Resumindo

Minha impressão pessoal é que a Wix é a Mercedez dos criadores de site. Ela é sólida e vem cheia de recursos, além de ser dona da própria tecnologia. Em resumo, se você optar por usar a Wix, escolherá uma boa empresa, mas, se precisar mudar para outra marca, será uma dor de cabeça e custará mais a longo prazo. Saiba mais.

 

Avaliação Da Wix: Encontramos 7 Prós E 5 Contras!

 

Os criadores de sites já existem a um tempão. Os que têm idade suficiente se lembram que tudo começou com o Geocities lá nos anos 90, no período jurássico da internet.
 

Passando para os dias atuais, a capacidade dos criadores de site cresceu em meio a trancos e barrancos, a Wix entre eles. Fundada em 2006, a Wix cresceu e é uma das maiores empresas do ramo, ela tem mais de 110 milhões de usuários.
 

Com o passar dos anos, a Wix também continuou a aumentar seus recursos, eu mesmo me surpreendi ao revisitá-los recentemente. Neste artigo, vamos dar uma olhada mais de perto nas vantagens em usar a Wix como uma criadora rápida de sites.
 


 

Do que nós gostamos na Wix

 

1. Boa velocidade dos sites

 

A maioria das pessoas que procuram a Wix, muito provavelmente, estão interessadas na capacidade de criação rápida de site. Mas não adianta apenas criar um site de forma rápida, se ele for lerdo como uma lesma, todo o tempo economizado foi em vão, né? A velocidade é um fator muito importante。
 















EUA (O) EUA (L) Londres Cingapura
10 ms 26 ms 49 ms 186 ms














São Paulo Bangalore Sydney Japão
127 ms 312 ms 158 ms 125 ms

Velocidade média: 124,1 ms

 

Felizmente, os sites da Wix parecem ser rápidos, surpreendentemente. Meu site de teste se saiu muito bem, obtendo uma nota A+ no teste de velocidade da Bitcatcha. Mesmo assim, eu sou muito minucioso, então resolvi analisá-lo no WebPage Speed Test também.
 

Wix Speed Test - US

Teste de velocidade do servidor de Dallas

 

Wix Speed Test - Asia

Teste de velocidade do servidor em Cingapura

 

Se você prestar atenção nos resultados dos testes, perceberá que o site não obteve apenas um excelente tempo para o primeiro byte (TTFB), mas que também está devidamente otimizado por padrão. O cachê está aplicado no conteúdo estático e no conteúdo distribuído na rede.
 

Isso significa que hospedar um site com a Wix não deve ser um problema. Um TTFB rápido é importante e corrobora que os servidores da Wix têm um bom desempenho e se o site ficar atolado posteriormente, será provavelmente por alguma configuração errada que eu fiz. Não terá nada a ver com a capacidade de resposta dos servidores.
 

(Voltar ao Início)

 

2. Coleção gigantesca de templates

 

A maioria dos criadores de site que eu me deparei até hoje têm como recurso alguma forma de template disponível. Isso é útil não apenas para aqueles que não querem apenas evitar a luta de criar do zero, mas também como uma forma de inspiração para os que querem este desafio.
 

A Wix é extremamente generosa com seus templates, ela oferece mais de 500 opções para você escolher. Esse é um número gigantesco para qualquer padrão. Eu já me deparei com alguns criadores de site que oferecem uma quantidade tão pequena de templates que parece até piada.
 

Wix Templates
 

Eles têm uma ampla variedade de categorias para você escolher, do corporativo ao de viagens, passando por tudo que você possa imaginar. Sem dúvidas tem uma opção para todo mundo! Além de tudo, estes templates vêm com conteúdo pré-inserido, então você pode escolher partir daí ou simplesmente apagar tudo e começar de novo.
 

Para os interessados, eles têm templates para lojas online também, então você pode configurar seu e-commerce super rápido.
 

(Voltar ao Início)

 

3. Interface intuitiva de arrastar e soltar

 

Wix Main Editor
 

Agora chegamos ao coração da Wix, que é a interface de arrastar e soltar. Eu não vou me estender muito aqui, o ponto principal desse recurso é a facilidade no uso.
 

Alguns podem dizer que esta interface de arrastar e soltar da Wix não tem todo o poder que outros criadores têm, mas eu acho que a Wix é a mais bem balanceada. Ela mantém as coisas simples para quem está começando neste mundo, e ainda tem opções suficientes para transformar seu site em uma figura de destaque.
 

Mas, o que ainda mais me impressiona sobre editor da Wix é que ele tem um editor para mobile. Isso torna possível você editar seu site e pré-visualizar como ele será visto em dispositivos móveis. Pode ser gerenciado de forma completamente separada do editor principal, dessa maneira você pode realmente customizar a versão mobile sem ter que ficar apenas dependendo de um modelo responsivo.
 

Wix Mobile Site Editor
 

É lógico, se você entender de linguagem de programação e assim quiser, pode usar invés dos templates. Entretanto, os recursos para a programação estão sendo customizados ainda mais pela Wix. Está mirando mais nos desenvolvedores agora e está na fase Beta.
 

(Voltar ao Início)

 

4. Aumente os recursos do seu site com a Wix App Market

 

O motivo pelo qual não foquei muito na interface de arrastar e largar no tópico anterior é justamente pela Wix App Market. Invés de te dar alguns brinquedos para estender os recursos parciais no seu editor, a Wix tem um ecossistema inteiro, chamado de “Apps”.
 

Eles são como plugins que você pode usar para tarefas específicas no seu site da Wix. Por exemplo, você precisa de uma seção de blogues? Pronto, basta ativar e modificar algumas configurações. Caso está se perguntando quais áreas que estes apps cobrem, eu vou compartilhar algumas com vocês.
 

Wix App Market
 

  • ChatAo adicionar este app, você terá um chat online com os clientes em seu site. O que permite que você melhore o atendimento e leve as coisas para um novo nível.
  • FórumSe seu site for mais orientado por conteúdo ou você quiser abrir uma nova via para seus consumidores conversarem sobre seus produtos entre si, crie um fórum instantâneo. Não são necessários conhecimentos de linguagem de programação nem um banco de dados, basta habilitar o fórum.
  • EventosPara as empresas mais ativas, que têm muitos eventos, o app Wix Events te ajuda a criar e mostrar múltiplos eventos. Ele cuida de tudo, de ingressos a um sistema RSVP, para que você possa se preocupar apenas com o negócio principal da sua empresa.
  • eCommerceSe você tem algo para vender, use a Wix e venderá em um piscar de olhos. Tudo que você precisa é o aplicativo Online Store, que não apenas permite que você venda através do seu site, mas também em outras plataformas, como a Amazon e o Facebook!

 

VEJA TODOS OS RECURSOS NO SITE OFICIAL DA WIX

* O plano gratuito dura para sempre
** Conecte seu próprio domínio a partir de R$ 22,50

 

(Voltar ao Início)

 

5. Comercialize seu site com facilidade

 

Gerenciamento SEO é incluso
 

Se seu conteúdo é o corpo do seu site, o SEO é o sangue. Estas técnicas são necessárias se você quiser ser achado pelo Google (ou outros mecanismos de busca). O SEO te ajuda a “vender” seu site para os mecanismos de busca, os encorajando a colocar você no topo dos resultados das pesquisas.
 

Por padrão, a Wix te ajuda a fazer isso e tudo que você precisa fazer é dar um pouco de orientação. Por exemplo, falar mais sobre o que é o seu site e no que ele é focado, aí eles carregam o piano para você, tomando conta das partes difíceis. Ele faz isso deixando que você preencha as palavras chaves e outros metadados.
 

Depois que você ajudou a adicionar essas coisas aos cabeçalhos, fotos e outros elementos da sua página, o Google os escaneia cada vez que seus robôs passarem pelo seu site. O mais detalhados e precisos que seus metadados sejam, melhor seu site será ranqueado nas pesquisas.
 

Outro aspecto do SEO é o formato do URL (endereço), que o Google também considera para relevância. A Wix permite que você modifique o URL de cada página, para que melhor se encaixem no que você precisa que o Google encontre.
 

Eu sei que SEO assusta muita gente e que muitos acham que um SEO automatizado não traz tanto resultado assim, então você não precisa apenas acreditar nas minhas palavras, dê uma olhada no Wix SEO Wiz.
 

Crie posts em mídias sociais
 

Outra estratégia de marketing que você pode aproveitar com a Wix é usar as mídias sociais. A Wix fornece ferramentas que te ajudam a conteúdos em mídias sociais. É similar a um editor de fotos básico e não é terrivelmente extenso.
 

Entretanto, é bem útil, especialmente para quem quer fazer tudo em um só lugar, sem depender de vários programas e só se importa em manter seu site e mídia social. Para quem conhece o Canva, o da Wix é bem parecido.
 

Basicamente, tudo que você tem que fazer é escolher uma imagem e modificar o texto que vai com ela, assim, você pode compartilhar alguma coisa de forma rápida e bonita (ou peculiar) dependendo da sua audiência.
 

Use um e-mail de marketing
 

Wix Email Marketing
 

Talvez se adeque mais para sites de negócios, mas um e-mail de marketing é uma ferramenta que pode te ajudar a engajar seus consumidores. Invés de ficar apenas esperando que seus clientes te procurem, quando você cria uma lista de assinatura, pode enviar conteúdo direcionado a eles
 

Têm muitas ferramentas de e-mail de marketing no mercado, algumas boas e outras nem tanto, mas a inclusão de uma no aspecto da Wix é um golpe de mestre da parte deles. É especialmente útil para site de lojas pequenas terem a capacidade de integrar isso ao sistema que eles estão usando.
 

(Voltar ao Início)

 

6. Toneladas de recursos extras

 

Além da atividade principal, que é o criador de sites que ajuda as pessoas a desenvolver sites de forma rápida, a Wix foi mais longe. Ela criou um ecossistema inteiro de ferramentas e produtos visando ajudar as pessoas a criar um site de sucesso.
 

Fora o aplicativo, ela tem várias outras ferramentas internas que são ótimas para os donos de sites terem e usarem, e todas vêm no mesmo pacote.
 

HTTPS gratuitos
 

Para quem não sabe, o Google está fazendo a parte dele para uma internet mais segura encorajando os donos de sites as usarem SSL. Embora seja verdade que a maioria das hospedagens de sites hoje ofereçam isso de algum jeito, é bom ver que criadores de sites, como a Wix, estão começando a oferecer também.
 

HTTPS garante que as interações que os visitantes têm com seu site seja segura e pavimenta o caminho para mais coisas, como compras online, trocas de informações privadas e aí por diante. Sites que não são compatíveis com o HTTPS passarão a receber uma mensagem de advertência.
 

Os sites com HTTPS também obtêm uma classificação mais favorável nas pesquisas do Google.

 

Crie cotações para clientes
 

Wix Customer Quotations
 

Este é um recurso mais focado em sites de negócio, mas especialmente para pequenos negócios. A Wix tem uma ferramenta que permite que você crie cotações de seus serviços para seus clientes. A ferramenta está disponível completa com um template, tudo que você tem que fazer é adicionar um cliente, os termos e a validade da sua oferta.
 

Para falar a verdade, isso não era algo que eu esperava de um criador de sites, principalmente nos que oferecem uma conta gratuita. Não algo determinante para fechar o negócio, mas mostra como a Wix pensou bastante no processo de criação de sites e das necessidades dos clientes.

 

Tem até um criador de logos!
 

Novamente, é como na ferramenta de criação de cotações acima, mostra a consideração da Wix. Um logo, por mais simples que seja, é algo que praticamente todo site precisa. Então, por que não criar uma simples e completar um conjunto de recursos extras para o site?
 

Gostaria de parabenizar a Wix pela inclusão dessas duas ferramentas. De Verdade.

 

Pagamentos integrados
 

Outro item para a categoria de negócios, a Wix permite que os sites de e-commerce acessem alguns métodos de pagamento. As opções principais são limitadas, você pode usar o PayPal ou outra forma de pagamento manual, como dinheiro (alguma coisa parecida com um caixa eletrônico) ou até cheque.
 

Isso é o padrão, mas caso precise de mais opções, você pode aproveitar algum aplicativo da Wix market. Por exemplo, um desses aplicativos para pagamentos online permite que você aceite pagamentos com cartão de crédito também, que conta com lembretes de pagamento e faturamento.

 

Tarefas e lembretes
 

Wix Tasks and Reminders
 

Conforme você constrói seu site, aproveite a ferramenta de tarefas e lembretes da Wix, para que você sempre esteja por dentro do que você precisa fazer para completar seu site. Na verdade, eu acho isso útil até depois de criar o site, já que administro alguns sites.
 

Toda vez que você entra na sua conta, sua lista de tarefas e lembretes aparece, nela você pode adicionar novas coisas ou marcar as que você já fez.

 

Convide colaboradores
 

Hoje em dia a colaboração é muito importante, e a Wix permite que você convide pessoas para conversar com você em seu site. Isso pode ser útil de inúmeras formas. Por exemplo, se você for um desenvolvedor de site criando um site para algum cliente, você pode convidá-lo a dar uma olhada e comentar o que acha.
 

Se estiver trabalhando como copywriter, pode convidá-los a preencher os espaços que você deixou reservado para tal finalidade. Ou quem sabe, se fizer parte de um negócio e quiser um feedback de alguns colegas, este recurso pode funcionar de várias maneiras.

 

Respostas automáticas
 

Wix Automation
 

Se você mandou mensagens no Facebook recentemente, deve ter percebido que muitas empresas estão usando chatbots para responder as mensagens dos usuários. Alguns sites também oferecem isso na forma de serviços de chat online.
 

Com a Wix, você também tem a opção de “automatizar” seu site! Pode ser de várias maneiras. Por exemplo, se o visitante mandar um e-mail para seu site, você pode configurar a Wix para enviar uma confirmação ao visitante automaticamente.
 

Novamente, esse é outro ótimo recurso, que ajuda os negócios, para se terem.

 

OBTENHA UM SITE GRATUITO NA WIX

* O plano gratuito dura para sempre
** Conecte seu próprio domínio a partir de R$ 22,50

 

(Voltar ao Início)

 

7. Muita ajuda e suporte

 

Como sempre, o nível de suporte ao cliente é vital para qualquer serviço. Nisso, tenho que tirar meu chapéu para a Wix. Eu descobri que não importa o que eu esteja tentando fazer, sempre tem uma base de conhecimento para ajudar ou, às vezes, um tutorial em vídeo!
 

Não está limitado a questões técnicas, como por exemplo: “Como ativar o HTTPS”, mas também as coisas intangíveis, o que é impressionante. Existem vários vídeos da Wix de coisas que eu gosto de chamar de “valor agregado”, este vídeo abaixo sobre o SEO básico da Wix é um exemplo.

 

 

Pode até ser básico, mas tudo ajuda!

 

(Voltar ao Início)

 

O que nós não gostamos na Wix

 

1. Templates não intercambiáveis

 

Posso estar sendo um pouco chato aqui, mas eu me incomodo um pouco que você não possa transferir o conteúdo de um template para outro. Eu sei que a Wix é uma criadora de sites e não o PowerPoint, mas seria legal se eu pudesse ver como um conteúdo fica em um pano de fundo específico.
 

O ponto importante disso é que você tem que escolher seu template com cuidado! Se mudar de ideia depois, você terá que mudar manualmente todo o conteúdo que criou no template original!

 

(Voltar ao Início)

 

2. Plano gratuitos vem com propagandas da Wix

 

Este tópico pode provar que é verdade o que dizem: não há almoço grátis. Aqueles de vocês que escolheram o plano gratuito caíram em uma pegadinha. Os sites gratuitos hospedados na Wix são obrigados a carregar uma propaganda da Wix.
 

Não é nada muito desagradável, mas fica claro que o site é gratuito, uma vez que aparece bem no topo da página, acima até do seu cabeçalho.
 

Wix Branding

 

(Voltar ao Início)

 

3. Análise e rastreamento do site exigem um plano pago

 

Os donos de sites normalmente gostam de ver o desempenho do site, e a melhor maneira de fazer isso é utilizando o Google Analytics ou alguma ferramenta similar. Infelizmente, para usá-los na Wix você tem que migrar para um plano pago.
 

Isso não vem na versão gratuita e pode ser bem irritante, já que se trata de uma simples conexão Google API!

 

(Voltar ao Início)

 

4. Seu site não é transferível

 

Na minha opinião, esse é o ponto negativo mais preocupante em usar a Wix. Por mais que eu entenda que a Wix não queira que as pessoas exportem os sites criados com a tecnologia deles, tal medida gera um grande problema para muita gente.
 

Digamos que você é um dono de negócio e que, por um motivo qualquer, já esgotou toda a capacidade que a Wix pode oferecer. Para recriar seu site e transferi-lo da Wix você vai precisar colocar a mão no bolsa, e já te adianto, não vai sair tão barato!
 

Eu sei que não preciso soletrar para você, mas uma vez que você escolheu a Wix, está com eles até que a morte os separe.

 

(Voltar ao Início)

 

5. Planos premium são para um único site

 

Se você acha que pagar um plano premium da Wix lhe daria acesso a um número ilimitado de sites na Wix, pense novamente. Os recursos premium não são transferíveis, o que significa que você os compra para um site e só para um site!
 

Imagine que chateação seria, se tudo o que você queria era poder usar o Google Analytics? É outra coisa que não cai bem.
 

(Voltar ao Início)

 

Planos da Wix


 

eCommerce
Connect Domain

IDEAL PARA PEQUENOS NEGÓCIOS
MAIS BÁSICO

Largura de banda
Ilimitada
1GB

Armazenamento
20GB
500MB

Conecta seu domínio
Sim
Sim

Anúncio da Wix
Não
Sim

Aplicativo criador de formulários
Sim
Não

Aplicativo impulsionador de site
Sim
Não

Preço
R$ 82,50/mês
R$ 22,50/mês



 

Com cinco opções de planos fora o plano gratuito, não parece que a Wix é acessível para todo mundo. Mesmo que você seja uma grande empresa e precise de algo significante, eu sugiro que você passe um pente fino no plano mais completo antes de comprar.
 

O que eu não consigo entender é que com todas as ferramentas e recursos que a Wix oferece de graça, ela tenta precificar-se como uma empresa de hospedagem faz, pelo espaço de armazenamento, largura da banda e assim por diante.

 

(Voltar ao Início)

 

Conclusão: A Wix é uma boa compra?


 

Acho que quando você chegou neste tópico já ficou claro que eu acho a Wix uma boa criadora de sites. Ela assinala as caixas corretas nas suas funções primárias (o editor de site para mobile é um belo toque) e é possível criar um site de forma rápida.
 

Além de tudo isto, os recursos extras e as ferramentas de marketing geram um bom valor agregado. Isso é algo que permite que os donos de sites novos aumentem o alcance de seus sites, sem terem que lidar com muito conhecimento técnico ou recursos adicionais.
 

Entretanto, tem algumas ressalvas importantes com esse criador de sites que me impedem de recomendá-lo sem hesitar. Primeiro, o fato de você ficar preso a Wix, já que não pode mudar seu site é um empecilho. Isto tem efeitos a longo prazo e não é fácil para um novo (ou mesmo um veterano) dono de site avaliar.
 

O segundo ponto, por mais que eu tenha que admitir que seja bom ter todos estes recurso extras, você está assinando a Wix por preços exorbitantes. Veja por exemplo o plano mais barato, que custa R$ 22,50 por mês, esse preço é o que você pagaria por uma hospedagem na web com muito mais recursos do que a Wix oferece.
 

Quando você avalia os prós e contras, fica um pouco mais claro que a Wix vale a pena para curto prazo e se torna uma dor de cabeça ao longo prazo. Com certeza isto não importará para algumas pessoas, mas minha impressão é que se você estiver disposta a aprender um pouco mais sobre self-hosting para WordPress, por exemplo, você vai economizar mais da metade (e provavelmente mais) a longo prazo.

 

Recursos Principais

  • ✓ Ótima velocidade
  • ✓ Fontes de pesquisa
  • ✓ Ferramentas de SEO
  • ✓ Loja de aplicativos grande
  • ✓ Customização para mobile
  • ✓ Interface de arrastar e soltar

Recomendado Para

  • • Sites individuais
  • • Microempresários
  • • Lojas virtuais básicas
  • • Donos de sites pequenos


 

COMECE DE GRAÇA NO SITE OFICIAL DA WIX

* O plano gratuito dura para sempre
** Conecte seu próprio domínio a partir de R$ 22,50

 

(Voltar ao Início)

 

Wix

Templates Gratuitos

500++

Velocidade do site

Recursos em Destaque

OTIMIZADO
PARA
MOBILE
ARRASTE
E
SOLTE
OTIMIZADA
PARA
BUSCAS

Veja a lista completa de recursos

A partir de

R$22,50

Mensais

Visite Wix

  • • Criador intuitivo de arraste e solte.
  • • Escolha nº1 da Bitcatcha para criador de sites

Divulgação Publicitária