O conteúdo do Bitcatcha é patrocinado pelos leitores. Quando você compra algo pelos links em nosso site, nós recebemos uma comissão. Saiba mais

5 Melhores Servidores De Hospedagem Para Minecraft (Classificação!)

Não é nenhuma surpresa saber que muitas pessoas gostam de configurar o seu próprio servidor no Minecraft. E não teria como ser diferente, né? Minecraft é um jogo popular e dinâmico.

Você pode jogar Minecraft de diversas maneiras com os seus amigos, mas a maneira mais versátil é usando um servidor específico.

minecraft hosting

Os 5 Melhores Servidores De Minecraft

  1. Hostinger BR
  2. Shockbyte
  1. BisectHosting
  2. GGServers
  3. Apex Hosting
hostinger minecraft server hosting brazil

Não faltam razões para a Hostinger ser o nosso provedor preferido para esse tipo de serviço. A primeira e mais importante: é extremamente raro encontrar um provedor que ofereça planos especialmente criados para Minecraft.

Os planos de hospedagem para Minecraft são construídos em servidores VPS, o que significa que você vai ter recursos dedicados para hospedar o jogo. A estrutura do plano também foi desenvolvida em torno do conceito do jogo, oferecendo um mínimo de 2GB de memória, configuração instantânea do servidor e suporte técnico, caso você precise.

Configurando o seu servidor Minecraft com a Hostinger

Confira nosso vídeo no YouTube sobre configurar servidores Minecraft com a Hostinger.

A Hostinger é um dos nossos provedores favoritos!

Leia a nossa análise detalhada sobre a Hostinger para descobrir o porquê!

shockbyte

A Shockbyte é uma companhia australiana que é especializada em alugar servidores para jogos. Os principais jogos: Minecraft, ARK – Survival Evolved e Rust, e eles planejam hospedar mais.

Os planos da Shockbyte são muito focados e você pode escolher aquele que for melhor de acordo com as suas necessidades. Com extensa experiência em Minecraft, eles oferecem poderosos recursos, tornando a empresa uma boa opção para hospedagem especializada nesse jogo.

BisectHosting

O BisectHosting é um nome popular devido às hospedagens para Minecraft, mesmo oferecendo tudo que é tipo de serviço relacionado a internet. Devido ao amplo escopo dos planos que eles oferecem, o Bisect é mais simples no que diz respeito ao Minecraft, suportando a versão Java ou o Bedrock.

Um forte diferencial é que todos os planos de hospedagem Minecraft da Bisect têm armazenamento SSD ilimitado, mesmo no plano mais barato. Obviamente, isso está sujeito à política de uso, o que significa que você pode usá-lo, mas não abusar muito.

GGServers

O GGServers é uma companhia canadense de hospedagem na web, também especializada em servidores para games. Os servidores são destinados para uma grande gama de jogos, incluindo o Minecraft – são mais de meio milhão para isso, atualmente.

Eles oferecem servidores para jogos com alto desempenho e têm uma boa variedade de data centers em todo o mundo entre os quais escolher – são 9 ao todo. Os planos variam de acordo com os recursos fornecidos, começando com uma RAM básica de 1GB com suporte para 12 jogadores.

Apex Hosting

A Apex Hosting é uma empresa focada apenas em Minecraft, com 15 servidores localizados em diferentes lugares do mundo. Os planos dessa empresa começam com apenas 1GB de RAM, mas todos eles acompanham um subdomínio customizável.

Eles são conhecidos pelo amplo suporte para Minecraft por meio de um painel de controle fácil de usar, tutoriais em vídeo e a capacidade de configurar servidores em apenas 5 minutinhos. Se você tiver problemas, eles estarão disponíveis pelo chat e em um sistema de tickets.

O Que É Minecraft?

minecraft hosting

Pense no Minecraft como uma versão remixada de um clássico pop dos anos 90. Uma vez, cheguei a ler até que era um Lego Virtual, o que mostra a grande fama do jogo ao ser comparado com a marca Lego!

Os gráficos simplistas combinados com uma jogabilidade básica permitem muita inovação. Esses fatores têm levado a popularidade do jogo a crescer dia após dia.

Graças aos fãs que ajudam o jogo com feedbacks, o Minecraft conseguiu uma expansão em praticamente todas as plataformas digitais, desde PC até dispositivos móveis. Hoje em dia, o Minecraft está em tudo que você possa imaginar e tem diversas opções de modos de jogo graças aos fãs e aos desenvolvedores do game.

Modo Multiplayer No Minecraft

Embora o Minecraft possa ser jogado no modo single player, uma das principais atrações do jogo é o modo multiplayer. Essa opção permite que usuários possam interagir entre eles, o que oferece diversos cenários dentro do ambiente do jogo.

Por exemplo, eles podem fazer parte de uma guerra, participar de missões em equipe ou ficar bem de boa em seus terreninhos virtuais. No modo multiplayer, temos quatro opções principais:

  • Jogando em Rede Local (LAN) Uma rede local (LAN) conecta um grupo de computadores em um espaço menor (mais localizado). Por exemplo, vincular alguns computadores numa sala é considerado uma LAN.
  • Minecraft Realms O conceito de Realms foi criado pelos designers do Minecraft para permitir que os jogadores possam hospedar os jogos de forma rápida. O serviço funciona com uma assinatura, além do custo do Minecraft.
  • Tela Divida Isso é apenas para consoles e permite que até quatro usuários joguem Minecraft juntos, lado a lado, usando uma única tela.
  • Servidor Online Sem dúvidas, este é o mais interessante de todos porque envolve a configuração inteira, desde o rascunho até a finalização, de um servidor para hospedar jogos do Minecraft. Geralmente, o usuário aluga um espaço no servidor de uma empresa de hospedagem.

Requisitos Mínimos Para Um Servidor De Minecrafts

Você já deve saber, mas a hospedagem para jogos é complicada porque eles exigem mais recursos do que a maioria das aplicações web. Felizmente, o Minecraft não é um grande consumidor de recursos em servidores web, apenas precisam de algumas especificações básicas.

Mesmo assim, temos algumas considerações básicas do Minecraft – um simples Vanilla, como eles dizem. Para essas instalações e um grupo de 10 pessoas, você pode sobreviver tranquilamente com o mínimo necessário da sua hospedagem VPS.

Vamos analisar os prováveis ​​requisitos para uma hospedagem Vanilla de Minecraft em números:

Requisitos mínimos
  • 1GB RAM
  • 1 CPU Core

Requisitos recomendados
  • 2GB RAM
  • 2 CPU Core

O espaço de armazenamento não importa muito nesse contexto, então vamos ignorar isso desde que o sistema de armazenamento seja em SSD.

Se você tiver mais bala na agulha e levar a sério o lance da hospedagem para Minecraft, você pode escolher opções que suportam grupos superiores a 50 pessoas. Você também pode considerar outras possibilidades, como o uso de mods, mas se prepare que os requisitos também serão superiores.

Nesses casos, eu recomendaria um plano VPS como o Plano Minecraft Village da Hostinger. Ele conta com 3GB de RAM a partir de R$ 64,75 por mês. Como você pode ver, quanto mais jogadores você quiser hospedar, maior o custo que você deverá ter.

Benefícios De Ter Um Servidor Próprio De Minecraft

Já que chegou até aqui, você deve estar agora pensando por que deveria esquentar a cabeça procurando por um servidor para jogar Minecraft?

Embora eu não ache estranho você pensar isso, há alguns aspectos muito positivos na contratação de uma hospedagem para Minecraft. Vamos dar uma olhadinha em alguns deles:

  1. Liberdade para escolher qualquer mod Se você já jogou um jogo e ficou frustrado porque a versão não tem determinados mods ativados, meus amigos… Esses plugins podem até estar disponíveis, mas totalmente fora do seu alcance. Ao hospedar seu próprio servidor de Minecraft, você pode escolher livremente o que quiser e instalar sem nenhuma dor de cabeça.
  2. Construindo uma comunidade Humanos são criaturas sociais, mas, por mais que seja divertido estar com os amigos, nem sempre o tempo permite. Felizmente, o mundo digital reduz a distância, e o Minecraft é um ótimo game para criar uma comunidade, seja com seus amigos ou com novas pessoas. Você pode criar o seu mundo, digamos assim.
  3. Minha casa, minhas regras Com provedores que oferecem suporte ao grande público, as regras geralmente são criadas para obter um grande sentimento de benefício para a maior parte dos usuários. Se você tiver seu próprio servidor de Minecraft, vai precisar se preocupar apenas com as regras que possam afetar o seu grupo. Melhor ainda, será do seu jeitinho!
  4. Uma poderosa ferramenta de aprendizagem Se você é um professor, pode ficar impressionado com a utilização do Minecraft como um excelente recurso para o ensino. Crianças e jovens podem participar de experiências sociais através do game, que auxilia em aspectos do comportamento e na tomada de decisão. O ambiente é muito intuitivo, encorajando os jogadores a construir e a explorar o mundo dentro do game. A lista de benefícios vai longe, então seja criativo e não pense na hospedagem de Minecraft como “só mais um joguinho” e, sim, como mais uma forma de aprendizado para você e para outras pessoas do seu grupo. Lógico, isso tudo com muita diversão.
  5. Monetização Hospedar o Minecraft pode sair bem caro a longo prazo, especialmente se você estiver hospedando muitos jogadores. O custo dos servidores de hospedagem é considerável, mas o Minecraft ainda está sob licença da Microsoft, que entende que há custos que precisam ser cobertos. Devido aos altos custos, a Microsoft fez algumas concessões, abrindo novas portas para que você possa compensar os custos enquanto joga o game. Você pode gerar receita com a utilização dos seus servidores por meio de propaganda ou lojas virtuais em seus ambientes. Além dessas, há muitas outras formas de tirar uma graninha.

O Que Procurar Em Um Servidor De Minecraft?

Minecraft hosting

Como muitos outros aplicativos, o Minecraft exige do hardware e da infraestrutura. Para desfrutar de uma experiência suave durante o jogo, você precisa estar ciente de alguns detalhes financeiros e técnicos.

Embora a maioria dos detalhes façam parte de qualquer hospedagem na web, alguns serviços trabalharam duro para oferecer mais recursos em planos especiais para hospedar Minecraft em seus servidores. Recursos específicos que vão além de qualquer hospedagem convencional.

Você vai precisar de hardware e largura de banda para o seu servidor de Minecraft. A menos que você tenha um data center, ou seja, alugue um espaço num servidor de uma empresa como a Hostinger.

Para garantir que o seu servidor de Minecraft funcione sem nenhum problema, temos algumas coisas que você precisa levar em consideração durante a escolha de um provedor. São elas:

1. Processador

A maioria das aplicações na web precisa de tempo de processamento para rodar, mas a coisa fica mais séria quando estamos falando de jogos. No cenário atual, o tempo de processamento é calculado em ciclos (em MHz ou GHz).

Na hospedagem web, os servidores são equipados com diversos e poderosos processadores. Quem define o quanto de tempo de processamento você vai ter é o seu plano. Com a hospedagem compartilhada, o tempo do processador é dividido entre as contas, enquanto os planos de hospedagem em nuvem ou VPS oferecem aos usuários o uso exclusivo de determinados recursos.

2. Memória

O armazenamento em RAM é rápido e volátil, sendo utilizado para executar processos. Quando uma solicitação é feita no seu servidor, ele carrega todos os dados na memória para um processamento mais rápido e eficaz. Se você tiver menos memória do que as especificações pedem, será necessário que os servidores troquem os dados dentro e fora da RAM com mais frequência. Quando isso acontece, você tem menos performance.

Novamente, assim como o tempo do processador, as hospedagens compartilhadas trabalham com muita memória que é compartilhada com múltiplas contas. Os planos de serviços em nuvem ou VPS fornecem mémoria de acordo com o seu uso. A quantidade exata de memória varia com o plano escolhido e esta informação pode ser encontrada nos detalhes de cada plano.

3. Espaço E Tipo De Armazenamento

O Minecraft não é um game pesado. Mas, se você estiver executando um servidor de Minecraft, ter um SSD ajudará a melhorar o desempenho. Você terá muito mais velocidade, então analise todas as possibilidades disponíveis no mercado.

Alguns provedores oferecem servidores com software para SSD (como o sistema operacional e o software do servidor), enquanto guardam os seus dados em modo convencional. Lembre-se, esse modelo é totalmente diferente de serviços que armazenam tudo em SSD.

4. Localização Do Servidor

Sem dúvidas, este tópico é o mais crítico para servidores de Minecraft. A localização do servidor a ser escolhido é super importante e faz toda a diferença. Um provedor que tem servidores muito longe de onde estão os jogadores leva a uma alta latência (o famoso lag).

Se você estiver hospedando jogadores do mundo todo, infelizmente não tem muito o que fazer. Caso os jogadores estejam num local específico (região ou país), vale a pena você fechar com servidores que estejam perto da localização dos jogadores. Desta maneira, você diminui o lag e tem uma experiência melhor ao jogar.

Nota

Você pode usar a nossa ferramenta de teste de velocidade para servidores. Agora ficou fácil verificar se determinado servidor é rápido!

5. Suporte Especializado Para Jogadores De Minecraft

Como mencionamos anteriormente, alguns provedores oferecem planos especiais direcionados aos jogadores de Minecraft. É muito importante ter esse serviço específico, pois geralmente eles têm suporte adicional, o que pode não ser facilmente encontrado em outros provedores.

Esse tipo de suporte é essencial durante instalações e configurações do servidor. Entre em contato com a empresa de hospedagem para saber mais sobre os tipos de assistências. É melhor fazer isso antes de fechar o plano, hein!

6. Evite Planos Extremamente Baratos De Hospedagem Para Minecraft

Existem muitas empresas de hospedagem por aí que oferecem taxas mais baixas do que as recomendadas aqui. Porém, recomendo cautela ao considerar esses planos. Muitos deles oferecem serviços com menos recursos, e você sabe como isso é, não é mesmo? Você terá grandes chances de ser impactado negativamente enquanto joga.

Conclusão: Para Os Fãs De Carteirinha De Minecraft

HostRAMN° de jogadoresPreço /mês
Hostinger
2GB
70
R$ 44,75
Shockbyte
1GB
20
R$ 12,50
BisectHosting
1GB
12
R$ 14,95

Como vocês viram conosco, hospedar um servidor de Minecraft não é tão complicado assim. Na verdade, a beleza disso é que, uma vez que você esteja no controle, poderá decidir o nível de complexidade do seu mundo no Minecraft.

Não importa se isso significa um servidor massivo hospedando milhares de jogadores ou algo mais básico para amigos interagirem, a decisão final é sua. O custo não é um fator muito decisivo, já que os preços estão na mesma faixa. Se for, vimos que é possível ganhar dinheiro com o game e recuperar os gastos.

Hospedar o seu próprio servidor para jogar Minecraft é um trabalho de amor, ainda mais para os fãs de carteirinha. Se você ainda não souber ao certo se um servidor é uma boa ou não, converse com o pessoal da Hostinger (eles oferecem planos e suporte específicos para Minecraft) para avaliar o que eles podem oferecer de vantagens para você.

(Voltar ao início)