O conteúdo do Bitcatcha é patrocinado pelos leitores. Quando você compra algo pelos links em nosso site, nós recebemos uma comissão. Saiba mais

Tudo que Você Precisa Saber Sobre o Nosso Teste de Velocidade (e por que Você Precisa Usá-lo!)

Avatar
WRITTEN BY
UPDATED
September 24, 2021

 

Última Atualização 19/4/21

Uma ótima notícia! Nossa equipe acaba de lançar uma importante atualização para o tão amado teste de velocidade do Bitcatcha. Agora, além de medir a velocidade do servidor, nossa ferramenta também mede a velocidade do site! Leia o artigo para entender como isso funciona.

 

Nosso teste de velocidade de sites pode ajudar a aumentar as suas vendas e as conversões do seu negócio online.

 

Se estiver interessado em saber como isso funciona, então siga a leitura. Falaremos detalhadamente sobre tudo o que você precisa saber a respeito do nosso verificador de velocidade de sites e porque ele é essencial para o seu negócio.

 

 

Na internet, é a velocidade que manda

 

speed is the king

 

Um homem sábio certa vez disse que a paciência é uma virtude, mas, na realidade, ninguém gosta de esperar. Seja na fila do caixa, esperando até o sinal abrir, ou mesmo no elevador, as pessoas simplesmente não gostam de esperar.

 

Isso fica ainda mais evidente na internet, onde as pessoas estão tão acostumadas a velocidades extremas que 3 segundos parecem tempo demais para esperar até que um site carregue.

 

Isso soa totalmente ridículo, mas não deixa de ser verdade.

 

Segundo o Think with Google, a probabilidade de os usuários deixarem um site chega a 32% se ele demorar entre 1 e 3 segundos para carregar no celular, e esse índice fica ainda mais absurdo a cada segundo adicional.

 

probability of bounce

 

Essa informação é fundamental porque, se você tiver um negócio online, perderá basicamente 32% dos seus visitantes antes mesmo de ter a oportunidade de convertê-los em clientes!

 

E isso não é tudo, meus amigos.

 

O Google já anunciou que o Core Web Vitals em breve fará parte de seus critérios de classificação e, dos 3 Web Vitals (Largest Contentful Paint, First Input Delay, Cumulative Layout Shift), os 2 primeiros dependem muito da velocidade.

 

Isso significa que, se o seu site for muito lento na hora de carregar, isso proporcionará uma experiência ruim aos usuários. Com uma experiência ruim dos usuários, o Google deixará de priorizar o ranqueamento do seu site, o que significa que as chances de as pessoas verem seu site diminuirão. Você já viu onde queremos chegar, certo?

 

Site lento

Pior ranqueamento no Google

Site sem visibilidade

Site com vendas zeradas

 

Se você deseja aumentar suas vendas e conversões, seu site precisa carregar o mais rapidamente possível. Nós mostraremos como, exatamente, você pode fazer isso.

 

 

Como Avaliamos a Velocidade de um Site

 

how bitcatcha measure website speed

 

Muitas pessoas não sabem disso, mas a velocidade de um site é dividida, na verdade, em 2 categorias:velocidade do servidor e velocidade de carregamento do site. Elas podem parecer a mesma coisa, mas certamente não são.
 

Explicando a velocidade do servidor

 

A velocidade do servidor, que está relacionada ao serviço de hospedagem web, pode ser considerada o coração do seu site. A rapidez com a qual o seu site faz qualquer coisa depende da velocidade do seu serviço de hospedagem web.

 

Pense nisso como um automóvel. Quanto melhor for o motor, mais rápido será o carro. Nós medimos a velocidade do servidor pelo tempo que o servidor leva (em milissegundos) para responder às solicitações.

 

A velocidade de carregamento do site é baseada no design da página, clareza do código, cache, plugins e conteúdo de mídia. Tudo isso ajuda, certamente, na velocidade de carregamento do site, mas se o seu servidor for lento, todo o resto ficará lento também.

 

Novamente, pense nisso como um automóvel. Você pode fazer um upgrade da sua transmissão, acrescentar um turbocharger e trocar os aros por outros mais leves para aumentar o desempenho. No entanto, se o motor for lento e fraco, nada disso irá ajudar.

 

Portanto, o seu host e o talento envolvido no código do seu site trabalham lado a lado para torná-lo mais rápido e ágil, mas, se o servidor for lento, não haverá otimização de código capaz de salvar o seu site.

 

Explicando o Core Web Vitals

 

O Core Web Vitals reúne 3 métricas diferentes que o Google usa para determinar o desempenho do seu site: Largest Contentful Paint, First Input Delay, e Cumulative Layout Shift.

 

  • Largest Contentful Paint (LCP)
    LCP é uma medida do quão rapidamente o maior elemento visível em seu site é carregado para o visitante. Pode ser tanto um bloco de texto quanto uma imagem. Por exemplo, se você tem uma imagem grande em seu site, o LCP mede a rapidez, em segundos, com que a imagem é carregada. Para uma boa experiência do usuário, o ideal é que o LCP esteja abaixo de 2,5 segundos.

  • First Input Delay (FID)
    Você sabe o quanto é irritante quando as coisas começam a aparecer em um site, mas não adianta nada clicar em algo antes que tudo carregue totalmente? O FID mede exatamente isso, em milissegundos. Mais especificamente, ele mede o delay entre a primeira interação do usuário com a página e o momento em que o navegador responde. O ideal é que os sites tenham um FID abaixo de 100 ms.

  • Cumulative Layout Shift (CLS)
    Todos nós já tivemos a experiência de clicar em algo enquanto o site estava carregando, para então descobrir que o layout mudou no último segundo e acabamos clicando em um anúncio. O CLS mede a estabilidade dos elementos visuais de um site, para que sejamos levados a clicar em links indesejados.

 

Se o seu site satisfizer os 3 requisitos do Web Vital, aumentarão as chances de um bom ranqueamento do seu site nas pesquisas do Google!
 

 

O que Exatamente a Nossa Ferramenta Mede e por que

 

bitcatcha website speed test measurements

 

O teste de velocidade do Bitcatcha mede 3 elementos:

 

  1. Tempo de Resposta do Servidor
  2. Largest Contentful Paint
  3. Total Blocking Time

 

Métrica #1: Tempo de Resposta do Servidor

 

Quando você digita uma URL em nosso verificador de velocidade de sites, ele executa um ping em seu site a partir de 10 nodes distribuídos pelo mundo, para medir quanto tempo leva até o seu servidor responder a essas solicitações. Isso simula 10 pessoas diferentes de todo o mundo acessando o seu site ao mesmo tempo.

 

O resultado final é a média mundial de velocidade do seu servidor, em milissegundos.

 

Métrica #2: Largest Contentful Paint

 

Nós medimos o LCP porque sabemos que o Google prioriza uma boa experiência do usuário para seu ranqueamento, e a lentidão no carregamento não é considerada exatamente uma boa experiência do usuário.

 

Para medir o LCP, o Lighthouse verifica quanto tempo leva para carregar o maior elemento visível em seu site (em segundos) e, então, classifica esse tempo. Isso é feito automaticamente por meio da API do Lighthouse, a qual incorporamos à nossa ferramenta de teste de velocidade de sites.

 

Métrica #3: Total Blocking Time

 

O TBT mede o tempo total estimado durante o qual o seu navegador permanece bloqueado enquanto um site é carregado. Pense nisso – carregar imagens, texto, JavaScripts e tudo mais, consome sua CPU, o que impede que o seu navegador execute mais tarefas.

 

Ao estimar a quantidade de tempo de bloqueio do seu navegador enquanto ele carrega algo, o Lighthouse pode medir a qualidade da experiência do usuário. Resumindo, quanto menos tempo o seu navegador permanecer bloqueado, melhor será a experiência do usuário.

 

Ao melhorar a sua pontuação de TBT, seu navegador se tornará mais responsivo, o que naturalmente leva a uma pontuação FID melhorada!

 

Nós medimos o TBT, em vez do FID, porque o FID requer dados reais do usuário, os quais não podem ser simulados. Como o TBT é um dado de laboratório que pode ser simulado, e levando em conta que pontuações boas de TBT naturalmente indicam um bom FID, optamos por este critério de medição.

 

Por que não medimos o CLS

 

Queremos que o nosso teste de velocidade seja especialmente voltado a medir a velocidade de um site, o que envolve tempos de resposta do servidor, LCP e TBT. Dessa forma, nossos usuários podem diagnosticar com maior precisão qual é parte de seu site que está levando a um gargalo na velocidade de carregamento – a hospedagem web ou o código do site.

 

Como o CLS mede a estabilidade dos elementos visuais, isto não tem nada a ver com velocidade. Portanto, optamos por deixá-lo de fora da nossa ferramenta de verificação de velocidade.

 

 

O que Significa a Nota do seu Site

 

bitcatcha website speed test explains lcp tbt server speed

 

Agora que já explicamos como a nossa ferramenta funciona e o que ela faz, você provavelmente gostaria de saber o que significa a nota do seu site. Após digitar sua URL e dar Enter, você verá a pontuação final do seu site, que pode variar entre A+ e E.

 

the grade and its description on bitcatcha server speed test report

 

Se o seu site apresentar uma nota igual ou acima de B+, de forma consistente, então só o que nos cabe é dar os parabéns – você tem um site muito rápido! No entanto, se você estiver obtendo resultados piores que isso, então precisará pensar em uma otimização.

 

Como obter uma Pontuação Final A+

 

Nós combinamos os resultados do nosso teste de velocidade com os números das métricas do Web Vital para obter uma porcentagem. Os resultados percentuais médios dessas 3 métricas são calculados para fornecer uma Pontuação Final, que é classificada da seguinte forma:

 

  • A+ entre 91% – 100%
  • A entre 81% – 90%
  • B+ entre 71% – 80%
  • B entre 61% – 70%
  • C+ entre 51% – 60%
  • C entre 41% – 50%
  • D+ entre 31% – 40%
  • D entre 21% – 30%
  • E+ entre 11% – 20%
  • E entre 0% – 10%

 

Obviamente, você irá querer que sua Pontuação Final seja A+ para garantir que o seu site tem um desempenho excepcionalmente bom para os usuários e para aumentar suas chances de obter um ranqueamento decente nas pesquisas do Google. Na pior das hipóteses, você deve almejar não menos que um B.

 

Mas o que você pode fazer para melhorar seu desempenho?

 

Bem, se olhar com atenção, você verá que as métricas individuais são codificadas por cores.

 

performance are color coded for each metric in the speed test report

 

Uma pontuação boa aparecerá com a cor verde, uma moderada será amarela, e uma ruim ficará em vermelho. Para obter uma nota A+, você precisará que todas as três métricas apareçam em verde.

 

 

Sistema de classificação do Tempo de Resposta do Servidor

 

Como mencionamos anteriormente, assim que uma URL for inserida no verificador de velocidade, nossos 10 nodes pelo mundo farão ping no site e dirão quanto tempo ele demorou para responder a cada uma dessas solicitações, em milissegundos.

 

A partir dos números dessas 10 localidades, nós obtemos uma Média Global. Essa Média Global, então, é avaliada conforme o gráfico abaixo.

 

server speed is the average of all 10 locations tested

 

  • Uma velocidade do servidor abaixo de 180 ms é considerada: Boa (Verde)
  • 181 ms — 840 ms: Moderada (Amarelo)
  • 840 ms ou mais: Precisa Melhorar (Vermelho)

 

A classificação de velocidade Bitcatcha ideal para o seu servidor deve ser Boa (180 ms ou menos). As classificações obtidas com a nossa medição de velocidade do servidor fornecem uma referência muito boa sobre o desempenho do seu serviço de hospedagem web.

 

 

Avaliação do LCP e do TBT com a API do Lighthouse

 

bitcatcha uses lighthouse api to measure tbt and lcp

 

O Lighthouse (que é a ferramenta do Google para testar os Web Vitals, incorporado ao nosso teste de velocidade) mede o LCP em segundos.

 

Se o maior elemento do site for carregado em:

 

  • 2,5 segundos ou menos, então o LCP é considerado bom (Verde)
  • 2,5 — 4 segundos, é moderado (Amarelo)
  • 4 segundos ou mais indica a necessidade de melhorias (Vermelho)

 

O TBT mede o total de tempo que o seu navegador permanece bloqueado, em milissegundos:

 

  • 0 — 300 milissegundos é considerado rápido (Verde)
  • 300 — 600 milissegundos é moderado (Amarelo))
  • 600 milissegundos ou mais é ruim (Vermelho)

 

Então, qual a pontuação dos principais sites do mundo?

Não pudemos resistir a colocar os sites mais populares do mundo em nossa ferramenta de teste de velocidade de sites do Bitcatcha. Visite a nossa página de resultados dos 100 principais sites para conhecer o desempenho de cada um deles e compare com o seu site!

 

 

O que Você Pode Fazer para Melhorar seu Desempenho

 

bitcatcha explains how to improve website performance

 

Bom, existem impressionantes 27 combinações possíveis para os resultados do teste, e não podemos cobrir todas elas, então vamos nos concentrar no básico: como ficar no verde em cada métrica individual.

 

Como melhorar a Velocidade do Servidor

 

Esta é a parte mais simples possível. Se você está atingindo pontuações acima de 500 ms de forma consistente, pode ser uma boa ideia dar uma conferida em seu provedor de hospedagem web. Mudar para um provedor com um servidor mais rápido seria extremamente benéfico! Confira nossa lista com os provedores de hospedagem mais rápidos.

 

Como melhorar o Largest Contentful Paint (LCP)

 

Existem diversas coisas que você pode fazer para melhorar sua pontuação LCP. Vamos ser justos, no entanto, e avisar desde já que as coisas podem ficar um pouco mais técnicas a partir de agora, então aperte o cinto.

 

  • Melhorando a velocidade do servidor
    Ao mudar para um servidor mais rápido e de melhor desempenho, seu LCP também irá melhorar. Esta é uma das formas mais fáceis de melhorar o LCP.
  • Otimize seus ativos
    As pessoas normalmente usam as imagens em um site sem tratá-las antes. Às vezes, as imagens podem ser desnecessariamente grandes, causando lentidão e afetando o LCP. Otimize suas imagens com uma ferramenta online como o https://tinypng.com/. Isso reduz o tanto de kilobytes que precisam ser carregados, o que ajuda com o LCP.

  • Use uma CDN
    Usando uma Content Delivery Network (CDN), seus dados serão distribuídos em uma rede de servidores descentralizados. Quando alguém acessar o seu site, o conteúdo será carregado a partir da CDN mais próxima, o que irá melhorar drasticamente a velocidade de carregamento do site!
  • Armazene conteúdo em cache
    Se o seu site não exige que você altere imagens constantemente, mantenha elas armazenadas em cache. Isso pode evitar que os arquivos sejam recriados desnecessariamente, o que minimiza o uso de recursos, levando a tempos menores de carregamento. Isso pode ser feito com ferramentas de caching do servidor, como NGINX e Varnish.

 

Como melhorar o Total Blocking Time (TBT)

 

Aqui vão algumas coisas que você pode fazer para melhorar suas pontuações de TBT.

 

  • Remover JavaScript não utilizado
    JavaScript consome recursos ao ser executado. Se alguns scripts estão rodando desnecessariamente, você está apenas aumentando o tempo de bloqueio do seu navegador. Identifique scripts dos quais você não precisa e livre-se deles.

  • Reduza o excesso de bibliotecas JavaScript
    Alguns plugins e suas dependências usam muitas jQueries, o que pode consumir uma boa quantidade de recursos. Reduza isso para obter uma maior eficiência em termos de recursos.

  • Tire a prioridade do JavaScript não utilizado
    Ao deixar o Javascript não crítico para ser carregado posteriormente, você liberará recursos preciosos do seu navegador, o que o ajudará a renderizar o seu site mais rapidamente e irá melhorar suas pontuações de TBT.
  • Divida o código
    Dividir o seu código JavaScript em pedaços menores, que possam ser carregados em determinadas condições, permitirá uma modulação sob demanda. Basicamente, um módulo não será carregado, a menos que seja necessário. Isso pode ser feito se você estiver usando uma client-side framework como React, Angular, ou Vue.

 

A maneira mais simples de melhorar seu TBT é ter um site mais simples. O fator mais comum que puxa para baixo a classificação de TBT é uma biblioteca JavaScript inchada que, mesmo sem estar em uso, ainda carrega com o seu site.

 

Livrar-se disso e de qualquer elemento que atrase a velocidade de renderização do seu navegador costuma resultar em uma pontuação TBT melhor!

 

Web Vitals é um tópico vasto e não fará sentido para nós tentar cobrir tudo neste artigo. Se você estiver interessado em soluções mais avançadas para seus problemas com LCP e TBT, confira esta página. Nela, você terá uma ideia do que precisa fazer para melhorar sua pontuação!

 

Se você não souber fazer isso sozinho, avalie a possibilidade de contratar um especialista para aliviá-lo da dor de cabeça.

 

 

Resumindo: Uma Revisão Rápida

 

Aí está.

 

Cobrimos tudo o que você precisa saber sobre o nosso teste de velocidade de sites e explicamos como ele funciona. No caso de termos perdido a sua atenção em algum ponto no meio do caminho, faremos aqui um breve resumo.

 

Nosso teste de velocidade avalia 3 elementos específicos:

 

  1. Tempo de Resposta do Servidor
  2. Largest Contentful Paint
  3. Total Blocking Time

 

Essas métricas fornecem uma Pontuação Final que classifica seu site em uma escala de A+ a E. Você deve garantir que seu site obtenha pelo menos uma classificação B+. Caso contrário, terá uma queda em conversões/vendas e do ranqueamento em buscas do Google, devido à lentidão de carregamento do seu site.

 

Você pode melhorar sua Pontuação Final ao prestar atenção a essas 3 métricas. Faça ajustes e reparos até que as 3 métricas estejam no Verde, e você obterá a tão cobiçada nota A+!

 

Nosso teste de velocidade irá ajudá-lo a diagnosticar qual parte de seu site está causando lentidão, tornando mais fácil para você detectar o gargalo em vez de perder um tempo precioso testando cada item individualmente.

 

Ele também ajudará em relação aos requisitos do Core Web Vitals, o que aumenta as chances de ter seu site ranqueado no Google, levando a um acréscimo nas vendas!

 

Se você está perdido(a) sobre qual hospedagem web escolher, aproveite que nós pesquisamos qual o melhor provedor de hospedagem web , o que será uma mão na roda, seja você um(a) blogueiro(a), uma loja virtual ou um(a) profissional de consultoria.

 

 

Perguntas Frequentes

 

1. Por que a velocidade de um site é importante?

 

A velocidade do site pode ter um impacto direto nas conversões do seu site. Afinal, um site mais rápido oferece aos visitantes uma melhor experiência do usuário. Um site lento também pode afetar negativamente o seu ranqueamento nos motores de busca.

 

2. Por que o meu site está lento?

 

Existem diversos motivos pelos quais um site pode estar lento — um provedor de hospedagem ruim, um código que não está otimizado ou talvez seu site esteja muito pesado. Você pode usar nosso teste de velocidade gratuito para identificar onde está o problema.

 

3. Como faço para deixar meu site mais rápido?

 

Basta testar seu site com nosso teste de velocidade gratuito. Ele gera um relatório detalhado que mostra em qual métrica seu site está apresentando um baixo desempenho. A partir daí, você saberá quais áreas do seu site demandam uma maior atenção.

 

4. Qual é uma boa velocidade para um site?

 

Idealmente, você irá querer uma classificação verde em todas as 3 métricas do nosso teste. No mínimo, você precisa garantir que o tempo médio de resposta do seu site seja mais rápido do que 180 ms, o que pode ser obtido usando um provedor de hospedagem rápido.

 

5. Quais são os 10 locais incluídos no teste de velocidade do servidor?

 

Os 10 locais utilizados em nosso teste de velocidade de servidor incluem: EUA (Oeste), EUA (Leste), Londres, Cingapura, São Paulo, Mumbai, Sydney, Japão, Canadá e Alemanha.

 

6. Preciso instalar alguma coisa em meu site para fazer o teste?

 

De forma alguma! Você só precisa colar a URL do seu site em nossa ferramenta para executar o teste. Você receberá instantaneamente um relatório do desempenho do seu site.

 

7. O uso desta ferramenta pode melhorar diretamente o meu site?

 

Não, a nossa ferramenta apenas afere e informa o desempenho do seu site. No entanto, fornecemos sugestões sobre como você pode melhorar o desempenho do seu site em todas as métricas analisadas.