Melhores Extensões De VPN Para O Chrome Em 2020 (3 Pagas & 3 Gratuitas)

Avatar
Por        •   October 27, 2020      Divulgação Publicitária

 

Se você leu meu artigo introdutório sobre Redes Privadas Virtuais (VPNs), já deve saber que a maneira como elas funcionam é essencialmente simples.

 

O papel da VPN é criar uma conexão segura entre o seu dispositivo e as informações que você está tentando acessar, onde quer que estejam. Enquanto isso, a VPN também deve proteger essas informações com criptografia.

 

Parece simples, mas não é algo tão fácil de implementar. Os elementos principais de uma VPN: Segurança, Anonimato, Velocidade e Estabilidade – são vitais para a sua sobrevivência.

 

 

Por que usar uma extensão de VPN no Google Chrome?

 

Best VPN Extensions for Google Chrome

 

Mesmo ao ler todas as informações disponíveis sobre VPN e seus olhos saltarem da cara por causa dos preços que se vê por aí, alguns de vocês podem até se perguntar: “E se eu só quiser ficar anônimo e seguro enquanto navego na internet?”

 

É aí que entram os plug-ins ou extensões de navegador para VPN. Nesse caso, vamos falar sobre as extensões de VPN para o Google Chrome.

 

Pode-se falar qualquer coisa do Google Chrome, mas é um fato que eles acabaram com o monopólio da Microsoft com o internet Explorer (ou Edge, hoje em dia) e ultrapassaram rapidamente o Firefox para atingir a liderança como o navegador de internet mais popular da atualidade. Dependendo das estatísticas em que você confia, ele tem hoje entre 59.69% e 66.93% de participação de mercado.

 

Com uma base de usuários tão imponente, faz sentido que muitos desenvolvedores concentrem seus esforços nessa plataforma, e de fato o fizeram. Os principais provedores de serviços de VPN, como ExpressVPN e NordVPN têm extensões de VPN dedicadas para o Chrome, permitindo que você mantenha sua navegação segura, protegida e anônima.

 

 

As extensões de VPN são diferentes do modo anônimo do Chrome

 

No passado, o Chrome introduziu um modo de navegação anônima, com o qual os usuários podem abrir uma guia e navegar sem ter o histórico de navegação registrado. Isso significa que, enquanto você navega, o Chrome exclui seu histórico de navegação, e depois ele limpa os cookies acumulados durante a sessão quando você fecha a janela.

 

Isso é rudimentar e ineficaz.

 

Por quê? Durante uma sessão de navegação, as informações passam por mais do que apenas o seu navegador. Elas passam pelo seu roteador, pelo seu sistema operacional e podem até ser gravadas nos sites que você visita. Isto é o caso, principalmente, de quem usa serviços de streaming.

 

Chrome Incognito

 

Seu endereço IP também permanece aberto e disponível, o que significa que qualquer rastreamento pode chegar até você

 

 

Entenda As Limitações Das Extensões De VPN No Chrome

 

As extensões de VPN, no entanto, oferecem muitas semelhanças com os próprios aplicativos de VPN. De fato, algumas são tão parecidas que simplesmente ampliam os recursos dos principais aplicativos de VPN. Na maioria das vezes, elas visam oferecer maior comodidade e controle sobre sua experiência de navegação na web.

 

A coisa mais importante para você saber é que quase todas as extensões de VPN agem apenas como proxies. Isso significa que elas afetam apenas o tráfego que passa pelo próprio navegador. As únicas duas exceções a isso são os dispositivos em execução em sistemas operacionais Chrome ou as extensões que utilizam o Native Messaging.

 

Cabe informar que as exceções são raras; portanto, fique com um pé atrás com relação ao poder de QUALQUER VPN para navegadores.

 

1. Apenas Seu Tráfego No Chrome Está Segu

 

Embora as extensões de navegador ofereçam benefícios semelhantes aos de um software de VPN completo, há diferenças importantes. Por isso, as extensões de VPN costumam ser chamadas simplesmente de proxies.

 

Os benefícios de VPN oferecidos pelos proxies se aplicam apenas ao seu navegador, neste caso, o Chrome. Outros aplicativos no seu computador que fazem uso da sua rede não terão segurança no tráfego de dados.

 

Isso também se estende a outros navegadores que você pode usar às vezes. Por exemplo, se você tiver a extensão de proxy para o Chrome e iniciar o Microsoft Edge, o tráfego de dados no Edge não será protegido pela sua extensão do Chrome.

 

Aplicativos de VPN completos criptografam o tráfego de dados em todo o sistema. Isso significa que um único aplicativo protegerá o tráfego de dados de todas as partes do seu sistema: navegador, outros aplicativos e até mesmo do próprio sistema operacional.

 

2. Criptografia limitada

 

Deixe-me começar com uma declaração genérica: Atualmente, a maioria dos proxies (não apenas os proxies de VPN) utiliza apenas os protocolos SOCKS e HTTP / HTTPS.

 

Isso é algo importante de se observar em relação aos proxies de VPN 100% gratuitos. Percebi que, mesmo ao falarmos em extensões de VPN pagas, nem todos os servidores do país oferecem o protocolo HTTPS.

 

This is especially something to take note of for 100% free VPN proxies. I’ve noticed that even for paid VPN extension services, not all country servers offer the HTTPS protocol.

 

3. Suporte limitado

 

Infelizmente, isso é semelhante em todos os aspectos, a menos que você esteja usando um proxy fornecido como serviço de valor agregado por um provedor de serviços de VPN completo, como a ExpressVPN ou o TorGuard. Os usuários de extensões de VPN gratuitas geralmente precisam se contentar apenas com consultas às perguntas frequentes, fóruns comunitários ou suporte por e-mail (se tiverem sorte).

 

Esteja preparado para lidar com os problemas por conta própria, escolhendo esta opção.

 

 

Benefícios No Uso De Extensões De VPN

 

Embora existam diferenças, os proxies também têm usos específicos em alguns cenários.

 

  1. Uso Em Casos EspeciaisDevido à sua funcionalidade mais limitada, os proxies tendem a ser mais leves no uso de recursos do sistema. Por exemplo, se você estiver usando um Chromebook, você pode: a) não ter outra opção de navegador e b) precisar conservar os recursos do sistema.
  2. Controle Especializado De RiscosHá também o argumento de que os navegadores são um dos alvos mais comuns que os hackers buscam atacar. Todos os navegadores são propensos a riscos de segurança, a única diferença é no grau com que são atacados. Se você não deseja que uma VPN “completa” consuma recursos do sistema, pode defender seus dados e ocultar sua identidade com uma extensão proxy de VPN.
  3. Bloqueio de AnúnciosAlgumas extensões de VPN oferecem outros recursos, como bloqueio de anúncios, prevenção de rastreadores ou gerenciamento de cookies. Isso ajuda a remover o lixo da rede antes que ele chegue até você, mas também pode resultar em algumas páginas sendo carregadas com uma aparência estranha (às vezes).
  4. Impedindo Vazamento De WebRTCO Firefox e o Chrome têm uma vulnerabilidade de segurança que pode resultar no vazamento do seu endereço IP. Obviamente, isso pode ser superado com o uso de um aplicativo de VPN completo, mas alguns provedores de VPN agora incorporam a prevenção de vazamentos do WebRTC em suas extensões.

 

 

Como Escolhemos Uma VPN Para o Chrome?

 

Embora as extensões de VPN do Chrome sejam, antes de tudo, extensões de proxy, eu sinto que, se elas seguirem os princípios básicos e mais críticos nas VPNs, serão boas na maioria das vezes. A essência permanece a mesma: privacidade, segurança, e velocidade.

 

Se você não está convencido de que o processo de seleção é consistente e que qualquer extensão de VPN antiga funcionará, deixe-me compartilhar com você algo com que me deparei em outra ocasião: a Hoxx VPN. Ao ler a documentação deles, acabei me perguntando por que diabos alguém iria se inscrever no serviço, mesmo sendo uma conta gratuita

 

hoxx privacy policy

 

Essa VPN coleta informações de registros (logs), bloqueia portas SMTP, coleta informações pessoais, informações de dispositivos, emprega tecnologias de rastreamento, declara que seus usuários devem concordar com o compartilhamento de informações com órgãos policiais ou governos… e a lista continua.

 

Se você ficou tão chocado quanto eu, então sabe o quanto é importante escolher bem sua VPN. Sendo assim, vamos olhar para algumas das principais extensões de VPN para o Chrome.

 

 

Top 3 Extensões de VPN Pagas Para o Chrome

 

Embora eu diga pagas, devo mencionar também que a maioria das extensões de VPN para navegadores que você encontrará online é gratuita. No entanto, alguns exigirão uma assinatura paga do serviço antes de permitir o uso dessas extensões (essencialmente, tornando-as extensões pagas). Sem mais delongas, aqui estão nossas três principais opções de extensões pagas.

 

Desempenho Geral

Muito Bom

Nossa Avaliação

Rated 4 out of 5Rated 4 out of 5Rated 4 out of 5Rated 4 out of 5

Preço (BRL)

R$ 34,95/mês

Recursos Principais

  • 4.400+ servidores
  • DNS duplo
  • 6+ dispositivos
  • Diversos protocolos
  • PGP comunicação privada

"O Nord se apresenta com um belo pacote e oferece desempenho sólido por meio de milhares de servidores de VPN."

 

A extensão NordVPN para Chrome é um pouco singular. Lembra quando falei que a ExpressVPN é ótimo para quem gosta de instalar e sair usando? Bem, a extensão NordVPN é assim, mas leva isso bem a sério

 

De fato, há muito pouco que você pode manipular no aplicativo. No que diz respeito à seleção de servidores, tudo o que você pode escolher é o país. Por exemplo, ao tentar me conectar a um servidor nos EUA, o estado no qual serei conectado é escolhido aleatoriamente. Isso é um pouco chato.

 

Embora eu tenha me conectado rapidamente a um servidor nos EUA, a conexão foi tão ruim que o teste de velocidade não conseguiu nem selecionar um servidor para mim. A velocidade da conexão na Malásia era terrível, e eu finalmente consegui uma boa velocidade de leitura em Cingapora.

 

NordVPN extension

 

Positivo

  • Interface limpa e simples
  • Servidores com conexões muito rápidas

Negativo

  • Sem seleção específica para estados
  • Alguns servidores têm conexões terríveis

 

 

Desempenho Geral

Excelente

Nossa Avaliação

Rated 5 out of 5Rated 5 out of 5Rated 5 out of 5Rated 5 out of 5Rated 5 out of 5

Preço (BRL)

R$ 41,60/mês

Recursos Principais

  • Fácil de usar
  • Rede de VPN global
  • VPN Kill switch
  • Bloqueio de WebRTC
  • Proteção DNS

"Uma combinação potente de segurança, anonimato e desempenho para todas as plataformas."

 

Assim como em seus aplicativos, a extensão da ExpressVPN para Chrome é fácil e simples de usar. Existem configurações que você pode ajustar, como alteração de local (spoofing) e bloqueio de WebRTC, mas, para quem gosta de clicar e sair usando, essa é uma ótima extensão para você.

 

Há uma opção para configurar seu aplicativo para Windows na extensão, mas ao clicar nela, você inicia o aplicativo e faz as alterações nele, o que não é muito interessante. As velocidades com a extensão vão de médias a razoáveis, o que poderia ser pior.

 

Embora eu não goste muito do fato de esta extensão abrir outros aplicativos para algumas alterações de configuração, isso aumenta o poder dos seus recursos. Algo fantástico para quem busca privacidade e segurança absolutas e mesmo assim precisa de uma extensão de navegador que seja leve.

 

No geral, sou favorável à extensão da ExpressVPN porque ela traz consigo todo o suporte da empresa. Eles podem abrir novos mundos para os usuários por meio de uma rede especializada de mais de 2.000 servidores em todo o mundo e estão classificados entre os melhores em nossos testes de VPN até agora.

 

Express VPN extension

 

Positivo

  • Fácil de usar
  • Conta com HTTPS em todo lugar
  • Velocidades decentes nos servidores

Negativo

  • Servidores com conexão lenta
  • Uploads com velocidade lenta

 

 

3. Surfshark

https://surfshark.com/
Surfshark

Desempenho Geral

Excelente

Nossa Avaliação

Rated 5 out of 5Rated 5 out of 5Rated 5 out of 5Rated 5 out of 5Rated 5 out of 5

Preço (BRL)

R$9,95/mês

Recursos Principais

  • 1.040+ servidores
  • Conexões Multi-Hop
  • Sem logs
  • Suporte para muitas plataformas

"Sem frescuras e com desempenho consistente, o Surfshark vem construindo sua imagem como uma opção forte."

 

Assim como seus aplicativos para Windows e dispositivos móveis, a extensão do Surfshark para o Chrome é bastante agradável de usar. Parece extremamente leve e responde muito bem aos comandos. As conexões são feitas de maneira rápida e fácil, sem a necessidade de lidar com configurações ou qualquer outra coisa.

 

Basicamente, ele funciona assim que você instala. A única coisa que você precisa fazer é clicar para ativá-lo e depois escolher em qual servidor você deseja se conectar. Os testes de velocidade mostram que ele é tão competente quanto o aplicativo completo para Windows.

 

Pessoalmente, nunca fui muito fã de extensões do Chrome. Eu sinto que elas deixam mais pesada a memória do sistema, mas a extensão do Surfshark para o Chrome funciona bem. Obviamente, você precisará ter uma conta para utilizá-la.

 

surfshark speed test US

 

Positivo

  • Roda de forma independente
  • Bem leve
  • Veloz

Negativo

  • Recursos limitados

 

 

Top 3 Extensões de VPN Gratuitas Para o Chrome?

 

Eu já disse isso várias vezes ao comentar sobre fornecedores de VPN e vou repetir mais uma vez: não se deixe enganar excessivamente pelo rótulo ‘grátis’. As empresas que fornecem serviços gratuitos devem compensar sua receita de alguma forma.

 

Ao aproveitar ofertas “gratuitas”, você frequentemente coloca algo em risco, seja sua privacidade ou o controle sobre seus dados. Alguns serviços chegam a recorrer a malware ou redirecionamentos de sites para ganhar dinheiro com você. Considere este comentário um conselho de amigo.

 

Desempenho Geral

Bom

Nossa Avaliação

Rated 3 out of 5Rated 3 out of 5Rated 3 out of 5

Preço (BRL)

Grátis

Recursos Principais

  • Modo de vigilância
  • Rede global
  • Dispositivos múltiplos
  • Criptografia AES 256-bit

"De propriedade da McAfee, o que garante seus padrões de segurança, o TunnelBear mantém você seguro e esconde sua localização."

 

Pessoalmente, acho que a extensão de VPN TunnelBear tem um processo de inscrição fantástico. Depois de instalar a extensão, você será direcionado para uma página de inscrição que solicita que você registre um nome de usuário e senha.

 

O problema é que a conta gratuita fornecerá apenas 500 MB de largura de banda criptografada por mês. Isso geralmente não chega nem perto do suficiente para a maioria das pessoas. Aparentemente, a velocidade de seus servidores varia muito – ao mesmo tempo em que obtive desempenhos medíocres de seus servidores nos EUA, a conexão em Cingapura era muito rápida!

 

Tunnelbear VPN extension

 

Positivo

  • Registro e conexão fáceis
  • Velocidade incrível em alguns servidores

Negativo

  • A velocidade varia muito dependendo do país
  • 500MB grátis por mês não são suficientes nem para o e-mail

 

 

Desempenho Geral

Ótimo

Nossa Avaliação

Rated 3.5 out of 5Rated 3.5 out of 5Rated 3.5 out of 5

Preço (BRL)

Grátis

Recursos Principais

  • 2.000+ servidores
  • Dispositivos múltiplos
  • Tunelamento dividido
  • Transferência ilimitada

"O PureVPN está disponível para múltiplas plataformas e também tem seu próprio plugin para o Chrome, sendo extremamente prático."

 

Na verdade, o PureVPN é um fornecedor de serviços de VPN completo, o que significa que oferece aplicativos para diversos sistemas operacionais e também uma extensão PureVPN para Chrome gratuitamente. Essa extensão para o Chrome, na minha opinião, é tão boa quanto se pode esperar de algo gratuito.

 

Antes de tudo, ele oferece aos usuários um serviço de anonimato muito básico sem custo, tudo que você precisa é fazer uma conta. No entanto, esse serviço vem com algumas limitações que considero justas pelo valor que você paga (zero).

 

Você não poderá selecionar a qual país se conectar, exceto Romênia, Austrália e Suécia. A maioria dos aplicativos de bloqueio geográfico, como o Netflix dos EUA, o Hulu dos EUA ou o iPlayer da BBC, não funcionará, a menos que você se inscreva em uma conta premium.

 

Por outro lado, a navegação básica na web funciona bem, e também há proteção WebRTC. De fato, com a extensão para Chrome do PureVPN, as velocidades de navegação encontradas foram mais altas que o normal, principalmente ao considerarmos os serviços gratuitos.

 

PureVPN extension

 

Positivo

  • Boa velocidade de navegação
  • Sem limite de banda

Negativo

  • Além de um sistema de navegação básico, todo o resto necessita de uma conta premium

 

 

Desempenho Geral

Bom

Nossa Avaliação

Rated 3 out of 5Rated 3 out of 5Rated 3 out of 5

Preço (BRL)

Grátis

Recursos Principais

  • 360° de proteção
  • Sem logs
  • Múltiplos dispositivos
  • 30+ localizações globais
  • Conecta com um clique

"Combine o ZenMate com seu próprio plugin para Chrome e desfrute de todas as vantagens de sua criptografia de alto nível."

 

No que diz respeito às extensões de VPN do Chrome, o ZenMate é muito bom. As velocidades são decentes, existem inúmeras opções extras e outras coisas que você normalmente não vê em extensões gratuitas. No entanto, isso dura apenas uma semana.

 

Veja bem, o ZenMate trabalha com o princípio da “sedução”, ou seja, quando você se inscreve, já começa automaticamente no serviço premium deles. Após uma semana desse teste, você volta ao modelo gratuito.

 

Não é exatamente a pior coisa, mas isso pode ser irritante. De qualquer forma, eles oferecem conexões boas e estáveis ​​com altas velocidades, portanto, tenho pouco a reclamar.

 

ZenMate VPN extension

 

Positivo

  • Muito rápido e estável
  • Banda ilimitada

Negativo

  • Publicidade irritante na extensão

 

 

Conclusão: Devo Adquirir Uma Extensão de VPN?

 

No final do dia, sinto que devo enfatizar novamente a principal diferença entre aplicativos de VPN e extensões de VPN para Chrome (ou extensões de VPN para qualquer navegador, na verdade). Os aplicativos de VPN protegem todo o tráfego de rede do seu dispositivo, enquanto as extensões do navegador protegem apenas o tráfego baseado no navegador.

 

Como a maioria dos dispositivos, atualmente, incluindo laptops, smartphones e tablets, geralmente possuem muitos aplicativos instalados que fazem uso do tráfego de rede, proteger apenas o tráfego do navegador não é o suficiente para permanecer anônimo.

 

Apresento aqui dois pontos importantes que você deveria considerar:

 

  1. Para proteger completamente o seu tráfego de rede, você precisa de um aplicativo de VPN.
  2. O uso de um plugin ou uma extensão de navegador gratuita significa que provavelmente você está “pagando” com sua privacidade.

 

Se você deseja apenas navegar anonimamente, talvez uma extensão para o Chrome seja o que você precisa. No entanto, como as melhores extensões de VPN precisam que você se registre no serviço para utilizá-las, eu recomendo que você opte por instalar um aplicativo de VPN.