Como Começar Um Negócio Online (+ 6 Dicas De Negócios Para Iniciantes)

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Por        •   October 27, 2020      Divulgação Publicitária

 

Se você está pensando em começar um negócio online, eu tenho uma boa notícia: você está no site certo. Neste artigo, nós vamos analisar as melhores práticas para manter o seu negócio firme e forte e mostrar os passos que você precisa seguir para tornar o seu negócio legítimo. Enquanto você estiver aqui, também poderá conhecer algumas ideias de negócio sugeridas por nós.

 

 

Usando a internet para tocar o seu negócio

 

A criação da internet é, sem dúvidas, uma das melhores coisas que já nos aconteceram. Ela mudou a maneira como vivemos, desde a nossa forma de locomoção (Google Maps x mapas tradicionais + sair por aí pedindo informação) até o modo como procuramos indicações (avaliações online x boca a boca). Ela também tornou muito mais fácil administrar um negócio online.

 

Com internet em alta velocidade disponível em grande parte do mundo, nós estamos livres para gerenciar nossos negócios no conforto de nossas casas. Até mesmo, tomando caipirinha em uma praia paradisíaca (se houver Wi-Fi disponível, é claro).

 

Uma das grandes belezas de um negócio online é que o seu mercado não fica limitado ao seu país. Sonhe alto! Com o poder da internet, você pode vender produtos em escala global.

 

 

Por que a maioria dos negócios vai para o buraco

 

As coisas nunca são tão simples quanto parecem. Mesmo com as conveniências e os benefícios que a internet nos proporciona, você vai encontrar muita gente que não consegue ter sucesso ao construir um negócio digital. Isso ocorre porque a maioria das pessoas não sabe criar, oferecer e vender seus produtos no ambiente digital.

 

Montar um e-commerce para o seu produto recém-lançado, sem ter um plano e apenas esperando que ele se venda sozinho, é uma viagem sem volta para o fracasso.

 

 

Melhores práticas e dicas para negócios online

 

Neste artigo, vamos abordar algumas coisas que você terá de fazer para garantir o sucesso do seu negócio. Vai saber! Com persistência e um pouquinho de sorte, você pode acertar em cheio e tornar o seu negócio o próximo unicórnio no mundo das startups!

 

Seja você um veterano nesse ramo ou um empreendedor jovem e visionário, nós acreditamos que você achará nossas dicas úteis, então salve esta página em seus favoritos para tê-la como referência futuramente.

 

Se você quiser receber mais atualizações e dicas para o seu negócio, inscreva-se em nossa newsletter.

 

Ok, vamos parar com a autopromoção e seguir com o nosso artigo!

 

 

Como Começar Um Negócio Online

 

Passo 1: Ofereça Soluções Para Problemas Existentes

 

Problemas são oportunidades. Alguns problemas podem não passar de um obstáculo simples para alguém, enquanto outros podem ser um verdadeiro estorvo. Quando você identifica um problema e cria um produto ou um serviço para resolvê-lo, você está oferecendo uma solução que o mercado já precisa. Essa é uma forma poderosa de aumentar as suas chances de criar um negócio de sucesso.

 

Mesmo se o seu foco não for solucionar problemas específicos, identificar as dificuldades dos seus clientes pode ajudar o seu negócio. Você pode consertar problemas que você não sabia que tinha, motivando os clientes a visitarem o seu site.

 

Como você pode fazer isso:

 

  • Visitando fóruns relacionados ao seu produto ou serviço.
    Ao entender os motivos de reclamações e da insatisfação do seu público, você está coletando informações valiosas sobre o que eles procuram. Dois fóruns que você pode visitar são o Reddit e o Bizwarriors. Você também pode aproveitar o Facebook para entrar em grupos dentro do seu nicho de mercado. Você terá muitos insights acessando esses grupos.
  • Visitando o Quora
    O Quora pode ser um recurso valioso para você coletar alguns insights. O Quora é uma plataforma com mais de 200 milhões de visitantes únicos mensalmente, todos procurando por soluções para seus problemas.
  • Realizando pesquisas com palavras-chave
    Pesquisas com palavras-chave ajudam você a entender os termos que os usuários procuram em mecanismos de busca. Priorize algumas expressões que as pessoas têm consultado e que não geram muita competição. Isso revela as soluções que o seu público procura.
  • Analisando a concorrência
    Visite os sites dos seus concorrentes para ver o que eles estão fazendo direito. Você pode avaliar quais soluções eles oferecem ao mercado. Partindo dessa análise, você pode “inovar”. (Deixando claro, quando eu digo “inovar”, eu quero dizer copiar e melhorar).

 

 

Passo 2: Escreva Para Vender

 

Escrever bem é uma das melhores maneiras de aumentar suas vendas. Aprenda as técnicas básicas em um texto publicitário ou contrate um bom redator (lembre-se que escrever bem não é sinônimo de escrever bem. São habilidades totalmente diferentes).

 

Um bom redator é aquele que sabe colocar um link no local correto. Sabe escrever títulos atraentes, que, mesmo sendo curtos, chamam a atenção do público e guiam os clientes até a finalização do pedido. De forma inteligente, eles oferecerão mais produtos após a conclusão da venda, tudo de forma natural e confortável.

 

Aqui estão algumas dicas para você escrever de forma convincente:

 

  • Mantenha seus títulos curtos e agradáveis
  • Escreva para o público digital. O usuário de internet perde facilmente o foco, então a criatividade é importante
  • Não use palavras difíceis nem escreva de forma complicada
  • Escreva com um propósito
  • Siga a jornada do cliente. Já foi comprovado que ela funciona!

 

Se você quiser aprender essas técnicas de redação, leia nosso artigo sobre como escrever conteúdo para sites.

 

 

Passo 3: Crie Um Site Com Uma Interface Agradável

 

Quando alguém cair de paraquedas no seu site, você terá menos de 5 segundos para causar uma boa impressão. Um site com visual amador não inspira confiança nas pessoas, e uma vez que elas dão “tchau”, pode ter certeza que esse “tchau” é para sempre.

 

Preste atenção na interface do usuário (UI) e na experiência do usuário (UX).

 

  • A interface do seu site é fácil de ser navegada pelos usuários?
  • As suas páginas respondem rápido o bastante?
  • É fácil ler os textos com o fundo que você escolheu?
  • Qual é a sua proposta de valor?
  • Acessar o seu site oferece aos seus clientes uma experiência agradável?
  • É fácil comprar coisas no seu site?

 

Imagine o seu site como uma loja física. Você não gostaria de comprar algo em uma loja que pareça fachada para uma biqueira, certo? Confira este artigo para criar uma loja que faça seus clientes ficarem loucos para comprar.

 

 

Passo 4: Torne-se Um Especialista Na Sua Área

 

Essa dica se aplica a negócios online e offline. Note que, quando você está comprando algo, você tende a fechar a compra com o vendedor que pareça ter mais conhecimento do produto.

 

Esse conceito também se aplica a negócios online.

 

Quando você transmite conhecimento, com autoridade e segurança, as pessoas tendem a depositar maior confiança em você. Como resultado, eles vão comprar o que você recomenda.

 

Você nem precisa saber tudo sobre o seu produto. Você só precisa saber mais que os seus clientes e ser capaz de explicar os benefícios da compra do produto. Produza conteúdo com valor agregado e dê dicas de graça (como fazemos neste artigo). Mas sempre compartilhe um link para o seu site, assim as pessoas vão saber de onde vem o conteúdo.

 

Você pode:

 

  • Escrever artigos (baseados nas palavras-chave que você pesquisou).
  • Produzir vídeos (se você não curte escrever).
  • Responder questões no Quora.
  • Escrever no Medium.
  • Participar de fóruns relevantes.

 

 

Passo 5: Aproveite O E-mail Marketing

 

Não subestime o poder do e-mail marketing. Quando alguém fornece o endereço de e-mail para você, está basicamente abrindo uma linha direta de comunicação.

 

Você não precisará se preocupar com anúncios publicitários, nem ficar matutando se a sua oferta ficará perdida em um oceano de anúncios em mídias sociais.

 

Quando seus clientes oferecem o e-mail para você, isso significa que você já ofereceu algo em que eles estão interessados, e por isso eles estão depositando confiança em você. Isso faz muita diferença na hora de oferecer novos produtos para eles!

 

Portanto, divulgue sua newsletter em seu site e incentive os clientes a assinar. Você só tem a ganhar aproveitando a opção do e-mail marketing.

 

Se você precisa de mais dicas sobre e-mail marketing, confira estes artigos. Siga nossa dicas religiosamente para se tornar um especialista em e-mail marketing em pouco tempo!

 

 

Passo 6: Venda Mais Para Seus Clientes Fidelizados

 

Fazer a primeira venda para um visitante é provavelmente a parte mais difícil do processo de vendas. Assim que você tiver dado aos seus clientes um bom motivo para fechar negócio, 36% deles estarão dispostos a comprar novamente de você.

 

Sugira produtos ou serviços que complementem a primeira compra. Crie programas de fidelidade ou códigos de descontos que eles possam usar em compras futuras. Ofereça um desconto de agradecimento tão logo eles fechem uma compra.

 

Ofereça recompensas a todo instante, e eles serão seus clientes de longa data.

 

 

Bônus: Dicas De Negócios Para Iniciantes

 

Chegou a hora de listar algumas ideias de negócios em que podemos nos aventurar sem muito esforço.

 

1. Comece um site de marketing de afiliados

 

Não torça o nariz para o marketing de afiliados. Segundo o Awin.com, a indústria de sites de marketing de afiliados deve movimentar aproximadamente 6.8 bilhões de dólares em 2020, e tem crescido 10% ao ano.

 

Visite fóruns do seu nicho de mercado, analise os problemas dos usuários no Quora e no Reddit e pesquise palavras-chave. Lembre-se, você quer resolver problemas já existentes.

 

Assim que você tiver estabelecido os problemas que pretende resolver, será a hora de criar conteúdo. Escreva guias e manuais. Forneça informações relevantes, ofereça ao seu público boas razões para visitar o seu site. Escreva para vender, inspirando-se na jornada de compra.

 

Nota

Você pode se inscrever como produtor de conteúdo em redes de afiliados como a Shareasale. Procure por produtos de qualidade ou marcas com as quais você queira filiar a sua marca.

 

Se você for criar conteúdo, terá também que montar um site. Leve em conta as técnicas de UI e UX e crie um site profissional, que proporcione uma boa navegação aos usuários.

 

Você também vai precisar divulgar o seu site, caso contrário, ninguém vai saber que ele existe. Escreva artigos como convidado em outras páginas, assim você vai conseguir backlinks para o seu site. Participe de fóruns e responda perguntas no Quora. Afirme-se como um expert em sua área.

 

Você também deve criar uma página de inscrição para o seu newsletter, para praticar e-mail marketing. Lembre-se que, quando as pessoas compartilham seus e-mails, oferecem um contato direto para você. Então, não deixe de usar o email marketing para levá-las novamente ao seu site.

 

Não se esqueça que o upselling é a chave para manter o seu negócio no azul. Salpique o seu conteúdo com links internos relacionados a outros tópicos. Desse jeito, você consegue aumentar o tempo de navegação em seu site. Quanto maior o tempo gasto em seu site, maior a probabilidade de você realizar uma venda.

 

Você também pode tentar gerar leads. É basicamente o mesmo que marketing de afiliados, mas você vai coletar leads de marcas. Priorize operadoras de cartão de crédito, bancos e fintechs, e contate as marcas envolvidas para discutir um valor por inscrição (pay per sign up).

 

Se você deseja ter sucesso com o seu site, há muitas coisas que você precisa ter em mente, mas uma que eu não posso deixar de mencionar é: tenha certeza que o seu servidor é RÁPIDO, ou você não terá muitos visitantes.

 

Nós fizemos uma pesquisa e montamos uma lista dos serviços de hospedagem mais rápidos, disponível aqui.

 

 

2. Crie um blog

 

Embora um blog e um site sejam similares, eles certamente não são a mesma coisa. Um site tem conteúdo estático, basicamente, já um blog está sempre sendo atualizado e, geralmente, tem uma pegada mais pessoal.

 

Embora as pessoas possam ser atraídas pelo conteúdo de um site, elas também podem ser atraídas pela personalidade do blogueiro.

 

Assim que o seu blog tiver uma quantidade grande de visitas, você poderá monetizá-lo com a venda de espaços para anúncios e posts patrocinados, serviços de consultoria e, até mesmo, programas de afiliados.

 

Aliás, há alguns blogueiros que conseguiram transformar seus blogs em negócios bem-sucedidos na internet, apesar de pequenos.

 

Tim Ferris dispensa apresentações com seu famoso blog mantido com 4 horas semanais de trabalho, enquanto Amy Song domina o mercado de moda.

 

Uma das minhas plataformas preferidas para criar um blog é o WordPress, um construtor de sites simples de usar e perfeito para blogueiros. Se você se interessa por esse assunto, talvez queira dar uma olhada neste artigo.

 

Lembre-se, forneça soluções para problemas reais, escreva para vender, crie um site com interface agradável, torne-se um especialista em sua área, tire vantagem do e-mail marketing e foco no UPSELL!

 

 

3. Inicie um negócio de e-commerce

 

Com lojas virtuais como a Amazon ganhando mais popularidade dia após dia, qualquer um pode se aproveitar da fama deles e vender produtos online nessas plataformas.

 

Mas, se você deseja criar uma marca duradoura, uma marca de sucesso, talvez você precise criar seu próprio canal de e-commerce.

 

Não me leve a mal, não há nada de errado em vender produtos pela Amazon (até as grandes marcas vendem). Leve em consideração, apenas, que com sua nova marca, você estará competindo com centenas, ou mesmo milhares de pessoas vendendo produtos similares nessas plataformas.

 

Ao criar sua própria loja, você pode customizá-la e posicionar sua marca de um jeito que se destaque em relação à concorrência. Uma das melhores formas de começar é usando o Shopify.

 

Essa plataforma foi feita para o e-commerce, é fácil de usar e tem diversas ferramentas de marketing!

 

Você também pode experimentar o dropshipping. É um modelo de negócio muito popular, atualmente, já que não inclui muitos custos. Os produtos ficam armazenados pelo seu fornecedor e são enviados somente quando você faz uma venda. Apenas tome cuidado ao escolher os fornecedores, pois um serviço ruim pode afetar a sua marca.

 

Você vai ter que investir em marketing, não tem jeito. Você tem que tornar os seus produtos visíveis para as pessoas. Lembre-se das nossas 6 melhores práticas. Assim, o seu negócio terá uma chance maior de permanecer em pé ao longo do tempo.

 

 

4. Monte uma agência de design

 

Sempre haverá demanda por arte digital. Embora existam programas gratuitos por aí, as pessoas preferem pagar por profissionais que façam o trabalho artístico para elas. Afinal, elas sabem que é o artista que faz o trabalho, não as ferramentas.

 

Você pode se tornar um especialista no design de logos, páginas na internet ou até mesmo aprofundar os estudos em design gráfico em geral.

 

Construa um nome para a sua marca dando dicas de design em fóruns como o Quora ou para os seus seguidores em redes sociais. Não se preocupe em divulgar suas habilidades ou mostrar seus segredos de graça.

 

Com o YouTube, as pessoas podem aprender qualquer coisa facilmente, mas elas ainda preferem pagar um profissional para obter um resultado profissional.

 

Lembre-se: ao oferecer valor, você terá mais valor em retorno!

 

 

5. Monte uma produtora de conteúdo

 

A demanda por produção de imagem e vídeo está em alta graças ao aumento da publicidade em mídias sociais. É um negócio interessante, envolvente e, o mais importante, gera muitas conversões.

 

Você pode iniciar uma produtora com foco em produção/edição de imagens ou vídeos, ou apenas focada em criar produtos digitais como planos de fundo para celular.

 

Você também pode vender os seus serviços para agências de publicidade, enviar vídeos para plataformas como Shutterstock e Blackbox ou inscrever-se em iniciativas como o Samsung’s developer program, em que você pode começar a desenvolver temas para a linha Galaxy.

 

E claro, o melhor de tudo, você pode escalar o seu negócio contratando freelancers! Se você encontrar um freelancer que dá conta do recado, deve mantê-lo por um bom tempo em seu negócio. Contar com freelancers confiáveis não é uma tarefa fácil, então valorize o que você encontrar.

 

 

6. Crie um programa de educação à distância

 

Tutoriais online estão na moda, hoje em dia. Eles são baratos, informativos e oferecem um bom valor agregado para clientes e criadores. E o melhor: você cria o programa apenas uma vez, e a partir daí passa a ter uma renda passiva!

 

Crie um negócio que gire em torno de programas de e-learning. Produza informações e tutoriais com detalhes valiosos, faça o upload do conteúdo em uma plataforma como a Udemy e você terá um produto que não expira nunca!

 

 

Considerações Finais

 

Vamos recapitular o que podemos fazer para garantir que o seu pequeno negócio prospere como um peixe-espada saltando majestosamente da água (isso fica melhor em câmera-lenta).

 

  1. Ofereça soluções para problemas existentes
    Descubra quais são as dores do seu cliente e tente resolvê-las.
  2. Escreva para vender
    Ninguém gosta de ler, então certifique-se que o seu conteúdo seja feito para VENDER!
  3. Crie um site com aparência profissional
    Não importa se você está vendendo uma batata ou uma bolsa de grife, você precisa garantir que sua loja tenha uma boa aparência.
  4. Torne-se um especialista na sua área
    Entregue valor aos seus clientes demonstrando conhecimento, e eles serão seus clientes para a vida.
  5. Aproveite o-email marketing
    Essa é uma linha direta com os seus clientes. Tire vantagem disso, mas trate todos com respeito.
  6. Venda para seus clientes fidelizados
    Se eles compraram de você antes, eles vão comprar de você novamente. Você só precisa dar um motivo para eles comprarem.

 

Aí está. 6 passos que vão manter o seu negócio virtual no azul. Garanta que você gravou tudo na memória ou escolha aquilo que faz mais sentido para você. Um dia, no auge do sucesso, você vai olhar para trás e agradecer ao Google por ter encontrado este querido artigo.

 

Enfim, se você tiver qualquer dúvida que gostaria de tirar com a gente, envie uma mensagem ou mande um e-mail. Nós prometemos que vamos responder assim que for possível. Agora, vá em frente e mostre ao mundo do que um pequeno empreendedor é capaz.