Resumindo

O Weebly é um construtor de sites simples e objetivo, voltado para lojas virtuais. Embora não seja adequado para grandes sites de e-commerce, ele oferece aos vendedores menores uma maneira muito econômica de entrar nesse mercado. Também é bom para sites pessoais e, em menor medida, blogs, pois tem um plano gratuito disponível. Saiba mais.

 

Avaliação Da Weebly – 7 Prós E 5 Contras Explicados!

 

Embora tecnicamente se apresente como um provedor de hospedagem, o Weebly é mais do que isso. Ele se junta às principais plataformas de construção de websites, como o Wix, pois oferece recursos de construção rápida para sites. De fato, a quantidade de funcionalidades que você pode adicionar em um site através do Weebly o torna perfeito para o e-commerce.

 

Para os não iniciados, os construtores de sites oferecem aos usuários um conjunto de ferramentas, geralmente como blocos de construção que eles podem usar para montar visualmente um site. No entanto, o que torna o Weebly um pouco mais especial é o fato de que, mesmo com recursos excelentes, qualquer pessoa que queira um site pode usá-lo e até publicar seu site de forma gratuita. Com algumas ressalvas, é claro.

 

A partir de 2007, o Weebly cresceu e passou a hospedar cerca de 50 milhões de sites em todo o mundo, antes de ser adquirido por US$ 365 milhões em 2018 pelo Square, uma empresa de processamento de pagamentos. Isso, para mim, indicava duas coisas – que o Weebly estava prosperando e que o e-commerce receberia uma atenção ainda maior na plataforma.

 

Obviamente, a compra também significou que o Square poderia ganhar um fôlego extra no cenário global de serviços de e-commerce.

 

Vamos explorar, então, alguns prós e contras do Weebly na atualidade.

 

 

Do Que Gostamos No Weebly

 

1. Velocidade Consistente

 

O Weebly obteve uma classificação alta (A +) no teste de velocidade do BitCatcha. Nada inesperado, visto que ele se propõe a hospedar sites de e-commerce. Os tempos de resposta são fantásticos nos Estados Unidos, mas tendem a desacelerar à medida que se distanciam de lá.

 

















EUA (O) EUA (L) Londres Cingapura São Paulo
2 ms 76 ms 133 ms 171 ms 198 ms
















Bangalore Sydney Japão Canadá Alemanha
238 ms 143 ms 111 ms 76 ms 144 ms

Velocidade Média: 129,2 ms
(Veja o resultado completoVeja página de teste)

 

Embora isso seja normal, visto que seus servidores devem estar localizados nos Estados Unidos, o tempo de resposta em algumas regiões foi um pouco preocupante. Isso também se deve, em parte, à seleção que você faz do servidor – então escolha sabiamente o seu!

 

Ainda assim, como um todo, os resultados do teste de velocidade são excelentes e estão no mesmo nível dos padrões de velocidade recomendados pelo Google

 

Teste de Velocidade do Servidor em Dallas – Veja resultado completo do teste

 

Também vimos bons resultados no desempenho do Weebly ao testá-lo no WebPageTest. Uma nova dimensão foi adicionada recentemente para checar possíveis vulnerabilidades nos sites – mas não se preocupe muito com isso por enquanto.

 

Nosso site de teste Weebly também demonstrou uma ótima estabilidade, com um uptime (tempo de atividade), em 30 dias, superior a 99,9%.

 

Uptime desde 17 de July de 2020

99.96%

* Este contador está constantemente em atualização

 

Embora isso possa variar, o Weebly foi capaz de sustentar o desempenho ao longo do tempo. No geral, você pode esperar pouco tempo de inatividade neste serviço.

 

(Voltar ao Início)

 

2. Alta Flexibilidade No Design – Com Temas

 

Há muito tempo, o Weebly tinha uma tonelada de modelos para você escolher, mas notei que, por alguma razão, eles têm ajustado essa disponibilidade frequentemente. Este é um bom sinal, pois significa que eles prestam atenção também nos mínimos detalhes de seu produto.

 

 

Veja que o Weebly não usa a palavra ‘modelos’, preferindo chamá-los de ‘temas’. E o mais importante: você não fica preso(a) ao que o Weebly oferece. O criador de sites tem um recurso de importação que pode ser usado para você fazer o upload de seus próprios temas.

 

Esses não são designs banais, mas sim uma mistura de temas gratuitos e premium que estão amplamente disponíveis. O ecossistema é incrível e você pode ter certeza de que terá diversas fontes se estiver planejando criar algo no Weebly.

 

A grande variedade de opções oferece muita liberdade criativa para a criação do seu site. Não há uma abordagem única, pelo contrário: todos os gostos são bem-vindos aqui.

 

(Voltar ao Início)

 

3. Editor Simples E Fácil De Usar

 

Depois de escolher seu modelo, você pode avançar para o editor que oferece a função arrastar e soltar. Em algumas plataformas rápidas de construção de sites, o termo ‘arrastar e soltar’ é figurativo, mas o Weebly é literalmente um editor de arrastar e soltar.

 

 

Para criar as páginas que você deseja, basta arrastar objetos da barra de ferramentas à esquerda da tela e soltá-los na área desejada da página. Você pode adicionar muitas coisas, desde caixas de texto sem formatação até blocos complexos com listagens de produtos.

 

Você está pronto para começar a partir do momento em que acessa o editor, sem necessidade de downloads adicionais, tempos de carregamento ridículos ou etapas a mais. Se você quer um site básico, tudo está ao seu dispor desde o princípio.

 

Dada a simplicidade do layout e a facilidade de uso, eu diria que seria difícil não conseguir usar o editor Weebly para criar sites pouco complexos. Isso o torna uma ótima opção para iniciantes na criação de sites.

 

Recursos Adicionais do Editor

 

  • Código Personalizado
    Para usuários mais avançados, você pode personalizar ainda mais as coisas com seus próprios arquivos HTML e CSS. Isso significa que o Weebly também é adequado para desenvolvedores que precisam de maior controle sobre o layout de seus sites.
  • Integração para SEO
    Embora não sejam muito extensos, os recursos de SEO que o Weebly incorporou ao sistema permitem a entrada de código de cabeçalho e rodapé, controle de indexação e redirecionamentos. Isso é mais do que eu vi até agora em muitas outras ferramentas.
  • Permite Contribuições
    Na página de configurações, você também pode convidar pessoas para colaborar com você em seu site. Isso pode ser bom se você desejar a contribuição de um designer, redator ou alguém especializado em um campo diferente do seu.

 

(Voltar ao Início)

 

4. Weebly Mobile App – Crie E Gerencie A Partir Do Seu Dispositivo Móvel

 

Weebly Mobile App

Há muitos detalhes no aplicativo móvel Weebly, portanto, não o desconsidere apenas por causa do termo “mobile”

 

Isso é algo que ainda não vi em outro lugar, além do Weebly. Não se deixe enganar pelo termo “mobile”. O Weebly Mobile App é exatamente o que esse termo significa: um aplicativo que funcionará no seu dispositivo móvel e permitirá que você edite seu site.

 

O mundo está mudando para dispositivos móveis e, mesmo em meus próprios sites, vejo usuários de dispositivos móveis excederem em muito o número de visitantes provenientes de computadores. Então, por que não mudar a experiência de desenvolvimento para dispositivos móveis também?

 

O Weebly Mobile App está disponível em ambas as plataformas mais populares – iOS e Android. Isso significa que você pode usá-lo em seu iPhone, iPad ou dispositivos com Android. Não apenas poderá verificar as estatísticas do seu site e outros dados, mas também poderá editar o site com esta ferramenta.

 

Ele oferece aos usuários um verdadeiro editor equipado com a função arrastar e soltar na tela touchscreen, que não funciona somente com o básico, mas também permite gerenciar tarefas de back-end complexas, como processamento de pedidos, atendimento, verificação de inventário, recebimento de pagamentos e assim por diante.

 

Se você quiser, poderá também trabalhar offline e sincronizar as alterações feitas ao se conectar novamente à internet. Este é um aplicativo verdadeiramente poderoso e amplia bastante os recursos do Weebly.

 

Além da criação de sites, veja o que mais você pode fazer no Weebly Mobile App;

 

  • Rastrear Dados
    Revise as estatísticas do site e veja como elas estão indo a qualquer momento e em qualquer lugar.
  • Alavancando Ideias
    Nessa aba, você pode obter informações detalhadas sobre inteligência de negócios, como de onde vem a maior parte do seu tráfego, que tipos de produtos vendem melhor e assim por diante.
  • Visão Geral
    No caso de você gerenciar mais de um site, é possível ter uma visão geral de todos eles na guia Websites. Ou amplie sua rede comprando novos domínios e adicionando mais sites diretamente no aplicativo.

 

Todos esses recursos em um único aplicativo móvel fazem com que o Weebly realmente se destaque da concorrência. A partir de suas ofertas de serviços, percebi um foco grande em lojas virtuais pequenas, e esse aplicativo fundamenta ainda mais esse ponto. É uma ferramenta ideal para o empreendedor de pequeno porte que provavelmente vai trabalhar em movimento várias vezes.

 

(Voltar ao Início)

 

5. Central De Apps Do Weebly

 

Não devendo ser confundido com o Weebly Mobile App, o App Centre oferece opções adicionais para aumentar os recursos do seu site. Isso é algo que acredito que todo construtor de sites deve ter, pois mantém os recursos principais separados das funcionalidades estendidas.

 

Weebly App Center

 

Dessa forma, os usuários que precisam apenas de funções básicas não terão uma interface atolada com toneladas de extras que provavelmente nunca usarão. Ao mesmo tempo, os usuários que precisam de recursos extras podem ter uma seleção desse tipo de recurso para atender às suas necessidades.

 

O Weebly App Centre abrange cinco categorias principais de aplicativos: e-commerce, comunicação, marketing, social e site. Eles vêm em uma mistura de gratuita, gratuita com período de teste e premium, portanto, nem todos os recursos estendidos custarão dinheiro.

 

No entanto, os preços variam muito, por isso, preste atenção se você pretende usar algum deles. Eles podem começar a partir de R$ 3 ao mês ou custar mais de R$ 500 ao mês, dependendo do aplicativo que você escolher.

 

Aqui estão dois dos aplicativos que eu acho que podem ajudar alguns sites de e-commerce a se destacar por um custo muito baixo;

 

  • Promo Bar
    Essa ferramenta fixa uma barra de promoção responsiva e personalizável em seu site, que você pode usar para destacar determinadas promoções ou produtos. Você pode até oferecer códigos de desconto ou qualquer outra informação para a qual queira chamar a atenção.
  • MarketGoo
    Um dos aplicativos que você precisará instalar, se decidir usar o recurso de análise de SEO do Weebly. Ele pode ajudar a verificar seu site e informar o que você precisa corrigir para otimizar seu SEO, algo extremamente necessário para sites de e-commerce.

 

Embora haja uma grande quantidade de aplicativos de terceiros, o Weebly também oferece alguns que foram criados por eles mesmos. Alguns deles são interessantes, como o aplicativo Code Block. Esse aplicativo permite mostrar aos usuários o código formatado. É muito útil se você estiver executando um site de tutoriais de programação.

 

Existem até aplicativos para ajudar você a criar recursos mais avançados, como tabelas e guias!

 

MONTE UM SITE GRATIS NO WEEBLY

* Os planos gratuitos duram para sempre
** SSL gratuito

 

(Voltar ao Início)

 

6. Bônus

 

Além de seu principal recurso, que é a própria plataforma de construção de sites, o Weebly vem com alguns bônus;

 

  • Domínio Grátis
    Isso se aplica a todos os planos, mesmo os gratuitos. Obviamente, os planos pagos oferecem um domínio real, mas os planos gratuitos podem ser hospedados nos subdomínios Weebly, a menos que você decida adquirir o seu.
  • Relatório de SEO Grátis
    Se você instalar o MarketGoo App, poderá obter um relatório de análise de SEO gratuito em seu site, se decidir publicá-lo. Isso pode ajudar os novos usuários a ajustar suas configurações de SEO para uma melhor otimização.
  • Upgrade Fácil
    Todos os planos do Weebly são escaláveis, o que significa que, se você adquire um plano e acha que precisa de um melhor, pode fazer o upgrade a qualquer momento. Isto é conveniente e permite que você teste o sistema a partir de qualquer nível em que você se sinta confortável.

 

(Voltar ao Início)

 

7. Você Pode Deixar O Weebly Para Trás

 

Há muitas razões pelas quais você pode querer deixar um provedor de serviços, como, por exemplo, aumento de preços, melhores opções de negócios com outros fornecedores, não se acostumar com a plataforma ou simplesmente achar que é hora de mudar para uma nova plataforma, como o WordPress. Não importa o motivo, é sempre bom ter essa opção.

 

Isso foi algo que eu achei problemático com o Wix, pois ele prende seus usuários e exige que eles “amem ou deixem” a plataforma.

 

Felizmente, o Weebly é mais realista e permite que seus usuários exportem seus sites, e ainda tem um tutorial que os ensina a fazer isso.

 

A maioria das plataformas de criação de sites trava você no mundo que eles criaram e não permitem que você se mova. A única maneira é excluir o site e começar de novo. Talvez você nunca precise fazer isso se estiver satisfeito com o Weebly, mas pelo menos poderá migrar, se quiser.

 

(Voltar ao Início)

 

Do Que Não Gostamos No Weebly

 

1. Quem Não Quer Pagar Está Preso A Um Domínio Weebly

 
Problemas de nome de domínio no Weebly
 

É claro que não posso culpar o Weebly por isso, pois custa dinheiro dar domínios de graça (e por que eles deveriam dá-los de graça?!). No entanto, fatos são fatos, e os usuários do plano gratuito terão que se contentar em ter seu site chamado www.something.weebly.com.

 

Também há outro pequeno problema técnico se você é um usuário de plano gratuito. Basicamente, você vai ficar preso ao subdomínio Weebly, mesmo se você possui seu próprio domínio. O Weebly só permite domínios personalizados se você fizer a compra por eles ou for um usuário de plano pago.

 

Você também fica preso(a) com a marca Weebly em seus sites. Quer ser dono(a) do seu próprio nariz? Você terá que pagar por isso.

 

(Voltar ao Início)

 

2. Ferramentas Limitadas Para Blogs

 

Embora você possa ter uma seção de blog no Weebly, isso é um pouco diferente em comparação ao WordPress, que é mais dedicado ao conteúdo e permite funcionalidades estendidas nesse sentido. A ferramenta de blog do Weebly são como o construtor de sites, no qual você arrasta e solta elementos na tela.

 

Ferramentas de blog do Weebly

 

A experiência é um pouco estranha, mas isso pode ser apenas comigo, já que estou acostumado ao ambiente WordPress. Há limites para construir cada postagem no blog: o formato é fixo, oferecendo apenas título e conteúdo.

 

Dado o grande número de blogueiros que circulam pela web, e como o Weebly tem um plano gratuito, senti que essa era uma área na qual eles poderiam ter colocado mais atenção. Afinal, não é como se eles estivessem se restringindo apenas aos sites de e-commerce.

 

(Voltar ao Início)

 

3. Você Tem Que Se Acostumar A Editar Fotos Offline

 

Não há nenhuma maneira de explicar isso de maneira simples, então vou tentar desta forma: você só pode fazer algumas coisas com o editor de fotos embutido do Weebly. Dar Zoom, Borrar, Escurecer ou aplicar um filtro de cores. Não sei por que, mas acho muito estranho um editor de fotos que não permite nem que você corte uma foto.

 

Isso é algo muito básico e, considerando tudo que o Weebly abrange como plataforma, não sei como explicar por que eles deixaram a edição de imagens dessa maneira

 

(Voltar ao Início)

 

4. É Preciso Pagar Por Mais Suporte

 

Eu entendo que atender os clientes custa dinheiro, mas o Weebly leva isso um pouco além do necessário. O nível de ajuda/suporte que você vai receber depende de qual plano você comprar. Naturalmente, eles têm o material básico, que está disponível para todos. Isso inclui referências, Perguntas e Respostas e até alguns tutoriais em vídeo.

 

Também há outros canais de suporte – bate-papo ao vivo, telefone ou e-mail. Mas somente se você tem um plano que não seja gratuito ou inicial, caso contrário não terá acesso ao suporte por telefone ou ao suporte prioritário.

 

 

Embora haja um fórum de usuários, eu naveguei por lá um pouco e ele não parecia muito ativo. Havia muitos tópicos, mas pouquíssima interação. Não sei dizer se você pode contar com a ajuda da comunidade Weebly.

 

(Voltar ao Início)

 

5. O Square Não Funciona Em Todos Os Lugares

 

Como mencionamos no início, o Weebly faz parte, hoje, da família Square. O Square é uma empresa especializada no processamento de pagamentos online. Por isso, os pagamentos no Weebly são, por padrão, gerenciados pelo Square. Podemos considerar essa a opção ‘nativa’ para o processamento de pagamentos.

 

Um problema é que, como ocorre com muitos sistemas nativos de processamento de pagamentos, os recursos são um tanto limitados. Por exemplo, nem todos os sites aceitam pagamentos com cartão de crédito pelo Square. A menos que você esteja nos EUA, Canadá, Japão, Austrália ou Reino Unido, você não poderá receber pagamentos com cartão via Square.

 

Isso significa que, no resto do mundo, será necessário procurar um processador de pagamentos terceirizado. Isso pode tornar as coisas um pouco mais caras, uma vez que as taxas e os custos disso podem variar muito.

 

Por exemplo, o Stripe, um meio de pagamentos popular, cobra uma porcentagem da transação, mais uma taxa por cada cobrança. Se você realiza muitas vendas em seu site do Weebly, o custo pode aumentar rapidamente.

 

(Voltar ao Início)

 

Planos & Recursos Do Weebly

 

Connect
Pro

Armazenamento
500MB
Ilimitado

Sem Publicidade
Não
Sim

Carrinho de compras
Não
Sim

Pagamentos pelo Square
Não
Sim

SEO
Sim
Sim

Ferramentas de análise
Não
Sim

Suporte por telefone
Não
Sim

Custo
R$ 20/mês*
R$ 60/mês*


* Preço por mês cobrado anualmente.

 

No nível inicial, o Weebly tem um plano gratuito que inclui muitas restrições. No entanto, isso é esperado, e é incrível que eles ofereçam essa opção totalmente gratuita, em vez de um teste. Isso é algo que muitos não estão dispostos a fazer hoje em dia e louvo o Weebly por sua coragem.

 

Se você é um pouco mais exigente em relação ao seu site, os planos começam a partir de R$ 20 por mês e vão até R$ 125 por mês.

 

O plano Free oferece espaço de armazenamento, um subdomínio Weebly e SSL grátis, mas nada mais. No entanto, isso ainda é útil para alguns usos como, por exemplo, um site pessoal, blog ou portfólio. Eles podem ser básicos e não precisam ser excessivamente divertidos.

 

O plano Starter, de R$ 20 por mês, não é muito melhor, mas inclui um nome de domínio gratuito que Weebly precifica como valendo R$ 95 (embora um .com custe muito menos). Este plano não inclui recursos de e-commerce.

 

Se você estiver procurando algo acima disso, os Planos Pro e Business são para aqueles com olhos no mundo dos negócios. Estes planos permitem colocar produtos à venda e transformar seu site em uma loja online. Mas há um porém: mesmo que você esteja pagando, existe uma taxa de transação de 3% que o Weebly cobra sobre suas vendas.

 

Com toda a honestidade, essa taxa é razoável, pois você pode usar os recursos de pagamento e carrinho de compras. Se você quiser fazer isso por conta própria, provavelmente precisará pagar mais para processar pagamentos online por meio de terceiros.

 

O número de produtos que você pode listar depende do plano que você escolher, e apenas o Plano Business, o mais caro, permite vender produtos digitais, como licenças de software ou coisas assim. Ele também dá acesso a cupons e a gerenciamento de inventário.

 

(Voltar ao Início)

 

Veredito: O Weebly É Uma Boa Compra?

 

Adoro o Weebly porque eles não pressionam os clientes empurrando um monte de acessórios pagos e taxas exorbitantes. De fato, mesmo para o plano Business de R$ 125 por mês, você está obtendo recursos que custariam muito mais se você os adquirisse em outro provedor de hospedagem.

 

Embora o editor seja agradável e discreto, ele tem algumas falhas, mas eu posso conviver com elas. Se eu comparasse isso com outro construtor de sites orientado ao e-commerce, meu pressentimento é de que ele sairia como o vencedor em determinadas áreas.

 

No entanto, ele parece criado para lojas de e-commerce de nível básico, e qualquer pessoa que precise ter um grande catálogo de produtos pode precisar procurar isso em outro lugar. Infelizmente, ao mesmo tempo, eles parecem fracos na parte da blogosfera.

 

O resultado final me fez pensar que o Weebly realmente só deseja competir no mundo dos sites de e-commerce de pequeno a médio porte.

 

COMECE NO WEEBLY DE GRAÇA

* Planos gratuitos que duram para sempre
** Conecte seu próprio domínio a partir de R$ 20/mês.

 

(Voltar ao Início)

Weebly

Templates Gratuitos

30+

Velocidade do Site

Recursos em Destaque

Arraste
e Solte
Otimizado
para Celular
Relatório
de SEO

Veja a Lista Completa Aqui

A partir de

R$ 20*

Mensais

VISITE O WEEBLY

  • • Com recurso Arrastar & Soltar
  • • Domínio Gratuito

Divulgação Publicitária