Surfshark
O Surfshark é relativamente novo no mercado, tendo surgido lá por 2018. No entanto, em pouco tempo, ele já conseguiu estabelecer uma rede impressionante de servidores. O melhor de tudo é que ele agora está disponível a um preço excelente, se comparado aos peixes grandes do mercado. Saiba mais.
Avaliação Da Surfshark: 9 Prós E 3 Contras Usando O Surfshark
Ofertas do Surfshark na Black Friday 2023 - AO VIVO!
Obter 86% de desconto + 3 meses GRATIS no Surfshark – Venha aqui!
O Surfshark existe há pouco mais de um ano e, ao mesmo tempo que novas opções estão sempre se apresentando em mercados com alta popularidade, ele ainda tem oferecido uma experiência interessante.
Os preços oferecidos para os clientes são impressionantes, mas o que o Surfshark tem a oferecer em termos de recursos? O desempenho deles é capaz de superar os baixos preços? Vamos ver com atenção.
Índice
Prós da Surfshark
- Conexão segura e privativa
- Conexão Multi-hop disponível
- Disponível em plataformas variadas
- Boa velocidade
- Presença forte de servidores pelo globo
- Transmissão de conteúdo bloqueado geograficamente
- Ótimos preços
- Experiência de usuário tranquila
- Recursos extra legais
Contras da Surfshark
Conclusão
9 Coisas Que Gostamos no Surfshark
1. Conexão Segura e Privativa
Como a maioria dos principais provedores de serviços VPN na atualidade, o Surfshark oferece aos consumidores uma vantagem em privacidade e segurança. Isso é realizado através do serviço dedicado usual: um túnel criptografado e seguro que permite aos usuários ocultar seu tráfego de olhares indiscretos.
- Excelente Seleção de Protocolos
- Forte Criptografia
- Sem Gravação de Registros (logs)
Para isso, o Surfshark utiliza alguns protocolos importantes: o OpenVPN testado e comprovado, bem como o IKEv2. O OpenVPN é geralmente aceito como o padrão por sua alta velocidade e segurança. O IKEv2 também é muito bom e funciona bem com redes móveis.
Além disso, o Surfshark oferece o Shadowsocks, que é mais conhecido como um proxy criptografado. A principal razão para isso é que provavelmente o Shadowsocks funciona bem na China, um mercado sensível para os VPNs devido à repressão de Pequim a esses serviços.
Houve relatos de usuários de que o Surfshark funciona para usuários da China, mas infelizmente não consigo verificar isso neste momento.
Além da conexão segura com servidores VPN, o Surfshark oferece criptografia muito forte para os dados transmitidos pelo túnel VPN. Nos casos onde alguns provedores permitem que os usuários ajustem a taxa de criptografia para obter melhor desempenho, o Surfshark executa o nível máximo com o AES-256 bits.
Isso funciona em conjunto com um sistema de desligamento de conexão (kill switch) que você pode usar para interromper a conexão com a internet automaticamente, caso haja algum problema com a conexão VPN.
A atividade na internet geralmente é rastreada usando logs mantidos pelos servidores aos quais você se conecta. As informações coletadas geralmente incluem endereço IP, histórico de navegação, tráfego de rede e muito mais. Em resumo, é isso que permite que um usuário seja rastreado e identificado.
O Surfshark dedica-se a oferecer um serviço sem registros, o que significa que sua atividade na Internet é mantida anônima. Também testei o serviço quanto a vazamentos de DNS e vazamentos do WebRTC, e ambos deram negativo.
2. Conexão Multi-hop disponível
Atualmente, o Surfshark oferece várias opções chamadas de “multi-hop”. Isso significa que os usuários que se conectam à rede Surfshark têm a opção de rotear através de dois servidores VPN consecutivamente. Isso aumenta o fator de anonimato e oferece maior tranquilidade.
Além disso, a rede básica cobre mais de 61 países ao redor do mundo, com uma rede de mais de 1.000 servidores. Isso é um ponto muito positivo para esta empresa promissora.
3. Disponível Em Plataformas Variadas
Como a maioria dos bons provedores de serviços, o Surfshark disponibilizou seus serviços para várias plataformas, e assim você pode usá-lo com praticamente qualquer dispositivo existente. Sua aplicação básica abrange plataformas convencionais, como Windows e iOS.
Como alternativa, você também pode instalá-lo em seus dispositivos de jogos, smart TVs e similares.
Para usuários que não se importam com uma conexão mais lenta, o Surfshark também pode ser usado em roteadores (veja como instalar o Surfshark em um roteador aqui).
No entanto, observe que os serviços VPN instalados pelo roteador podem ser muito mais lentos devido à criptografia. É preciso contar com algum poder de processamento para lidar com criptografia, e a maioria dos roteadores é fraca nessa área, portanto, sua conexão poderá ficar mais lenta.
Observação
A extensão para navegadores do Surfshark foi auditada pelo Cure53, e sua avaliação foi positiva quanto à segurança. Você pode ler mais sobre isso aqui.
4. Boa Velocidade
Pessoalmente, estou usando o Surfshark há cerca de um ano e estou muito feliz com a velocidade deles. Estou conectado aos servidores dos EUA na maioria das vezes, porque sou fã da Netflix e é nela que estão as melhores coisas.
Ainda assim, seu desempenho geral é bom e, de fato, está à altura da maioria dos principais provedores de serviços do mercado.
Como sempre, testei a velocidade do Surfshark em vários locais importantes em todo o mundo. Para manter isso em contexto, minha localização física é na Malásia e, como tal, os pings (latência) serão maiores para mim, dependendo da distância física do servidor VPN. Isso é um fato, independentemente do provedor de serviços VPN.
Para medir a velocidade do Surfshark, primeiro fiz uma medição de referência, pois as velocidades da internet variam de tempos em tempos devido a vários fatores;
(Veja o resultado completo do teste de velocidade aqui)
Tendo isso em mente, aqui estão os resultados de meus testes para outros locais com o Surfshark ligado e utilizando o protocolo OpenVPN (UDP);
Teste de Velocidade Surfshark – Servidor nos EUA
(Veja os resultados completos do teste aqui)
(Veja os resultados completos do teste aqui)
Teste de Velocidade Surfshark – Servidor Europeu (Alemanha)
(Veja os resultados completos do teste aqui)
(Veja os resultados completos do teste aqui)
Teste de Velocidade Surfshark – Servidor Africano (África do Sul)
(Veja os resultados completos do teste aqui)
(Veja os resultados completos do teste aqui)
Teste de velocidade Surfshark – Servidor Asiáticos (Cingapura)
(Veja os resultados completos do teste aqui)
(Veja os resultados completos do teste aqui)
Teste de velocidade Surfshark – Servidor Australiano
(Veja os resultados completos do teste aqui)
(Veja os resultados completos do teste aqui)
Observação
Durante os testes de velocidade, as velocidades de conexão com o servidor de Perth, na Austrália, pareciam ser reduzidas, ou pelo servidor de teste ou pelos ISPs no país. Embora isso não tenha afetado a velocidade da conexão VPN, serve para demonstrar outro uso de uma VPN – a otimização da largura de banda.
Normalmente, as VPNs enfatizam mais o desempenho em alguns países do que em outros simplesmente devido à sua popularidade. A primeira coisa a observar aqui é que, em quase todos os locais testados, apesar de não ter as velocidades mais rápidas que eu já vi até agora, o Surfshark é capaz de manter velocidades muito consistentes.
Isso geralmente revela muito mais sobre a qualidade de um serviço de VPN do que ter velocidades fantásticas em um ou dois locais e conexões inutilizáveis em outros. Fiquei impressionado que o Surfshark também conseguiu manter o desempenho em áreas como a Índia e a Indonésia, locais em que geralmente o desempenho diminui significativamente.
Lembre-se também que essas velocidades foram alcançadas no padrão normal de criptografia de 256 bits da Surfshark. No geral, excelentes resultados, eu diria, sendo que o mais impressionante é mesmo a consistência.
5. Presença Forte de Servidores Pelo Globo
Agora que examinamos as velocidades que você pode obter com a conexão do Surfshark, o próximo aspecto será investigado minuciosamente: a área de cobertura. O Surfshark possui mais de 1.000 servidores em mais de 61 países. Para um provedor de serviços relativamente novo, essa é uma rede muito grande e algo que muitos provedores de serviços VPN não conseguiram, mesmo depois de anos no negócio.
Quase todos esses são servidores físicos, além de algumas localizações virtuais. As localizações virtuais são aquelas em que o provedor de VPN não tem um servidor real no país, mas permite simular o acesso a partir dessa área.
Seus servidores também são muito capazes e podem lidar com todos os protocolos e recursos que o Surfshark tem a oferecer.
Além disso, o Surfshark também possui vários servidores que oferecem aos usuários um endereço IP fixo. Embora limitados em número, eles podem ser úteis, pois a maioria dos ISPs oferecem aos consumidores regulares apenas IPs dinâmicos, cobrando mais por endereços IP fixos.
Finalmente, também temos as conexões multi-hop. São rotas fixas pelas quais o Surfshark executa conexões VPN através de pares de servidores seguros, aumentando a segurança da conexão para seus usuários. Curiosamente, os resultados dos testes de velocidade também foram muito bons com um multi-hop;
6. Transmissão de Conteúdo Bloqueado Geograficamente
Uma das principais coisas que procuro em uma VPN é sua capacidade de superar o conteúdo bloqueado geograficamente, principalmente quando se trata de streaming de mídia. Eu assinei o Netflix e, onde estou localizado, a oferta de conteúdo local é péssima. Por isso, uso uma VPN para assistir ao conteúdo do Netflix nos EUA.
Eu testei tantas VPNs que alegam permitir o streaming do Netflix, mas, além dos principais players, como ExpressVPN, NordVPN, e alguns outros, a conexão é irregular na melhor das hipóteses, e recebo constantemente a temida mensagem ‘PROXY DETECTED’.
Felizmente, o Surfshark nunca me causou problemas com o streaming. Eu assisti ao Netflix pelo Surfshark nos últimos três meses e não tive problemas com o Netflix ou com o iPlayer da BBC até agora.
Como comparação, recentemente também testei outro provedor de serviços e a experiência do Netflix foi abaixo do ideal. Deixe-me ilustrar um cenário: a VPN A (Surfshark!) permite transmitir o Netflix de maneira fácil e constante a qualquer momento; a VPN B tem boa velocidade e buffer mínimo, mas você precisa se conectar e desconectar constantemente para que o Netflix funcione. Qual você escolheria?
7. Ótimos Preços
Por R$ 14 ao mês para uma assinatura de dois anos, os preços da Surfshark são impressionantes. É sério! Para colocar isso em perspectiva, a ExpressVPN cobra uma taxa, incluindo desconto, de mais de R$ 40 por mês, enquanto recentemente a NordVPN aumentou seus preços para R$ 17,45 ao mês.
Para um serviço que oferece desempenho consistente e recursos sólidos, isso é uma barganha. Eu diria que é uma opção imperdível.
8. Experiência de Usuário Tranquila
Uma coisa que exijo de todas as VPNs de que gosto é que elas não apresentem problemas. Isso se aplica não apenas à conexão, mas também a uma experiência de uso perfeita, acesso fácil aos aplicativos que preciso baixar, facilidade de uso dos aplicativos e suporte rápido, se necessário.
De todas as VPNs, considero o Surfshark um dos dez principais já experimentei. Em nenhum momento, vi um recurso e pensei: “isso é estranho”. Para mim, esse é um ponto importante que os distingue da concorrência.
Nós, como clientes pagantes, não devemos ter dificuldade em usar um serviço pelo qual pagamos, e a maneira como o Surfshark construiu sua experiência para o cliente é muito suave. Desde o momento em que você clica em ‘inscrever-se’ até o momento em que você desliga o dispositivo, simplesmente tudo funciona bem.
9. Recursos Extra Legais
Atualmente, muitos serviços de VPN vêm com alguns recursos extra que agregam valor, e o Surfshark não é exceção. No entanto, em vez de tentar assumir o papel de principal provedor de soluções de segurança, ele se concentrou nos recursos que agregam ao seu objetivo principal.
- Whitelister
- Modo Camuflagem
- Modo Sem Fronteiras
- CleanWeb
O recurso Whitelister permite que você deixe passar algum tipo de tráfego específico pela VPN. Isto é útil, já que alguns aplicativos ou sites têm problemas com VPNs – por exemplo, o Microsoft Office 365 ou alguma outra página aleatória.
O Surfshark permite que você trabalhe de duas maneiras. Você pode permitir que um aplicativo no seu dispositivo ignore completamente o serviço VPN ou adicionar alguns URLs (endereços) ao Whitelister e acessá-los diretamente.
TIsto é o que o Surfshark chama de ofuscação de servidor. É outra opção a ser usada se ainda houver sites que você precise acessar, mas por algum motivo tenha que bloquear o tráfego VPN de forma específica. A ofuscação do tráfego é aplicada à sua conexão para que ela pareça mais com o tráfego normal da internet, em vez do tráfego da VPN.
Para algumas pessoas que estão em áreas altamente restritivas, como a China, a operação regular da VPN pode não ser suficiente para contornar controles extremamente rígidos criados para bloquear serviços. É aqui que o Modo Sem Fronteiras do Surfshark entra. Basta pressionar um botão e deixar o aplicativo fazer o trabalho por você.
Como outro serviço de valor agregado, o Surfshark oferece a opção CleanWeb para bloquear anúncios e rastreadores, deixando a experiência de navegação na Web mais clean (perdoe o trocadilho). No geral, achei uma experiência um pouco confusa, pois eu preferia deixar meu software de segurança padrão lidar com isso.
Do Que Não Gostamos No Surfshark
1. Suporte Duvidoso Ao Cliente
Primeiramente, apesar desse título, o Surfshark oferece suporte rápido e de primeira linha através de seu bate-papo online no site. Eles também respondem rapidamente aos e-mails de assistência. No entanto, descobri que, em alguns casos, suas respostas pareceram um pouco questionáveis em termos de precisão.
Como exemplo disso, um de seus representantes de suporte ao cliente me disse que o IKEv2 era a configuração de conexão padrão ao instalar o aplicativo para Windows, mas isso não parecia estar correto. Não estou dizendo que o atendimento ao cliente seja ruim, mas apenas um pouco questionável às vezes (uma dúvida razoável, talvez)?
2. Presença Fraca Nas Mídias Sociais
Diferentemente da maioria dos provedores de serviços VPN que têm grande alcance nas redes sociais, a conta do Surfshark no Twitter não exibe quase nenhuma atividade. Da mesma forma, sua página no Facebook raramente recebe atualizações, e ambos os canais parecem ter apenas um punhado de seguidores.
Embora não seja algo que manche a imagem da empresa ou dos seus serviços, isso levanta algumas dúvidas sobre o que deveria ser um serviço com engajamento com seu consumidor. Certamente, eles têm mais pessoas interessadas em suas atividades, pelo menos seus clientes mais ativos.
3. Permite P2P em Todos Os Servidores
Depois do streaming do Netflix, meu principal interesse é o P2P. Eu sou viciado por torrents e, embora o Surfshark afirme dar suporte ao uso de torrent na maioria de seus servidores, eu descobri que as velocidades dos torrents costumam ficar bem ruins com o Surfshark ativado.
Eu tive que usar o recurso de whitelisting para driblar a conexão com o Surfshark e obter velocidades decentes para meu cliente de torrent.
Conclusão: O Surfshark é Demais!
Agora você conhece todos os altos e baixos que tive com o Surfshark, e devo concluir que é realmente um serviço muito bom. Atualmente, estou no plano de dois anos, e essa tem sido minha VPN principal nos últimos meses (com algumas interrupções para testar outros serviços).
As principais conclusões que eu gostaria de destacar novamente são as velocidades muito consistentes que obtive usando o serviço, seus preços fantásticos e, finalmente, o streaming consistente do Netflix. Alguns de vocês podem ter outras necessidades, mas acredito que, em termos de desempenho básico e privacidade, o Surfshark atinge muito bem o necessário.
Surfshark
Velocidade
Muito Boa
Segurança & Privacidade
A partir de
R$ 14Mensais
- • Fica nas Ilhas Virgens Britânicas
- • Presente em + de 61 Países
Divulgação Publicitária