde ele está disponível. Por exemplo, usuários que moram nos Estados Unidos não podem usar o Shopify Payments para comprar em sites que vendem moeda virtual, serviços financeiros ou jurídicos, conteúdo adulto e muito mais.

 

Felizmente, o Shopify oferece ampla documentação sobre as complexidades de seu sistema de pagamentos. Certifique-se de ler tudo antes de escolher um plano com eles.

 

(Voltar ao Início)

 

Planos & Recursos Do Shopify

 

Basic
Shopify
Avançado

Comissão
2.0%
1.0%
0.5%

Contas
2
5
15

Locais
4
5
8

PDV Shopify
Sim
Sim
Sim

Preço/Mês
R$145
R$395
R$1.495


 

Do plano mais básico, que custa R$ 145, o Shopify pode chegar a R$ 1.495 por mês. E isso não é tudo – é preciso considerar também o custo por transação. No nível mais baixo, você pagará uma taxa de transação de 2%, além da taxa mensal.

 

Se a sua loja online tiver um rendimento de R$ 5.000, você estará pagando ao Shopify R$145 + R$ 100 (sendo R$ 100 em taxas de transação).

 

Agora, há dois casos para comparação: o de outras ferramentas de criação de sites e o de hospedar seu próprio e-commerce em uma plataforma alternativa. Outras ferramentas também cobrarão bastante por um plano, mas podem não ter uma taxa de transação.

 

Se você hospedar a sua própria loja virtual, pagará menos em hospedagem, mas terá que fazer tudo sozinho. Além disso, você ainda precisará de uma operadora de pagamento, que também custa dinheiro. Tomemos, por exemplo, o WorldPay, um dos principais processadores de pagamentos online.

 

Se você fosse configurar o seu próprio site com eles, o WorldPay ofereceria uma taxa de transação mensal mais baixa ou um modelo de pagamento conforme o uso (pay-as-you-go), que tem uma taxa de transação mais alta. Provavelmente, isso vai acabar te custando mais do que o Shopify!

 

O ponto aqui é que o Shopify não é barato, mas, para administrar uma loja online, suas outras opções provavelmente também não serão muito baratas. Existem taxas envolvidas nos pagamentos que simplesmente não podem ser evitadas. Até o PayPal vai cobrar parte do seu lucro.

 

(Voltar ao Início)

 

Veredito: O Shopify Vale A Pena Para Você?

 

Em termos de recursos e capacidade, eu sinto que o Shopify está no nível mais alto dos negócios. Em nenhum outro lugar encontrei o que ele propõe, como catálogos e ofertas abrangentes, dedicadas a ajudar seus clientes a administrar lojas online de sucesso.

 

É verdade que ele tem alguns pontos fracos, conforme mencionei aqui, e o preço não é lá essas coisas, mas esse é o custo de se fazer negócios. Se você é organizado na hora de administrar uma loja online, o Shopify é uma opção fantástica.

 

A quantidade enorme de automação é impressionante, e você pode executar uma única operação global com a ajuda do Shopify. E sim, ele pode até ajudá-lo com sua contabilidade no final do mês.

 

Então, para mim, a questão realmente não é se isso funcionará para o seu negócio, mas se você está comprometido em operar um negócio online. Se você for essa pessoa, não há razão para deixar de experimentar o Shopify. Estou certo de que se alguma coisa está fora da ferramenta deles, é porque não deve ser útil!

 

Recursos Principais

  • ✓ Excelente integração
  • ✓ Interface sólida e confiável
  • ✓ Grande N° de aplicativos
  • ✓ Bom suporte & conteúdo
  • ✓ Pagamento integrado
  • ✓ Acompanhamento de pedidos

Recomendado para

  • • Lojas de qualquer tamanho
  • • Negócios online
  • • Lojas migrando para o online


 

COMECE HOJE NO SHOPIFY

* Avaliação gratuita de 14 dias. O plano pago começa a R$ 145/mês.
** Taxa de transação de 2%.

 

(Voltar ao Início)

Shopify

Teste Gratuito

14 Dias

Velocidade do Teste

Recursos em Destaque

Loja
Online
Produtos
Ilimitados
Recuperação
de Compras

Veja a Lista Completa dos Recursos

A partir de

R$ 145*

Mensais

VISITE O SHOPIFY

  • • 2% de Taxa de Transação
  • • POV para mercados e eventos

Divulgação Publicitária