O conteúdo do Bitcatcha é patrocinado pelos leitores. Quando você compra algo pelos links em nosso site, nós recebemos uma comissão. Saiba mais

A Forma Mais Fácil de Continuar Usando o Telegram no Brasil (Após a Suspensão de Abril/2023)

resumindo

Apesar da suspensão recente do Telegram no Brasil, é possível desbloquear o app usando uma VPN confiável e se conectar a um servidor remoto em alguns passos simples. Continue lendo para saber mais.

Você é um usuário do Telegram frustrado pela recente suspensão do aplicativo pela justiça brasileira em 2024? Neste artigo, vamos explicar a forma mais fácil de contornar a restrição para que você possa voltar a trocar mensagens com sua família e amigos.

O Telegram é um app de mensagens admirado pelos seus recursos robustos de segurança, o que faz muitas pessoas preferirem ele ao WhatsApp. No entanto, no Brasil, medidas do governo federal em abril de 2023 impediram que os usuários continuassem a usar o aplicativo.

Neste artigo, trazemos a você a forma mais fácil e segura de desbloquear e começar a usar o Telegram novamente.

O Que Houve? Por Que O Telegram Foi Bloqueado De Novo No Brasil?

A justiça brasileira determinou a suspensão do Telegram no país sob a alegação de que o aplicativo teria descumprido ordens de entregar à Polícia Federal (PF) dados de usuários de canais com conteúdo neonazista. Além disso, estipulou uma multa de R$1 milhão por dia enquanto a empresa não cumprir a determinação.

Diversos canais do Telegram passaram a ser investigados com maior rigor no Brasil após uma série de ataques a escolas no país. Existe a suspeita de que esses canais seriam usados para disseminar conteúdo de ódio e incentivar atos violentos como os ocorridos na zona oeste de São Paulo e em Blumenau recentemente.

A comoção provocada pelos episódios recentes aumentou a pressão sobre o Telegram e motivou a decisão judicial. Por outro lado, a empresa alega que os dados solicitados pela PF são impossíveis de obter. Além disso, diz que a decisão de bloqueio do app é desproporcional, uma vez que afeta milhões de usuários no Brasil sem relação com os casos investigados.

A Forma Mais Fácil De Desbloquear E Usar O Telegram No Brasil Pelo Celular

A forma mais conveniente de acessar o Telegram no Brasil é usando um recurso simples conhecido como Rede Virtual Privada ou Virtual Private Network (VPN).

Se você nunca usou uma VPN, não entre em pânico! Na verdade, elas são extremamente simples de usar, mesmo que você não tenha muito conhecimento técnico…

Explicando rapidamente: uma VPN é um tipo de software que criptografa o seu tráfego de internet e faz o roteamento dele por um servidor remoto. Assim, ela impede que o seu endereço de IP verdadeiro e as suas atividades online sejam monitoradas ou rastreadas. Ao conectar-se a um servidor em um local onde o Telegram não é bloqueado (como os EUA, Reino Unido, Índia e Austrália), você pode usá-lo em total segurança.

O uso de uma VPN é uma opção confiável para contornar a suspensão do Telegram, desde que você use um serviço de VPN legítimo.

Nós testamos e revisamos diversas VPNs e recomendamos a NordVPN para essa missão. A NordVPN oferece uma série de recursos de segurança avançados que a ajudam a se destacar da concorrência.

Alguns desses recursos incluem 256-bit Advanced Encryption Standard (AES), double-VPN, chaves PGP e kill-switches. Além disso, a NordVPN não mantém salvos os logs de seus usuários porque sua sede está no Panamá – um país que não participa de qualquer aliança internacional de vigilância da internet. Se quiser saber mais sobre a NordVPN, confira a nossa avaliação da NordVPN completa.

  • Garantia de reembolso de 30 dias
Obter NordVPN @ 59% OFF + 3 Meses Adicionais

Como desbloquear o Telegram com uma VPN no iOS

  1. Escolha uma VPN confiável – nós recomendamos a NordVPN.
  2. Baixe e instale a NordVPN app pela App Store.
  3. Abra o aplicativo e faça login. Então, selecione uma localização de servidor onde o Telegram não esteja bloqueado. Para o Brasil, escolha um servidor em um país próximo, como Argentina ou Chile, ou mesmo nos EUA.
  4. Conecte-se à localização de servidor selecionada clicando no botão de conexão do NordVPN app.
  5. Baixe ou simplesmente abra o Telegram e comece a usar o aplicativo. Agora, você deve ser capaz de enviar e receber mensagens normalmente. Se você tiver problemas, tente limpar o cache do Telegram e carregá-lo novamente (e confira a seção de solução de problemas abaixo).

Como desbloquear o Telegram com uma VPN no Android

  1. Baixe e instale a NordVPN app pela Google Play Store.

    Baixe e instale a NordVPN app pela Google Play Store
  2. Abra o aplicativo e selecione uma localização de servidor onde o Telegram não esteja bloqueado. Para o Brasil, escolha um servidor em um país próximo, como Argentina ou Chile, ou mesmo nos EUA.
  3. Conecte-se à localização de servidor selecionada clicando no botão de conexão do NordVPN app.
  4. Após se conectar com sucesso ao servidor de VPN, abra o Telegram e comece a usar o aplicativo normalmente. Se você tiver problemas, tente limpar o cache do Telegram e carregá-lo novamente (e confira a seção de solução de problemas abaixo).

Dica Especial

Se você estiver com problemas para alterar sua região na App Store ou Google Play (ou qualquer outra loja de aplicativos), também pode baixar o arquivo .APK do Telegram diretamente.

Como Desbloquear E Usar O Telegram Web No Brasil Em Um Computador

Se você deseja usar o Telegram em um PC ou Mac, pode facilmente acessar o Telegram Web por meio do seu navegador favorito emparelhado com uma VPN. Veja como fazer:

  1. Cadastre-se e baixe a NordVPN. Escolha um servidor em um local onde o Telegram não esteja bloqueado.
  2. Vá ao Telegram Web e faça login em sua conta.
  3. Após o login, você deve ser capaz de usar o Telegram.

    Após o login, você deve ser capaz de usar o Telegram

O Telegram Não Funciona Com Sua VPN? Algumas Soluções Rápidas

Se você tiver problemas em fazer o Telegram funcionar com sua VPN, experimente algumas dessas soluções rápidas.

1. Limpe o cache do Telegram

Na primeira tentativa, simplesmente limpe seu cache do Telegram. Esse é apenas um armazenamento temporário de arquivos, mensagens e fotos ou vídeos que permite a você acessar seus dados rapidamente. Às vezes, os arquivos no cache podem estar corrompidos, o que pode causar problemas ou tornar o aplicativo mais lento.

Para limpar seu cache, simplesmente:

  1. Em seu dispositivo móvel, inicie o Telegram app.
  2. Pressione Configurações na parte inferior.
  3. Pressione Dados e Armazenamento.

    Pressione Dados e Armazenamento
  4. Pressione Uso do Armazenamento.

    Pressione Uso do Armazenamento
  5. Por fim, clique em Limpar Todo o Cache.

    Clique em Limpar Todo o Cache

2. Atualize o Telegram

Vale a pena conferir se você tem a última versão do Telegram instalada. Isso irá ajudá-lo(a) a saber se há soluções para você usar o Telegram com uma VPN.

3. Confira a sua conexão de VPN

Se o Telegram não estiver funcionando, verifique se você se conectou a um servidor onde o Telegram não está bloqueado. Aqui estão algumas opções para você experimentar:

  • Estados Unidos
  • Canadá
  • Reino Unido
  • Austrália
  • Argentina
  • México


Escolha o endereço dos servidores NordVPN por cidade

Você deve evitar países como a China, Rússia, Irã, Arábia Saudita, Paquistão e Omã, cujos governos já bloquearam o Telegram no passado.

A NordVPN tem incríveis 5.580 servidores ultra rápidos em 60 países, então você nunca ficará sem opções.

4. Reinstale a VPN ou chame o suporte

Se nada disso estiver ajudando, você pode tentar reinstalar sua VPN. Isso irá garantir que você esteja usando a versão mais atualizada, com todos os bugs resolvidos e ajustes mais recentes.

Se você ainda estiver enfrentando problemas, faça contato e peça ajuda ao suporte ao cliente da NordVPN.

  • Garantia de reembolso de 30 dias
Obter NordVPN @ 59% OFF + 3 Meses Adicionais

Dica De Segurança Ao Usar O Telegram No Brasil

Uma das principais razões do sucesso do Telegram são os recursos de privacidade que ele oferece, incluindo chats secretos com criptografia ponta a ponta e mensagens que se autodestroem. No entanto, isso não significa que ele seja inviolável. Certamente vale a pena tomar algumas precauções no Telegram.

  1. Garanta que a criptografia ponta a ponta esteja ativada. Essa é uma opção manual que você deve ativar nas configurações do Telegram app.
  2. Use uma senha forte e original para proteger sua conta do Telegram.
  3. Mantenha a precaução ao clicar em links ou baixar arquivos de fontes no Telegram.
  4. Assegure-se de usar uma VPN segura e confiável como a NordVPN para proteger suas atividades online no Brasil, especialmente ao acessar informações sensíveis ou dados financeiros.

Aviso

Tenha em mente que, apesar de termos pesquisado a fundo este tema, não somos especialistas na área jurídica. As informações deste artigo não devem ser consideradas orientação legal.

Eu Posso Usar Uma VPN Grátis Para Acessar O Telegram?

Embora possa ser tentador usar uma VPN grátis para acessar o Telegram, é importante manter a cautela.

VPNs grátis costumam ter restrições como limites de dados, baixa velocidade e opções reduzidas de servidores, o que pode frustrar a experiência do usuário. Elas podem não aplicar criptografia em seus dados ou usar protocolos antigos e desatualizados que não irão protegê-lo(a).

Adicionalmente, muitas VPNs grátis podem guardar dados dos usuários e vendê-los a terceiros para anúncios e outras atividades. Afinal, precisam ganhar dinheiro de alguma forma! Isso compromete sua privacidade e contraria a razão principal de você estar usando uma VPN para começo de conversa.

Se você estiver tentando acessar o Telegram em um país que o suspendeu, como o Brasil, ou que vigia de perto as redes, então definitivamente não compensa o risco. Nós sempre recomendamos uma VPN confiável em vez de uma opção gratuita.

Quais Outros Benefícios Uma VPN Oferece?

Além de desbloquear o Telegram, VPNs são uma ferramenta popular por diversos motivos, especialmente em um país como o Brasil. Eles incluem:

  1. Melhorar a Privacidade e Segurança: Uma VPN ajuda a proteger sua privacidade ao criptografar seu tráfego de internet, o que torna mais difícil o monitoramento de suas atividades online e o roubo de suas informações sensíveis. Isso pode ser extremamente útil, já que o governo brasileiro aumentou a vigilância da internet e tem multas elevadas e até mesmo sentenças de prisão por difamação e blasfêmia.
  2. Evitar Restrições Geográficas: VPNs permitem que você evite restrições geográficas ao se conectar a uma localização de servidor na qual o conteúdo ou serviço esteja acessível. Isso significa que você pode acessar sites restritos ou serviços de qualquer parte do mundo. Da mesma forma, se você estiver viajando no exterior e quiser acessar serviços de streaming do Brasil, como Globosat Play e Record TV, pode usar uma VPN para se conectar a um servidor brasileiro.
  3. Manter sua segurança em um Wi-Fi público: Redes públicas de Wi-Fi podem gerar riscos à sua segurança, porque hackers podem facilmente acessá-las e comprometê-las, além de configurar hotspots falsos. Essa é uma preocupação no Brasil, como vimos durante a Copa do Mundo de 2014, quando quase 90 mil ataques cibernéticos foram registrados em 30 dias no país. VPNs permitem que você acesse a internet pública de forma segura.
    • Garantia de reembolso de 30 dias
    Obter NordVPN @ 59% OFF + 3 Meses Adicionais

    Existem Alternativas Ao Telegram?

    Duas opções populares são o WhatsApp e o Signal.

    O WhatsApp pertence ao Facebook e tem mais de 2 bilhões de usuários no mundo. Como o Telegram, oferece criptografia ponta a ponta em mensagens, chamadas de voz e videochamadas. No entanto, tem recebido críticas recentemente pela sua nova política de privacidade, que permite um compartilhamento maior de dados do aplicativo com o Facebook.

    O Signal, pelo outro lado, é um aplicativo de mensagens sem fins lucrativos que foca na privacidade e segurança. Ele tem criptografia ponta a ponta em todas as mensagens, e a empresa não coleta dados dos usuários para propaganda.

    Embora ambos sejam alternativas viáveis ao Telegram, é importante notar que eles também estão sujeitos à censura e monitoramento do governo em certos países. Portanto, é sempre uma boa ideia usar uma VPN em qualquer app de mensagens para proteger sua privacidade e contornar restrições geográficas.

    Considerações Finais: Continue Usando O Telegram Com Segurança No Brasil

    Concluindo, uma VPN pode ser uma ótima solução para acessar o Telegram no Brasil, apesar do bloqueio, uma vez que ela protege sua privacidade e segurança online.

    No entanto, é importante usar um serviço de VPN confiável e tomar as precauções necessárias ao usar redes públicas de Wi-Fi para evitar riscos potenciais.

    • Garantia de reembolso de 30 dias
    Obter NordVPN @ 59% OFF + 3 Meses Adicionais
    (Voltar ao início)