resumindo
Inicialmente, eu hesitei em avaliar a VPN IPVanish, porque sabia que eles eram um serviço baseado nos EUA. Pessoalmente, é como pedir ao lobo para cuidar das galinhas. Lançado em 2012, a IPVanish mudou de dono em 2017. Infelizmente, a mudança de propriedade foi pouco positiva para a empresa, na minha opinião. Tenho dificuldade em recomendar esta VPN por vários motivos, incluindo seu desempenho de velocidade mediano, suspeitas sobre a condição de anonimato e suporte terrível ao cliente. Saiba mais.
Fundada em 2012, a IPVanish VPN não é antiga na comunidade e, de fato, já mudou de mãos pelo menos uma vez. O que é incomum nessa empresa é que, apesar de sua aparente popularidade em tão pouco tempo, a empresa também conseguiu se envolver em uma controvérsia sobre gravação de registros (logs). Esse tipo de coisa geralmente aparece como uma falha mortal para os provedores de serviços VPN, e ainda assim eles sobreviveram à má publicidade.
Além disso, é uma empresa sediada nos EUA, o que não faz bem a uma imagem já abalada pela polêmica com a gravação de registros. Embora os EUA ainda não tenham leis obrigatórias de retenção de dados, suas agências de segurança se mostram dispostas a acessar os metadados da internet de todo o planeta. Um belo dilema.
De qualquer forma, esse fornecedor provou ser controverso ao tratarmos de desempenho, com um alguns pontos bons, outros terríveis, então vamos ver o que eles têm para oferecer mesmo assim.
Índice
Prós da IPVanish
Contras da IPVanish
Resumindo
Do Que Gostamos Na IPVanish VPN
1. Boa Disponibilidade
A IPVanish diz que opera mais de 1.000 servidores em uma rede que cresceu para cobrir mais de 60 países em todo o mundo. Obviamente, ele se concentra principalmente na Europa e na América do Norte, com 443 servidores no primeiro e 561 servidores no segundo. Mesmo que deixe a Ásia e o resto do mundo com poucas opções, ainda há cobertura.
1.1. São Donos Da Própria Infraestrutura
O que é notável é que a IPVanish afirma possuir toda a sua própria infraestrutura. Embora isso possa certamente ser verdade ao se tratar do equipamento de servidor, não estou certo do que isso significa ao tratarmos do restante da infraestrutura, que inclui também os locais dos servidores.
Como o único provedor de serviços de VPN realmente de primeira linha, nós da IPVanish possuímos e operamos toda a nossa rede, incluindo os servidores. Isso nos permite oferecer um serviço premium a um preço competitivo.
1.2. Utilizável Com Quase Todos Os Dispositivos
Para aqueles de vocês que estão lendo meus comentários sobre VPN agora, tenho certeza de que se acostumaram com minhas digressões sobre o suporte a dispositivos. O fato é que, com um produto tão amplamente segmentado quanto uma VPN, é provável que muitos de nós usemos uma variedade enorme de dispositivos.
Na verdade, eu diria que muitos de nós devem estar usando vários dispositivos em plataformas variadas, mesmo dentro de uma única casa. Além disso, com todo o respeito, para meu espanto, algumas pessoas ainda usam aparelhos como o Windows Phone – inclusive um parceiro comercial bem próximo.
Então, aí está – suportar uma grande variedade de dispositivos é uma vantagem da IPVanish.
E como a IPVanish também pode ser implementada em alguns roteadores, eu alertaria novamente aqueles que estão pensando em usá-lo, seja por conveniência ou apenas por diversão;
Observação
A execução de um serviço VPN no seu roteador ajudará você a superar o limite de conexão simultânea do dispositivo que a maioria das VPNs impõe. No entanto, existe uma desvantagem. Em quase todos os casos (especialmente para roteadores de uso doméstico geral), isso irá desacelerar o tráfego da internet, se comparado com a execução de aplicativos VPN específicos em dispositivos individuais. Isso ocorre porque os roteadores são menos capazes de lidar com a criptografia de dados em tempo real, diminuindo a velocidade de transmissão de dados.
2. A IPVanish Tem Uma Segurança Robusta
Para mim, honestamente, a segurança vem em segundo lugar (depois do anonimato) em um serviço VPN, mas esse é um ponto de vista pessoal. Quando penso nos usuários de internet em países como China, EUA e Cingapura, entendo perfeitamente a necessidade de conexões seguras.
Apenas para sua informação, os EUA são uma das áreas mais vulneráveis do mundo para empresas processarem pessoas envolvidas em compartilhamento ilegal de arquivos. A China censura fortemente sua internet, e Cingapura segue os passos dos EUA. No entanto, existem muitos outros países nos quais os usuários deveriam usar uma VPN, como os países europeus.
2.1. Criptografia Forçada De 256 BITS
Sem exceção, todos os serviços VPN que testei até o momento ofereceram aos usuários margem para escolha quando se trata de níveis de criptografia. Afinal, como mencionei, uma criptografia mais potente pode diminuir sua velocidade. No entanto, a IPVanish aparentemente adotou uma postura mais dura e aplicou a criptografia forçada de 256 bits a todos os usuários.
Colocando isso em perspectiva, a criptografia de 256 bits é um dos níveis mais altos que existem hoje em dia e se tornou cada vez mais predominante em algoritmos, protocolos e tecnologias modernas (nós inclusive a usamos para SSL).
Simplificando, uma chave de 256 bits só quebraria com um enorme poder computacional e, mesmo assim, demoraria muito tempo. Mais anos do que a expectativa de vida de qualquer pessoa, com certeza.
Um ponto importante a ser observado é que, quanto mais criptografada for uma conexão, maior a probabilidade de ela sofrer perda de velocidade. Portanto, deixarei você decidir por si próprio qual é o equilíbrio perfeito para a sua vida online.
2.2. Política Contra Gravação De Registros
Este é o santo graal para os provedores de serviços VPN. Todos nós precisamos saber que o serviço VPN ao qual estamos confiando nossos dados não vai nos enganar e entregá-los a outra pessoa. Não vou falar mais sobre isso agora, mas basta dizer que, oficialmente, a IPVanish possui uma política de não gravação de registros.
Sua privacidade é nossa prioridade, mas sua confiança em nós é igualmente importante. É por isso que queremos ser o mais transparentes possível em nossas políticas. A IPVanish é um provedor de serviços VPN com registro zero, o que significa que não mantemos registro de nenhum dado de conexão, tráfego ou atividade em relação aos nossos Serviços. – Política de Privacidade IPVanish
2.3. Escolha De Protocolos
Se a segurança e o anonimato são o bastião dos serviços de VPN, seus protocolos são a flexibilidade em seus músculos. A IPVanish suporta uma ampla gama de protocolos para que você possa adotá-los conforme necessário à sua situação.
IPVanish afirma oferecer suporte ao OpenVPN, IKEv2, L2TP/IPsec e SSTP, mas percebi que a opção SSTP não aparece em seu aplicativo para Windows. Talvez ela tenha sido removida.
2.4. O “Kill Switch” Funciona!
A maioria das VPNs apresenta uma recurso chamado “Kill Switch” ou “botão de desligamento”, destinado a encerrar sua conexão com a internet se a conexão com o servidor VPN for perdida por qualquer motivo. Alguns funcionam, outros não, mas fico feliz em informar que o Kill Switch da IPVanish funciona. Pode ser um pouco lento, mas, uma vez ativado, todas as conexões são interrompidas.
De fato, depois de carregar seu cliente IPVanish, você não poderá navegar na rede até estar conectado a um servidor deles. Navegar sem conexão só é possível depois que você encerra o software da IPVanish. Essa é de longe a melhor implementação de um Kill Switch que eu já vi até agora.
3. Velocidade Suficiente Para Vídeos Em 8K
Esta é a segunda vez que avalio a IPVanish e, para ser sincero, suas velocidades melhoraram um pouco – mas não tanto. Eu tentei uma combinação de abordagens, mas simplesmente não fui capaz de obter uma maior velocidade ao utilizar seus serviços.
Recentemente, troquei meu provedor de banda larga e, embora a velocidade da minha linha tenha sido testada para fornecer perto dos 500 Mbps, isso depende muito dos servidores aos quais estou conectando.
Como referência, sou capaz de obter velocidades quase máximas quando conectado diretamente a um servidor local próximo.
A situação muda quando eu estou me conectando a servidores estrangeiros, mas isso é compreensível. A distância desempenha um papel na velocidade e na latência, além de ser necessário considerar a qualidade dos servidores.
Teste de velocidade IPVanish – Servidor dos EUA
Teste de velocidade IPVanish – Servidor Europeu (Alemanha)
Teste de velocidade IPVanish – Servidor Africano (África do Sul)
Teste de velocidade IPVanish – Servidor Asiático (Cingapura)
Teste de velocidade IPVanish – Servidor Australiano
Como você pode ver nos resultados, nossos cinco principais locais de teste globais mostraram resultados variados com a IPVanish. Na verdade, essas velocidades não são tão ruins, mas ainda estão muito longe das velocidades que podemos obter de nossos principais provedores de serviços.
Ainda assim, elas são suficientes para possibilitar vídeos em 8k do YouTube. Realisticamente falando, com cerca de 15 Mbps você consegue alcançar isso em vídeos Ultra HD.
4. Bom Preço Sem Assinaturas De Longo Prazo
A IPVanish parece estar bem posicionada no meio da guerra de preços das VPNs. Com R$ 50 por mês, no plano mensal, ou R$ 32,45 por mês, em um plano de um ano, o preço não é nem muito baixo nem muito alto. Por um lado, se você optar pela opção mensal, não parece muito caro. Por outro, você não irá economizar tanto se optar por um período prolongado.
Como exemplo, você pode se basear no NordVPN, que conta com preços no longo prazo realmente ótimos.
O Que Não Gostamos Na IPVanish VPN
1. Falta De Servidores Otimizados
Essa foi a primeira coisa que notei depois de instalar o cliente de VPN no meu sistema. Eu estava verificando as várias configurações e notei que a IPVanish coloca uma prioridade alta no “ping” dos servidores, o que não é comum, e os classifica com essa referência. Sendo esse o único recurso, você vai ter de se arriscar com o que o aplicativo escolher para você.
Não me interpretem mal: o ping do servidor é BEM importante. É basicamente quanto tempo de atraso o servidor tem ao se comunicar com seu dispositivo, mas ao tratarmos de recursos de otimização na escolha de servidor, não há muita vantagem.
Como usuários de VPN, é certamente previsto que temos vários motivos para utilizar um servidor, como baixar Torrents, assistir vídeos em streaming e outras coisas, então por que focar apenas em Ping? Por favor, facilitem a nossa vida.
2. Problemas De Privacidade
Apesar de sua política de não gravar registros ser divulgada com destaque, a IPVanish passou por um grande escândalo por sua falta de pulso firme ao enfrentar autoridades no passado. O que é ainda mais desconcertante: eles foram acusados de entregar informações que não deveriam nem existir.
2.1. Empresa Sediada Nos EUA
Como uma empresa sediada nos EUA, a IPVanish tem a obrigação fiduciária de ajudar as autoridades em suas investigações. A julgar pela rapidez com que eles supostamente jogaram seus usuários debaixo do ônibus quando solicitado pela Segurança Nacional Americana, fica a dúvida. Você está disposto a apostar neles para protegê-lo?
Os EUA estão atualmente travando uma batalha para aprovar as leis de retenção de dados. Embora atualmente não existam leis obrigatórias de retenção de dados como a Diretiva Europeia de Retenção de Dados, quanto tempo será que vai levar, antes que isso se torne realidade?
2.2. Controvérsias Com Gravação De Registros (Logs)
No início de 2018, um artigo do TorrentFreak acusou a IPVanish de entregar logs de usuários às autoridades (Departamento de Segurança Interna dos EUA). Bem, “um” log de usuário, mas, mesmo assim, é ruim o suficiente.
Agora, a IPVanish foi comprada há relativamente pouco tempo; quando questionada sobre isso, a nova direção obviamente nega tudo, dizendo que não tinha conhecimento de nada que aconteceu antes de assumir a empresa. Mesmo assim, acho espantoso que uma violação tão séria de um dos principais pilares da conduta da VPN seja tão casualmente tratada por seus novos proprietários.
A IPVanish, enquanto parte da StackPath, não grava e armazena, seja no passado, presente e futuro, qualquer registro de nossos usuários. Não podemos comentar sobre o que ocorreu em outras mãos, só que este time já ficou para trás. Mas saiba disso – além de não realizar registros, a StackPath defenderá a privacidade de nossos usuários, mesmo que alguém exija o contrário. ” – Jeremy Palmer, Vice-Presidente de Produto e Marketing.
A questão é: você está disposto a confiar na palavra deles, já que eles obviamente fizeram um acordo?
2.3. Informações Incomuns Sobre Localização De Servidor
Tenho usado o speedtest.net há muito tempo, e geralmente ele é preciso, não apenas em termos de teste de velocidade, mas também mostrando a localização correta dos servidores envolvidos no teste. De fato, é a primeira vez que eu tenho esse problema na minha história utilizando o serviço deles.
Quando conectado a servidores da IPVanish, percebo que o Speedtest frequentemente tentava emparelhar-me com servidores muito distantes do local que estavam mostrando para mim. Normalmente, ele combina o servidor mais próximo à nossa localização.
Então, por que ele tenta me parear com servidores a milhares de quilômetros de distância? Apresentei essa questão para o suporte ao cliente, mas eles basicamente ignoraram minha pergunta. Alguma ideia do que está acontecendo aqui?
Infelizmente, esse fenômeno estranho às vezes se espalha para serviços de geolocalização. Veja, por exemplo, o incidente com o player iBBC mostrado abaixo;
3. Suporte Terrível Ao Cliente
Minha maior reclamação sobre a IPVanish é o Suporte ao Cliente. Muito mais que isso, a falta dele. Eu certamente entendo que algumas empresas não fornecem suporte ao cliente 365 dias por ano, 24 horas por dia, 7 dias por semana, especialmente por meio de serviços de bate-papo ao vivo, pois o custo pode aumentar.
O que não consigo entender é: por que uma empresa de serviços técnicos, como a IPVanish, pensa que pode se dar ao luxo de não o fazer.
Além disso, não consigo entender por que eles acham que é bom afirmar que oferecem suporte ao cliente 24 horas por dia, 7 dias por semana, se eles levam três dias para responder, sem entusiasmo, a um e-mail com um pedido de ajuda detalhado.
TECNICAMENTE, eles estão corretos, pois respondem imediatamente – com um e-mail automático dizendo que responderão em breve. No entanto, isso está tão longe do verdadeiro espírito de um apoio ao cliente que me deixou pasmo.
A resposta não só veio três dias atrasada, como também não conseguiu abordar de maneira significativa os problemas que eu estava tendo. Eles basicamente me disseram:
“desconecte do servidor atual e mude para um protocolo diferente. Tente se conectar ao servidor mais próximo”.
Eu havia fornecido a eles informações detalhadas sobre os problemas enfrentados, juntamente com a configuração do meu cliente e tudo o que eles tinham a dizer era isso. Se eu já não tivesse tentado a solução que eles sugeriram, eu teria vergonha de mim mesmo. Não tenho certeza se o problema é a política da empresa ou um assistente de atendimento ao cliente que realmente não quer seu emprego, mas o resultado final é o mesmo.
IPVanish, QUE VERGONHA.
4. Aplicativo Ruim
Sobre o design antiquado à flagrante falta de opções, pode-se dizer que o aplicativo da IPVanish é otimizado e minimalista, sendo muito gentil. Infelizmente, a falta de recursos muito necessários faz com que ele pareça mal concebido, em vez de simplificado.
Desde ter apenas uma opção de criptografia até a falta de organização do servidor (exceto o Ping, afinal, é sempre o Ping), a economia no design foi levada longe demais.
E, pessoalmente, se eu tivesse um serviço que oferece velocidades tão baixas, não incluiria um monitor de tráfego no próprio aplicativo. É como esfregar sal em uma ferida aberta.
Resumindo: A IPVanish VPN Vale A Pena??
Após me sentar e recuperar o fôlego após esse longo discurso sobre o atendimento ao cliente, tive que me acalmar por alguns minutos para recuperar meu foco. Um dos meus gatilhos de irritação é o mau atendimento ao cliente, e parece que eles conseguiram atingir todos desta vez.
Ainda assim, considerando a média entre prós e contras desta empresa, sinto que ela ainda é um pouco incomum. Tomemos, por exemplo, sua postura rígida em relação à segurança, aplicando nível de criptografia de 256 bits. No entanto, ao mesmo tempo, eles passaram por várias alegações de coleta de registros que apenas tentaram tratar como se não fosse nada demais.
No final das contas, sinto que não são apenas os principais problemas técnicos que a IPVanish enfrenta, mas a atitude da empresa. De um vice-presidente de marketing que pode tentar afastar as alegações dizendo “não sabemos nada” para a equipe de atendimento ao cliente que basicamente não se importa, sinto que a IPVanish está enfrentando alguns problemas sérios.
No entanto, mesmo com todo o verniz, ainda há centenas, senão milhares de pessoas, que farão o dever de casa e vão se informar antes de adquirir um produto.
Pessoalmente, eu não tocaria na IPVanish nem de longe, mas, sendo honesto, ela tem seus pontos positivos, como mencionei na minha análise.
Recursos Principais
- Política sem logs
- Preços equilibrados
- Criptografia 256-bits
- Suporte 10 dispositivos
- Suporte P2P
- Reembolso em até 7 dias
Recomendado Para
- Streaming de vídeo
- Usuários experientes
- Fãs de P2P
- Usuários EUA e Europa
• Política de não gravação de registros, conecte até 10 dispositivos ao mesmo tempo.
• Garantia de reembolso em 7 dias.
IPVanish
A partir de
R$ 32,45
Mensais