Resumindo

Se você está pensando em montar um site pessoal rapidamente no Squarespace, meu conselho é que você procure outro lugar. Com ele o preço de um serviço premium por um serviço padrão. O Squarespace é extremamente focado em sites business e de e-commerce, o que fica evidente pelos seus recursos. Saiba mais.

 

Avaliação Do Squarespace: 7 Prós E 4 Contras Revelados!

 

O Squarespace oferece a seus usuários uma maneira rápida e fácil de criar sites, através de uma interface de arrastar e soltar. Fundado em 2003, ele cresceu e virou um dos principais criadores de sites disponíveis na internet. O Squarespace possui milhões de sites lançados através de sua plataforma e hoje emprega mais de 800 colaboradores em três lugares diferentes: Nova York, Portland e Dublin.

 

O que torna os criadores de sites como o Squarespace únicos, é que eles não empoderam apenas as pessoas, mas também apoiam os pequenos negócios, fornecendo os recursos para a criação de sites, mesmo se quem for criar tenha conhecimento técnico limitado. Tudo o que os usuários precisam fazer é focar na estética de seu site e na área principal de seu negócio.

 

Embora hoje em dia existam muitos criadores de sites no mercado, eu descobri que todos tem suas diferenças. Em alguns casos, elas são sutis, em outros não. O Squarespace por exemplo se destaca no que oferece para os e-commerces.

 

Estas diferenças não significam necessariamente que um seja melhor que o outro, você tem que avaliar qual se encaixa melhor nas suas necessidades.

 

 

7 coisas que gostamos no Squarespace

 

1. Boa velocidade dos sites

 

Squarespace Webpagespeed Test

Teste de velocidade do servidor de Cingapura Veja o resultado completo

 

Eu espero resultados relativamente bons da maioria dos criadores de sites. Neste quesito o Squarespace não desapontou, embora eu tenha ficado um pouco surpreso que a classificação dele não tenha sido melhor. No o teste da Webpagespeed, o Tempo para a Primeira Byte (TTFB) não obteve um desempenho muito bom, mas fora isso, tudo está no lugar certo.

 















EUA (O) EUA (L) Londres Cingapura
81 ms 38 ms 96 ms 247 ms














São Paulo Bangalore Sydney Japão
157 ms 288 ms 273 ms 393 ms

Velocidade média: 196,6 ms

 

Meu site de teste obteve uma sólida classificação “A” no teste da Bitcatcha, o que me deixou com uma pulga atrás da orelha, porque, de novo, ele poderia ter ido melhor. Em relação a estes resultados (veja acima), meu palpite é que eles focam bastante nos servidores dos EUA o que derruba um pouco o desempenho na região da Ásia.

 

Se você analisar os dados, perceberá que os resultados de todos os servidores da Ásia foram mais lentos que os dos EUA e da Europa. É uma coisa que você deve prestar atenção, principalmente se seu público alvo for de lá.

 

(Voltar ao Início)

 

2. Boa quantidade de templates

 

Com 67 templates para sua escolha, é muito provável que você encontre alguma coisa que goste. Uma vez escolhido, o template pode ser customizado para o que seu coração mandar. Normalmente, 67 templates não são muita coisa. Entretanto, eu achei que o Squarespace tem muita coisa a oferecer.

 

O segredo é focar no layout do template e não no design inicial. O que o Squarespace está oferecendo é uma combinação gigantesca de layouts segmentados para sua customização. Eles têm praticamente tudo, de páginas únicas no formato de rolagem a opções de multi-block.

 

Dê uma olhada em dois exemplos de templates abaixo;

 

Squarespace Template Differences

 

De um lado você tem um formato de layout simples de single-block. No outro, você pode ter uma página inicial complexa de multi-block. E isso é só o começo, você pode até escolher templates com várias configurações de subpáginas.

 

Então, se você pensando em entrar no Squarespace, ignore o número de templates e você perceberá que os 67 são mais que suficientes, já que eles oferecem um pouco de tudo. Tudo que você deve se preocupar é com a estética. Na minha opinião, é a coisa mais especial e ignorada em relação aos seus modelos.

 

Todos os building blocks são organizados de acordo com a estrutura customizável, o que torna fácil procurar e criar um site completo. Para mais detalhes sobre isso, veja o tópico “vários modelos de páginas” mais abaixo.

 

(Voltar ao Início)

 

3. Interface de arrastar e soltar

 

A interface de arrastar e soltar que o Squarespace oferece é meio que um enigma. Eu descobri que tem seus pontos positivos e negativos. Para iniciantes, embora leve um tempinho para se acostumar, ela oferece recursos bacanas.

 

Amigável a mobiles

 

O criador também é amigável a mobiles por padrão, bem como seus templates. Então assim que você escolheu algum design e começou a trabalhar nele, você pode ficar tranquilo que o layout irá fluir suavemente em qualquer dispositivo mobile.

 

Infelizmente, você não pode customizar especificamente como você quer que a versão mobile flua, então você terá que ajustar um pouquinho aqui e ali se não estiver como você quer. Por outro lado, dessa forma você não tem que configurar dois sites separados, apenas confie no editor para fazer isto.

 

Assim como no seu site, você quer manter o tamanho geral de carregamento da página baixo. Simplesmente porque as páginas mais pesadas levam um tempão para carregar. Impressionantemente, o Squarespace recomenda tamanhos abaixo de 5 MB por página, o que é substancial.

 

Alto nível de controle

 

Quando você se acostumar com o conceito de building block, perceberá que configurar seu site é uma simples questão de juntar estes blocos. Quer colocar um vídeo? Sem problemas, basta colocar um bloco de vídeo. Se você não gostou de onde focou, basta arrastar para onde você quiser.

 

Por exemplo as duas opções de layout que eu vou mostrar abaixo. Rearranjar os blocos levam alguns segundos e não está limitado a estas duas posições. Você pode deixá-los na formatação que for perfeita para você!

 

Squarespace Layout Options

 

Widgets úteis

 

O sistema de blocos que eu mencionei anteriormente do Squarespace funciona como os widgets do WordPress. Entretanto, tem uma diferença chave. As posições dos widgets do WordPress são limitadas ao que o tema de sua escolha permite. Já os widgets do Squarespace podem ser posicionados onde você quiser.

 

Eles também oferecem uma forma fácil de aumentar as funcionalidades do seu site. Alguns dos widgets que você tem à disposição podem adicionar páginas de discussão, lista de links, galeria de fotos ou até integração com o Twitter.

 

Fora os widgets próprios, o Squarespace também suporta vários widgets de terceiros, projetados para seus sites. Por exemplo, você pode integrar com o Etsy shop ou usar o Google Translator para fornecer o conteúdo do seu site em várias línguas.

 

Embora haja uma lista de widgets suportados pelo Squarespace, eles não estão limitados aos que constam nela. Se o serviço que você quer tem widgets, HTML ou códigos de Javascript para incorporação, têm grandes chances que você consiga utilizá-los.

 

Tudo que você precisa fazer é usar um Code Block (viu como estes blocos dedicados são úteis?”) e pronto, parece até mágica. Lembre-se que o Squarespace não oferece suporte para modificações de terceiros, então você vai precisar dos fóruns ou de ajuda externa se quiser fazer.

 

Templates trocáveis!

 

O editor pode ser um pouco incômodo, mas é poderoso. Muito pelo fato de você poder mudar de template. Imagine tal situação: você já fez o design de metade do seu site e do nada resolve mudar as coisas.

 

No Squarespace você pode simplesmente mudar de template e o design vai mudar, mas seu conteúdo será mantido! Bem melhor que ficar preso a um template e ter que refazer tudo cada vez que decidir mudar o visual, né?

 

Pode não parecer um recurso excepcional, mas eu já me deparei com criadores de sites que restringem as migrações entre templates, o que é horrível e frustrante. Pode ser um recurso simples, mas faz toda a diferença.

 

Vários modelos de páginas

 

Outro recurso chave do criador é a forma que ele organiza e estrutura os sites. As páginas são o que formam o site, mas existem tipos diferente de páginas. Isso te ajuda a customizar a estrutura do seu site a diante.

 

Por exemplo, você pode ter uma página padrão com texto e uma mistura de elementos. Você também pode ter o que eles chamam de “collections (coleções)”. Elas são páginas construídas com um propósito específico, como por exemplo uma galeria de fotos.

 

Tudo isso está organizado pelo índice de páginas, que é a espinha dorsal do seu site. O índice de páginas te ajuda a juntar todas as suas outras páginas em uma estrutura coesa e de fácil navegação.

 

DESCUBRA OUTROS RECURSOS DE PUBLICAÇÃO

* Sites e checkout otimizados para mobile

 

(Voltar ao Início)

 

4. Permite importação e exportação de dados

 

Squarespace Export Supported

 

Este talvez seja o ponto mais importante que eu encontrei em favor do Squarespace. A Wix mantém seus clientes presos, não permitindo que eles exportem seus sites para outro lugar, diferente do Squarespace que dão liberdade para seus clientes fazerem o que quiser.

 

É verdade, apenas alguns conteúdos serão exportados, mas eu acho justo já que exportar tudo requer um novo nível de complexidade. O mais importante é que você pode transferir o conteúdo que você quiser. Por exemplo, você pode exportar seu conteúdo real e importá-lo em um site WordPress.

 

Eu acho essa solução bem mais razoável e mostra que o Squarespace confia no produto oferecido. Olhando de um ponto de vista de negócios, é mais aceitável que colocar um cadeado em um único provedor de serviços.

 

Os itens que não forem exportados (por exemplo, blocos de vídeos, blocos de produtos e etc) são limitados por detalhes técnicos.

 

(Voltar ao Início)

 

5. Amigável aos e-commerces

 

Dentre os recursos que o Squarespace oferece, talvez este seja o mais crítico. Levando em conta que o preço dele parece ser projetado para afastar os sites pessoais, surpreendentemente o Squarespace olha para os e-commerces de uma maneira diferente.

 

É claro que falou isso pois os e-commerces costumam ter um conjunto de requerimentos diferentes, como as opções de checkout, inventário, impostos, sistema de cupom e contas de consumidores. O que é impressionante, entretanto, é que eles não cobram nenhuma taxa de transações nas vendas de e-commerce, nem limitam o número de produtos que você pode vender.

 

Essa é uma abordagem diferente comparada a muitos outros bons criadores de sites para e-commerce, que geralmente tentam se aproveitar desses sites. Levando em conta as ferramentas de marketing que o Squarespace tem a oferecer para seus clientes de e-commerce, essa parece ser a área em que eles focaram.

 

Squarespace Analytics

 

Tem sua própria ciência de análise que é focada diretamente em ajudar os sites de e-commerce. O que permite aos donos de negócio ficarem de olho nos resultados e ajustar seu negócio de acordo.

 

Indo mais fundo, o Squarespace, por exemplo, permite que você customize todo o processo de checkout para os sites de e-commerce. O que significa que você pode fazer muitas coisas para ajudar sua venda. Você pode, por exemplo, exibir os termos de condições para os clientes, coletar informações, ou até os encorajar a assinar um serviço ou newsletter!

 

Cada milímetro do “processo de venda” pode ser controlado. Inclui até o processo de pós-venda, como pedir que o cliente responda uma pesquisa sobre o processo, ou qualquer coisa que você possa precisar para ajudar a melhorar seus serviços ou produtos ofertados.

 

Outras coisas suportadas por ele são;
 

  • Vale presentes
  • Vendas e descontos
  • Pedidos
  • Envios
  • Taxas
  • Dicas
  • E muito mais!


 

Falar que o Squarespace é orientado para o e-commerce é chover no molhado. Qualquer um consegue perceber.

 

(Voltar ao Início)

 

6. Suporte fantástico

 

Levando em conta minha péssima experiência recente com suporte ao cliente, eu fui felizmente surpreendido pelo Squarespace, eles têm muitas formas de contato. Muitas empresas hoje em dia só trabalham com um sistema de tickets, que por mais que seja ótimo para as métricas, normalmente é irritantemente lento.

 

Para entrar em contato com o Squarespace, você pode mandar e-mail para eles a qualquer hora do dia (ou da noite) ou falar com eles no Twitter. Mas, mais importante que estes dois métodos é que eles ainda têm um suporte via chat online. O chat online é muito rápido em conseguir respostas. Eles também têm funcionários em Nova York, Portland e Dublin.

 

O chat online está limitado a algumas horas, das 8:00 às 20:00 (horário do leste), de segunda à sexta. Entretanto, isso ainda é muito em uma indústria que está cortando custos em todos os lugares na área de suporte aos clientes.

 

Mas saiba que o suporte deles se restringe às áreas diretamente relacionadas aos produtos ou problemas com ele. Eles não vão falar com vocês sobre SEO, te ajudar com seus próprios códigos ou qualquer serviço de terceiros.

 

Mesmo assim, o suporte ao cliente é apenas uma parte do processo de suporte. O Squarespace também tem uma grande base de conhecimento para você aprender a resolver os problemas sozinho. Que não está limitada a um dicionário de termos pesquisáveis, incluem também tutoriais em vídeo.

 

Os vídeos não estão restritos a vídeos de “como fazer”, também oferecem dicas, como práticas de design. Para falar a verdade, alguns tópicos são revigorantes e eu recomendo que você dê uma olhada neles, mesmo se não for assinar uma conta.

 

(Voltar ao Início)

 

7. Integração com o G Suite

 

Se você está começando um novo site, principalmente se for para negócios, o Squarespace tem uma parceria com o Google onde você pode aproveitar o G Suite. Se escolher isso, você pode usar o e-mail, o calendário, o drive e outras funções (customizadas, é claro) do Google em sua conta do Squarespace.

 

Para todos os efeitos, a integração é perfeita e você paga através de suas faturas e faturamento da Squarespace. Com isso é uma conta a menos que você tem que gerenciar separadamente. Mas saiba que o G Suite só é compatível com as contas mais novas do Squarespace (eles consideram as contas criadas depois de 2012). 5 contas do Squarespace (pré 2012) não são suportadas.

 

(Voltar ao Início)

 

Do que nós não gostamos no Squarespace

 

1. Sem planos gratuitos

 

O Squarespace oferece um teste do editor de 14 dias. O que significa que você pode entrar e criar um novo site usando um template. Você pode editar o quanto quiser por 14 dias. Quando este período acabar é ou vai ou racha.

 

Se não estiver a fim de contratar um dos planos pagos, uma vez que o tempo de teste expirar seu site fica preso e você não terá mais como editar nada.

 

(Voltar ao Início)

 

2. Editor um pouco incômodo

 

A maioria dos criadores (e/ou editores) de sites costumam ser simples de usar. Afinal, esse é o diferencial deles, pessoas com conhecimento técnico ou de design limitados contam com eles para produzir um site original. Mas as pessoas com pouco ou nenhum conhecimento de computação podem achar o da Squarespace complicado.

 

Eu sei que as pessoas falam que é impossível criar alguma coisa a prova de idiotas, mas eles poderiam ter tentado mais.

 

O ponto chave para criar uma interface de usuário fácil de usar é que ela seja intuitiva. Para isso, deve ser parecida com o que estamos acostumados, ou então, seguir o senso comum, dessa maneira a maioria das pessoas conseguirão usar.

 

Infelizmente, por mais útil que o editor do Squarespace seja, ele não é muito intuitivo.

 

Aqui vão alguns exemplos;

 

a. Uma vez que você escolheu um template, é encaminhado a página de edição (?). Eu adicionei um ponto de interrogação porque você não pode editar seu site por esta página, é mais uma página de gerenciamento.

 

b. Para começar a editar, você não pode clicar ou clicar duas vezes em um elemento e mudar a partir daí. Você precisa passar por ele e procurar uma caixa que te dê algumas opções.

 

Squarespace editor issues

 

c. Se você clicar em alguns lugares, surgirá uma página completa do editor, onde você pode editar qualquer elemento textual na página. O problema é, você tem que descobrir onde clicar.

 

(Voltar ao Início)

 

3. Customizador de SEO limitado

 

SEO é uma das partes mais cruciais de um site. É o que ajuda os mecanismos de pesquisa a ranquear e classificar sites, levando leitores ao seu conteúdo. É quase um crime um criador de sites, em pleno 2019, oferecer tão pouco gerenciamento de SEO para um site.

 

Tudo que você pode fazer no Squarespace, em termos de SEO é editar o título do seu site e a meta descrição. Somente isso. Você não pode mexer nas palavras chave do conteúdo, você não pode marcar segmentos separadamente, basicamente você não pode fazer nada.

 

Squarespace limited SEO customizations

 

 

(Voltar ao Início)

 

4. Não funciona bem com aplicativos de CDNs de terceiros

 

Embora existam várias reclamações sobre os problemas em algumas áreas do CDN nativo usado pelo Squarespace, além de ser mal otimizado, em 2018 a empresa decidiu parar de oferecer ajuda para os clientes que tentam conectar suas contas com a CloudFlare.

 

A explicação oficial deles para isso é que a opção nativa do Squarespace é melhor;

 
Squarespace’s built-in options

 

Pode ou não ser verdade, mas não me cheira bem um provedor de serviços ignorar o feedback dos seus usuários. Não apenas isto, mas insistir arbitrariamente que a opção própria deles é melhor que a de uma empresa líder global entre os provedores de CDN, para mim é algo simplesmente chocante.

 

(Voltar ao Início)

 

Planos do Squarespace

 

Eu entendo que como um negócio, o Squarespace precisa gerar lucro. Afinal, eles precisam de dinheiro para desenvolver mais seu produto e seu negócio. Mesmo assim, muitas coisas sobre o Squarespace parecem ser voltadas para o dinheiro.

 

Para que está começando, o plano mais barato (Personal) custa R$ 60 por mês, SE você estiver disposto a pagar anualmente antecipadamente. Se não estiver, e escolher pagar mensalmente, o plano Personal passa a custar pesados R$ 80 mensais.

 

Personal
Business
Advanced

Comissão
Não
3%
Não

INTG Accounting
Não
Não
Sim

Contribuidores
2
Ilimitado
Ilimitado

Produto no Instagram
Não
Não
Sim

Recuperação do carrinho
Não
Não
Sim

Preço /mês
R$ 60*
R$ 90*
R$ 200*


* Preço por mês cobrado anualmente.

 

Por este preço, tudo que você tem é um provedor de hospedagem na web bem médio, com largura de banda e armazenamento, certificado SSL e suporte ao cliente. É verdade, você pode argumentar que a função de criador de sites é o que eleva o custo, mas este é um preço alto a pagar por um editor de arrastar e soltar para uso pessoal.

 

Muitos dos melhores recursos do Squarespace não estão no plano Personal, o que não faz valer a pena. Anúncios no Facebook, integração com o Instagram, uso de pop-ups, tudo que faz parte de um plano para negócios ou uma opção de loja online. Para ter estes recursos, os preços variam de R$ 90 a R$ 200 (assinatura anual, com pagamento antecipado).

 

(Voltar ao Início)

 

Conclusão: A Wix é uma boa compra?

 

Falando honestamente, o Squarespace não é necessariamente a melhor opção para todo mundo. Eu falo isto levando em conta uma combinação de fatores. Como já disse anteriormente nesta avaliação, provavelmente seja melhor que os pequenos negócios busquem outras alternativas, já que é possível encontrar opções com melhor preço em outros lugares.

 

Quando se trata de negócios, a situação e outra. É verdade, eles são caros, mas eles não geram problemas e tem um ótimo suporte para clientes.

 

Onde o Squarespace realmente brilha é na extensa lista de ofertas completas para sites de e-commerce. O simples fato de não cobrar nenhuma taxa sobre as transações é algo muito atrativo, que você não encontra em qualquer lugar. Isto não ajudará os pequenos negócios online que estão lutando para sobreviver, devido aos altos custos mensais.

 

Recursos Principais

  • ✓ Building blocks flexíveis
  • ✓ Suporte via chat online!
  • ✓ Ajuda e suporte vastos
  • ✓ Widgets estilosos
  • ✓ Templates bons para mobile
  • ✓ Bons recursos de e-commerce

Recomendado Para

  • • Sites individuais
  • • Microempresários
  • • Lojas virtuais básicas
  • • Donos de sites pequenos


 

COMECE HOJE NO SQUARESPACE

* Teste gratuito de 14 dias. Plano pago começa em R$ 60 por mês.
** Largura de banda e armazenamento ilimitados

 

(Voltar ao Início)

 

Squarespace

Templates de Designers

60++

Velocidade do site

Recursos em Destaque

FUNCIONA
EM
MOBILE
SUPORTE
CHAT ONLINE
TEMAS
TROCÁVEIS

Veja a lista completa de recursos

A partir de

R$ 60*

Mensais

Visite o Squarespace

  • • Importação/exportação de dados
  • • Templates premiados

Divulgação Publicitária