Resumindo

O Sync oferece aos usuários uma combinação impressionante de segurança sólida como pedra e variedade de opções de compartilhamento. Se você dá mais valor à privacidade que a ferramentas de produtividade, o Sync pode ser uma ótima opção, já que garante tranquilidade com um excelente custo-benefício. Saiba mais.

 

Avaliação Da Sync.com: 8 Prós E 5 Contras De Usar O Sync Cloud Storage

 

Lá nos anos 90, nós nos perguntávamos se um dia conseguiríamos encher os 30MB do HD do computador.

 

E conforme o tamanho dos arquivos foi crescendo e crescendo, mais esfomeados ficamos por GBs. Ou melhor, TBs.

 

Hoje, a maioria de nós não espera nada menos que uma solução de armazenagem barata, confiável e segura, que nos deixe acessar nossos dados quando quisermos. É aí que entra o provedor de armazenamento em nuvem.

 

Um deles, do qual você talvez já tenha ouvido falar, é o Sync.com.

 

 

Introdução ao Sync.com

 

Primeiramente, quem e o que é o Sync.com?

 

A história é assim: criado no Canadá, em 2011, por Thomas Savundia e seu time, o Sync queria criar soluções de armazenagem que colocassem a privacidade do usuário em primeiro lugar. Foram necessárias algumas rodadas de desenvolvimento para o Sync ficar da forma que seus usuários conhecem e amam hoje em dia. E já são são 750 mil usuários!

 

O Sync visa “Tornar fácil o acesso e o compartilhamento de arquivos de praticamente qualquer computador, celular ou dispositivo móvel – sem renunciar aos direitos de privacidade do usuário”.

 

Qualquer pessoa pode criar uma conta gratuita no Sync, mas eles também oferecem opções pagas para uso pessoal e empresarial, com espaço adicional de armazenamento e uma certa quantidade de usuários por conta. Traremos mais detalhes sobre isso daqui a pouco.

 

Nós ouvimos muitas coisas boas sobre o Sync e suas opções de segurança. Como sempre preferimos ver com os nossos próprios olhos, nós do Bitcatcha conferimos em primeira mão os prós e os contras do Sync.

 

Configurando o Sync

 

Então, começando pelo começo, como é instalar o Sync?

 

A resposta é: super simples. Você pode iniciar o processo aqui.

 

Cadastrar-se para obter seus primeiros 5GB exige poucos segundos e alguns detalhes simples.

 

Após o registro, você verá uma lista com os passos para configurar o Sync por completo (completando a lista, você destrava mais 1GB de espaço extra de armazenamento!)

 

sync guides to set up

 

A próxima etapa é baixar o aplicativo para desktop e a pasta do Sync correspondente. O que isso faz é, basicamente, criar um espaço onde você pode fazer backup de seus arquivos de forma fácil e começar a compartilhá-los. Tudo o que estiver na pasta Sync é salvo automaticamente.

 

O aplicativo para desktop ajuda você a acessar e a pesquisar arquivos na pasta do Sync em seu computador, bem como a pesquisar no ‘Data Vault’ (mais sobre isso em um instante). Você também tem acesso ao histórico de versões, à atividade dos arquivos e à recuperação de arquivos deletados.

 

Para adicionar arquivos à sua pasta do Sync, você só precisa arrastar e soltar. Você pode tratá-la como qualquer pasta do seu computador e trabalhar direto dela.

 

No entanto, não foi assim tão óbvio descobrir como acessar o cofre (Vault), já que não apareceu qualquer tipo de tutorial imediatamente após a instalação. As coisas são um pouco mais claras no painel de interface web, onde você verá algumas instruções:

 

sync guides to set up

 

CRIE UMA CONTA GRATUITA NO SYNC.COM

* Não é necessário cartão de crédito. Obtenha 5GB totalmente de graça!

 

(Voltar ao Início)

 

8 Coisas que nós gostamos no Sync.com

 

Uma vez instalado, nós seguimos em frente e mexemos bastante no Sync.

 

Então, o que nós realmente achamos dele? Para começar, aqui está tudo o que gostamos:

 

1. O Sync realmente respeita a sua privacidade

 

Esse conceito pode ser melhor apreciado com um pouco de contexto. Você sabia que a maioria dos aplicativos de armazenamento em nuvem, incluindo o Google Drive e o Dropbox, tem termos que permitem que os funcionários deles acessem, escaneiem e compartilhem qualquer arquivo seu armazenado nos servidores deles?

 

Preocupante, não?

 

Já o Sync planejou a ferramenta de tal forma que não há qualquer possibilidade que isso aconteça. Esse é possivelmente o diferencial mais divulgado por eles. E com razão!

 

Todos os arquivos carregados no Sync são protegidos de ponta a ponta com criptografia AES 256-bit. Isso significa que os dados são criptografados na fonte, e só o dono da conta, ou seja você, controla a chave de acesso.

 

Então, mesmo seus arquivos estando online, eles permanecem inacessíveis para outras pessoas, porque elas precisariam da sua chave para acessá-los.

 

Isso é conhecido como prova do conhecimento nulo. No entanto, o fato de o Sync.com não guardar as chaves de criptografia significa que você terá problemas se perder sua senha, já que o Sync não poderá resetá-la.

 

Mais do que isso, o Sync não permite acesso de outros programas. A maioria dos provedores de armazenamento em nuvem publicou uma API que permite a interação com outros aplicativos, mas o Sync não. Com certeza pode ser um ponto negativo para alguns usuários. Para a segurança, é uma grande vantagem.

 

Você provavelmente vai querer, também, usar autenticação de dois fatores, além de uma senha forte, validada por e-mail ou com o Google Authenticator.

 

sync good security setting

 

O que isso tudo significa? Basicamente, nada de anúncios suspeitos ou fornecimento de dados, nem vazamentos em massa. Suspiros de alívio por toda parte.

 

(Voltar ao Início)

 

2. Conformidade com políticas de privacidade de dados

 

Complementando o tópico anterior, existem outras razões pelas quais nós confiamos na política de privacidade do Sync. Ele está baseado no Canadá, que é conhecido por suas leis rígidas de privacidade.

 

Dessa forma, o Sync respeita completamente os padrões de privacidade global, como a RGPD, PIPEDA e muitas outras regulações. Você pode ler mais sobre isso aqui.

 

(Voltar ao Início)

 

3. É um drive local integrado com múltiplos pontos de acesso

 

Outra coisa que gostamos no Sync é como ele funciona bem com um drive local integrado.

 

O bom funcionamento dos backups automatizados significa que você pode ficar tranquilo, sabendo que seus arquivos estão salvos sem que você tome nenhuma medida complementar.

 

E os múltiplos pontos de acesso do Sync o tornam um drive ótimo para o dia a dia, e para qualquer estilo de vida ou trabalho.

 

  • Aplicativo Para Celular
    Disponível tanto no iOS quanto no Android, o aplicativo é atualizado com bastante frequência.
  • Painel na Web
    Permite que você acesse seus arquivos por meio de qualquer navegador de internet, sem a necessidade de downloads.

 

(Voltar ao Início)

 

4. O Vault (cofre) permite que você armazene seus dados fora da sua pasta no Sync

 

Outra coisa que gostamos bastante no Sync é a sua função de cofre de dados (data vault).

 

Quer saber do que se trata esse cofre misterioso?

 

Bem, é um local de armazenamento na nuvem, ultra-secreto. Diferentemente daquilo que está em sua pasta do Sync, os arquivos no Vault não são sincronizados automaticamente. De fato, é um espaço seguro que pode ser acessado pelas aplicações para web ou dispositivo móvel.

 

Isso o torna ideal para o backup de pastas ou arquivos importantes, que você não pode correr o risco de perder, ao contrário de arquivos que você pode atualizar regularmente. E é ótimo para liberar espaço!

 

Mover suas coisas para o vault é super simples: basta selecionar o arquivo, clicar em ‘Mover/Move’, e escolher a opção Vault.

 

sync secure cloud only storage

 

Os arquivos podem ser baixados facilmente da nuvem para seu computador, a qualquer momento.

 

(Voltar ao Início)

 

5. Restauração fácil de arquivos

 

É sempre um alento saber que, não só é feito um backup dos arquivos, mas você também pode acessar suas várias versões, mesmo as antigas.

 

Fez algo errado? Não se preocupe, o Sync permite que você recupere uma versão anterior do seu arquivo. Você pode acessar qualquer versão passada de qualquer arquivo.

 

Simplesmente selecione ‘…’ na parte de cima de seu arquivo e clique em ‘Histórico de Versões (Version History)’, o que levará você a esta tela:

 

sync easy file restore

 

O mesmo se aplica aos arquivos apagados:

 

  • Clientes na versão gratuita podem restaurar qualquer arquivo ou pasta dos últimos 30 dias.
  • Os clientes Pro e do plano empresarial podem restaurar qualquer arquivo ou pasta de impressionantes 365 dias.

 

Mais uma boa notícia: os arquivos deletados não contam em seu limite de armazenamento!

 

(Voltar ao Início)

 

6. Ótima alternativa para empresas

 

O Sync também oferece uma gama de funções que nós achamos particularmente úteis para os negócios.

 

Elas incluem limpeza remota de arquivos, bem como auditoria de arquivos roubados para toda e qualquer situação.

 

Também, rastreamento de alterações, estatísticas detalhadas e criação de versões de arquivos são ferramentas úteis quando estamos falando de dados manipulados por várias pessoas, para ajudar você a rastrear quem fez o que e quando.

 

Esse nível de controle é um diferencial importante para muita gente.

 

(Voltar ao Início)

 

7. Fácil compartilhamento de arquivos e pastas

 

Lembra quando falamos sobre as várias funções de armazenamento em nuvem?

 

Mesmo que seja necessário manter as coisas seguras, também é muito importante que uma plataforma de armazenamento em nuvem permita o compartilhamento fácil de arquivos entre pessoas e dispositivos.
 

O Sync não desaponta. Você pode:

 

  • Compartilhar arquivos de qualquer tamanho com não usuários do Sync.
  • Compartilhar links de acesso inclusive para quem não tem conta (no entanto, esses arquivos são somente para leitura).
  • Você também pode configurar o acesso em Pastas compartilhadas em grupo.
  • Configurar notificações para a atividade de links, para rastrear o compartilhamento.
  • A função “privacidade aprimorada” estende a prova de conhecimento nulo do Sync para arquivos compartilhados.

 

E o que nós mais amamos é o quanto você pode customizar e diversificar as permissões. Você pode desativar um link, criar uma senha ou estipular um limite de tempo, pasta por pasta.

 

sync allows customizing permission

 

O print acima é da versão gratuita (onde você só pode configurar uma senha de proteção), mas dá para pegar a ideia!

 

Tudo isso torna o Sync uma alternativa excelente para o compartilhamento de arquivos, bem melhor que anexos de e-mail.

 

(Voltar ao Início)

 

8. Dados de graça de forma exponencial

 

Essa é rápida: lembra que você tem 5GB de dados gratuitos? Bem, o Sync oferece um programa de indicações que permite que você aumente seu espaço de armazenamento em 1GB para cada indicação que você faz.

 

Sem limites! Então, se você não está disposto a pagar, pode certamente esticar seu espaço pessoal caso consiga algumas indicações.

 

Com isso em mente, nós consideramos o Sync uma das melhores opções para armazenamento em nuvem. Recomendamos muito que você experimente.

 

CONHEÇA TODOS OS RECURSOS EM SYNC.COM

* Armazene, compartilhe e acesse seus arquivos com segurança.

 

(Voltar ao Início)

 

O Que Nós Não Gostamos no Sync.com

 

Dito isso, nós identificamos algumas desvantagens na plataforma.

 

1. Apenas contratos anuais

 

Enquanto a maioria dos serviços de armazenamento em nuvem oferece planos mensais, nós percebemos que o Sync não oferece.

 

Você precisa desembolsar no mínimo R$ 245,00 (para o plano pessoal de 500GB) por ano.

 

Ok, você não irá à falência, e os preços são bem competitivos, especialmente se você optar pelos planos com mais espaço de armazenamento e levar em conta o que você está pagando por mês.

 

Mas não é a opção mais barata no mercado, e nós entendemos que o plano anual deles pode não ser a melhor alternativa para todo mundo, pensando em fluxo de caixa.

 

(Voltar ao Início)

 

2. Sem acesso a outros aplicativos

 

Como nós mencionamos, o nível de segurança que o Sync requer não permite a integração a outros aplicativos.

 

Isso pode ser um pouco irritante. Por exemplo, você não poderá pré-visualizar documentos, músicas, filmes ou mesmo fotos em seu navegador. Nops, você precisará baixar os arquivos antes.

 

Isso com certeza pode ser um empecilho para as necessidades de algumas pessoas em relação a serviços de armazenamento. Especialmente, digamos, se você estiver lidando com centenas de fotos de uma só vez, e todas tiverem nomeadas com números genéricos.

 

(Voltar ao Início)

 

3. Suporte limitado

 

Apesar de termos lido muitas coisas boas sobre a qualidade do suporte, as alternativas são um pouco limitadas.

 

Todas as solicitações precisam ser enviadas por e-mail. Nada de telefone ou chat online 24/7, o que pode ser um problema, caso ocorra um contratempo que requeira respostas imediatas.

 

(Voltar ao Início)

 

4. A sincronização pode ser lenta

 

Levando em conta que a criptografia precisa ser feita de ponta a ponta, nós lemos alguns comentários sobre velocidades lentas para enviar e baixar arquivos. Então, pode não ser uma opção tão boa para usuários que precisam navegar muito rapidamente pelos arquivos.

 

A velocidade máxima do Sync é de 40 Mbps, sem incluir a criptografia. O site deles menciona que, apesar de a criptografia atrasar o processo, isso não é perceptível em arquivos mais leves, mas pode deixar mais lentas as transferências de arquivos muito pesados.

 

É claro, também, que isso varia muito conforme a velocidade da sua conexão de internet. Nós, particularmente, não nos incomodamos com o tempo que levou para mover arquivos e pastas.

 

(Voltar ao Início)

 

5. Sem suporte para Linux

 

Atualmente, não há aplicação do Sync para Linux. Entretanto, você pode acessar o Sync.com pelo Linux usando um navegador que seja compatível.

 

(Voltar ao Início)

 

Planos e preços do Sync

 

Você pode escolher entre os planos Empresarial e Pessoal do Sync:

 

Plano pessoal

 

Sync Starter
Personal Pro
Personal Pro+

Preço/mês
R$ 0
R$ 20,40*
R$ 40*

Armazenamento
/usuário
5GB
500GB
2TB

Transferência de Dados
Limitado
Ilimitado
Ilimitado


* Preço referente a assinatura de 12 meses.

 

(Voltar ao Início)

 

Plano empresarial

 

Solo
Pro
Pro Advanced

Preço/mês
R$ 50*
R$ 25*
R$ 75*

Armazenamento
/usuário
3TB
1TB
10TB

Usuários Múltiplos
Não
Sim
Sim


* Preço referente a assinatura de 12 meses.

 

Apesar de os preços aparecerem divididos por mês, infelizmente, os planos só têm a opção de pagamento anual, como já mencionamos.

 

Todos eles vêm com garantia de reembolso em até 30 dias, então você pode ver qual atende às suas necessidades.

 

Os pagamentos podem ser feitos via cartão de crédito, PayPal ou Bitcoin. Uma boa notícia é que nós não encontramos nenhuma taxa escondida, e o Sync parece dar alguma flexibilidade para trocas posteriores de plano, caso você queira.

 

(Voltar ao Início)

 

Como o Sync.com se sai em comparação com seus concorrentes?

 

Ok, nós já mencionamos tudo o que amamos e odiamos no Sync.

 

Mas o mercado de armazenamento em nuvem é enorme. Há muitos competidores grandes por aí, disputando cabeça a cabeça em quesitos como preço, segurança e mais.

 

Vamos dar uma olhada rápida em dois líderes do mercado, para ver como o Sync se sai.

 

Sync VS pCloud

 

É sempre uma boa ideia comparar serviços de armazenagem em nuvem que estão no mesmo nicho. E como o Sync tem seu melhor desempenho no quesito privacidade, nós achamos que seria justo compará-lo a outro excelente serviço com prova de conhecimento nulo, o pCloud.

 

Então, como fica essa comparação?

 

  • Preço

    Os preços dos planos anuais do pCloud e do Sync são bem similares. Ambos oferecem uma opção de 500GB (PERFEITA para aqueles que simplesmente não precisam de 2TB).

     

    No pCloud, essa opção custa R$ 239,40. No Sync, R$249,95 (anualmente). PORÉM o pCloud tem a opção de pagamento mensal.

     

    Ok, você perderia um desconto de 20% por optar pelo pagamento anual, mas nós sabemos que muitas pessoas prefeririam pagamentos menores.

     

    O que nós mais amamos no pCloud, no entanto, é o plano vitalício deles.

     

    Nós ainda não entendemos se esse é um presente cheio de boas intenções para a humanidade, ou um jeito inteligente de conseguir uma vantagem competitiva. Tudo o que sabemos é que se pode economizar R$ 647 em 5 anos, pagando pelo plano vitalício Premium Plus 2TB.

     

    E as opções gratuitas? Bem, o pCloud te dá, para começar, 10GB de armazenamento grátis, em comparação com os 5GB do Sync. Porém, enquanto o espaço gratuito do Sync pode aumentar exponencialmente com o programa de indicações, o pCloud recompensa você em dólares pelo mesmo. Cabe a você decidir o que é melhor!

  •  

  • Privacidade

    O pCloud também foi criado tendo a privacidade em mente. No entanto!

     

    O pCloud cobra um valor extra pela prova de conhecimento nulo e pelo controle de versão estendido. O Sync.com oferece isso como padrão.

     

    Esse extra, no pCloud, chama-se pCloud Crypto e custa R$ 24,95 por mês. Você PODE, no entanto, optar por um único pagamento, vitalício, de R$ 625.

     

    Ambos os serviços usam AES 256 para proteção máxima. Mas o pCloud não tem a autenticação de dois fatores, o que exige a criação de uma senha mais forte.

  •  

  • Conveniência

    Aqui está um fato curioso, enquanto o Sync roda fora da pasta do Sync, o pCloud permite que você defina relações de sincronização personalizada por meio do seu painel de controle no desktop.
     

    Basicamente, isso permite que você conecte pastas locais com pastas em sua nuvem. É uma opção diferenciada. E certamente bem útil!

     

    Tanto o pCloud quanto o Sync são bem avançados em compartilhamento de arquivos e pastas. Ambos permitem, por exemplo, que você defina acessos com senha e datas de expiração. Mas o pCloud não permite limites de download nem notificações de atividade.

  •  

  • Pré-visualização de arquivos

    Aqui está uma vantagem incrível do pCloud: você tem a opção de visualizar os arquivos sem baixá-los.

     

    Documentos, fotos… você pode até mudar o tamanho das imagens e fazer apresentações de slide! Sem mencionar o stream de qualquer música ou vídeo fora de sua pasta Crypto, o que está fora de questão com o Sync.

  •  

  • Retenção de arquivos

    O Sync parece mesmo levar a melhor na retenção de versões de arquivos e arquivos deletados. Com o pCloud, versões de arquivos e arquivos deletados são retidos por apenas 15 dias (para usuários de planos gratuitos) ou 30 dias (usuários de planos pagos). Se você quiser aumentar o período de seu histórico de retenção para um ano, terá que bancar mais R$ 180.

 

(Voltar ao Início)

 

Sync VS Dropbox

 

O Dropbox é um nome familiar e, sem surpresas, um líder em serviços de armazenamento em nuvem.

 

O Sync ainda precisa percorrer alguns quilômetros para alcançar a mesma popularidade, mas como se sai em relação a outros fatores?

 

  • Preço

    O Dropbox também oferece métodos de pagamento mensais, em vez de um montante anual (cof, cof, Sync).

     

    No entanto, em geral, parece que eles cobram mais por armazenamento e têm muitos outros recursos adicionais pagos que, em nossa opinião… certamente não deveriam ser cobrados. O armazenamento gratuito, também, é de 2GB, em vez dos 5GB do Sync.

  •  

  • Velocidade de sincronização

    Aqui é onde o Dropbox realmente começa a brilhar. Eles certamente colocam a barra lá em cima, para outros serviços de nuvem, em termos de rapidez e suavidade de sincronização de dados entre dispositivos.

     

    Em parte, porque o Dropbox oferece transferência em blocos, o que ajuda a assegurar que as velocidades de sincronização sejam sempre rápidas.

     

    O Dropbox também é dotado de uma infraestrutura melhor, com múltiplos centros de dados, algo a que o Sync não tem acesso.

  •  

  • Produtividade

    O Dropbox oferece uma gama de ferramentas para o dia a dia. Como o Dropbox Paper, que permite que você registre ideias e textos na nuvem.

     

    Também a possibilidade de pré-visualizar arquivos no navegador e a edição de documentos do Microsoft Office.

     

    Sem deixar de mencionar, a barra de tarefas do Dropbox parece ser mais amigável para o usuário.

  •  

  • Privacidade

    Levando em conta a impressionante camada de segurança oferecida pelo Sync, nós certamente sabemos qual é o nosso favorito neste quesito.

     

    O Dropbox não oferece criptografia de ponta a ponta – os dados são descriptografados antes de ser alocados nos servidores deles.

     

    Além disso, os dados são armazenados nos Estados Unidos, conhecidos por lidar de forma suspeita com a privacidade dos usuários. Os arquivos do Sync, entretanto, são armazenados no Canadá, onde a privacidade é assunto sério.

     

    Seria demais lembrar que o Dropbox ainda está se recuperando do ataque de 2012, quando as senhas de 68 milhões de usuários foram roubadas?

  •  

  • Compartilhamento de arquivos

    O compartilhamento de arquivos no Dropbox permite a configuração de autorização para edição do conteúdo, enquanto o Sync oferece, basicamente, a opção de leitura.

     

    No entanto, a funcionalidade do Sync para customizar autorizações de arquivos e pastas supera as opções básicas oferecidas pelo Dropbox. Configurações de links de acesso e datas-limites estão disponíveis no Dropbox, mas apenas na opção mais cara do Dropbox Professional.

 

(Voltar ao Início)

 

Veredito: Nós recomendamos o Sync.com?

 

Considerando tudo, nós ficamos bem impressionados com tudo o que o Sync oferece.

 

Com a criptografia de ponta a ponta e a privacidade como fundamentos da marca, é certamente uma das melhores opções para segurança completa em armazenamento na nuvem.

 

É claro que, em termos de preço, o plano vitalício do pCloud é uma ótima opção. Se estiver disposto a pagar pelo pCloud Crypto, você terá uma opção comparável às melhores do mercado, mais a conveniência da pré-visualização de arquivos.

 

E em comparação com o Dropbox? Mesmo o Sync não tendo os mesmos penduricalhos e ferramentas de produtividade, nós ainda somos time Sync graças à sua segurança superior e ao compartilhamento de arquivos. Sempre vamos dar preferência à completa tranquilidade.

 

E nós também gostamos que o Sync permite que se pague somente pelo espaço necessário, sejam 500GB ou os estrondosos 10TB.

 

Adquira agora a segurança incomparável do Sync OU dê uma chance aos 6GB gratuitos para armazenamento. O que você está esperando?

 

Armazenamento na nuvem do Sync.com por R$ 20,40/mês

* Preço referente a assinatura de 12 meses.
** Criptografia AES de 256-bit, restauração de arquivos por 30 dias e mais.

 

(Voltar ao Início)

 

Sync.com

Armazenamento

Até 2TB

Avaliação Geral

A+

A partir de

R$ 20,40*

Mensais

VISITE Sync.com

  • * Segurança completa
  • • Preço para plano de 12 meses

Divulgação Publicitária