O conteúdo do Bitcatcha é patrocinado pelos leitores. Quando você compra algo pelos links em nosso site, nós recebemos uma comissão. Saiba mais

Avaliação da HostGator: 9 Prós e 5 Contras do Jacaré!

Resumindo

Embora a HostGator seja relativamente rápida, alguns usuários avançados podem achar que ela ainda não oferece muitos recursos. No entanto, se você estiver procurando por um serviço de hospedagem fácil de usar e sem frescuras, a HostGator é a escolha certa para você! Saiba mais.

A HostGator é o provedor mais popular e sexy entre todos os serviços de hospedagem disponíveis e mais populares.

Eles são conhecidos pela beleza.

Eles são conhecidos pela facilidade de uso.

Mas, e aí? Como é que o Jacaré se sai contra outros gigantes da indústria?

Para descobrir todos os detalhes, uma boa preparação foi necessária! Nós vestimos as nossas armaduras, fizemos orações para os deuses do jornalismo e assinamos o plano Baby da HostGator para realizar alguns testes (testes que ninguém se preocupou em fazer antes de nós, viu?). Dessa forma, vocês podem avaliar se a HostGator é a opção certa.

Os resultados dos testes que fizemos são até que surpreendentes, mas, como diria a minha avó: “As coisas boas chegam pra quem tem paciência”. Então, leia a nossa avaliação até o final para conhecer o nosso veredito.

Esclarecimento

Os dois sites que utilizamos para realizar os testes foram: hgcloudhosted.com, hospedado com o HostGator Cloud Hatchling, e hgbabyhosted.com, hospedado com o HostGator Baby.

9 Razões por que a HostGator é perfeita para você

1. Resposta rápida do servidor

Antes de entrar neste tópico, queremos que você saiba algo sobre nós. O time do Bitcatcha.com gosta de hospedagem rápida. Eu diria, SUPER rápida.

E foi aí que a HostGator chamou a nossa atenção:

EUA (O)EUA (L)LondresCingapuraSão Paulo
32 ms
36 ms
221 ms
221 ms
139 ms
BangaloreSydneyJapãoCanadáAlemanha
717 ms
205 ms
153 ms
36 ms
140 ms

Velocidade média: 190 ms – Veja todos os resultados

Considerando o fato de que eles possuem apenas 2 data centers (ambos localizados nos Estados Unidos), a HostGator teve um ótimo desempenho em São Paulo, Sydney e Japão. Em todos eles, atingiu tempos de respostas abaixo de 205 ms.

Eles foram bem (221 ms) em Cingapura e Londres, mas travaram um pouco em Bangalore, com 717 ms (se você estiver lendo isto da Índia, melhor prestar atenção nisso. Confira os melhores planos de hospedagem na Índia!)

A HostGator recebeu uma nota A da nossa equipe, com uma média mundial de 190 ms.

2. Ultra velocidade durante o carregamento do site

Com exceção do PHP7.1 e um sistema de compactação de conteúdo em Apache, a HostGator não tem muito a oferecer.

Eles não usam armazenamento SSD (opaa, disponível apenas no armazenamento em nuvem!), nenhum servidor NGINX configurado ou recursos especiais de cachê como o SuperCacher do SiteGroud… embora os sites carreguem super rápido!

Nós utilizamos o webpagetest.org e colocamos o nosso site para testes HGBabyHosted.com contra o HGCloudHosted.com. Então, vamos dar uma olhada nos resultados:

Teste de velocidade da página (HostGator Baby)
Teste de velocidade da página (HostGator Cloud)

O armazenamento em nuvem da HostGator é um dos serviços de hospedagem mais rápidos e confiáveis que nós tivemos o prazer de usar. Sabendo disso, é importante você entender que a velocidade de carregamento de sites pela hospedagem compartilhada é quase a mesma do armazenamento em nuvem deles!

De acordo com os resultados dos testes, a velocidade de carregamento da hospedagem compartilhada é um pouquinho menor que a velocidade da hospedagem em nuvem, o que é muito louco, considerando que o armazenamento em nuvem traz diversos recursos como SSD e sistemas de otimização de velocidade.

Confira também o TTFB (time to first byte) entre os dois sites. A diferença é insignificante!

Acreditamos que, com um pouco de análise e simples ajustes, nós podemos melhorar ainda mais a velocidade de carregamento e aproveitar ao máximo o nosso plano HostGator Baby.

  • O preço inclui armazenamento e largura de banda ilimitados, além de SSL gratuito.
  • Use o código bitcatcha durante a compra
HostGator Com 60% OFF (Desde R$ 13,90/mês)

3. Garantia de 99,9% de uptime

Períodos de inatividade podem ser muito prejudiciais para um site! Você pode perder vendas em potencial e, pior: pode cair posições nos resultados de busca do Google, o que significa menos novas visitas e, consequentemente, AINDA MENOS vendas!

Pois é, tempo de inatividade é um grande problema na indústria, então estamos muito felizes em saber que o plano da HostGator vem com uma garantia de 99,9% de uptime. Caso eles não cumpram, somos reembolsados com 1 mês de crédito para utilização em nosso plano corrente.

Com a ótima reputação que a HostGator tem em termos de uptime, achamos que dificilmente vamos utilizar esses créditos. Depois de todas essas informações, existem alguns termos na garantia que não gostamos muito, mas fiquem tranquilos. Mais informações sobre esse assunto estarão na seção de contras.

hgbabyhosted.com

N/A%

Uptime desde abril de 2018

hgcloudhosted.com

N/A%

Uptime desde abril de 2017

4. Interface do usuário super amigável

Eu não sei por que, mas, na maioria dos serviços de hospedagem, você encontra uma interface que parece ter sido desenvolvida por alguém que deixou o trabalho pela metade nos anos 80.

Você sempre tem que clicar várias vezes em algo até que alguma operação seja realizada. E, digo mais, é ainda pior quando você não está familiarizado com o layout (por isso que a nossa equipe prefere o cPanel – tudo está onde deveria estar!).

Na HostGator é assim:

hostgator user interface

Com as cores radiantes, eles são os únicos com uma interface do usuário realmente agradável aos olhos e, não apenas isso, eles tornaram super fácil navegar na página de login do cliente!

Tudo é intuitivo e bem localizado, com todos os botões e links importantes em locais que visualizamos rapidamente, tornando a experiência de navegação super clara e amigável.

Mas por que ter uma plataforma amigável é importante para quem tem um negócio? Porque se você ficar muito confuso tentando descobrir que operações um determinado botão faz, você estará perdendo o seu precioso tempo, que poderia estar sendo usado para gerenciar o seu negócio.Ou seja, tempo em que você está deixando de ganhar dinheiro!

Com a HostGator, você estará em boas mãos. Realizar o seu login e configurar o seu site será rápido e fácil, graças aos UX designers deles.

5. Construtor de site incrível e instalações com 1 clique

Acredito que todos podemos concordar que praticidade e rapidez são essenciais para donos de negócios, quando o objetivo é montar um site.

O construtor da HostGator consegue oferecer os dois, permitindo que você customize um determinado template com o seu conteúdo em poucas horas.

Eles oferecem temas com uma aparência ótima, profissional e, depois de escolher um que você goste, você pode personalizá-lo com widgets, recursos, barras de pesquisa ou adicionar qualquer outro recurso relevante.

O processo todo é muito rápido e simples, só levou algumas horas até que a nossa equipe realizasse todas as etapas de configuração do site que usamos como teste (nós tivemos que reverter ao WordPress para o teste de velocidade).

O ponto negativo é que os construtores de sites normalmente não são otimizados para velocidade, existindo um trade-off com a sua praticidade.

Você também vai desfrutar de instalações com apenas um clique, permitindo instalar seus aplicativos favoritos de maneira super rápida e conveniente. Toda essa facilidade permite que você coloque o seu site no ar com o menor tempo possível, fazendo com o que as vendas voem bem alto!

Para iniciar, você precisa clicar em Instalações Com Um Click (One-Click Installs) e escolher o diretório onde você deseja realizar a instalação. Após a escolha do diretório desejado, clique em instalar. Agora é só deixar com o HostGator, eles vão realizar toda a pré-configuração para você.

6. Atendimento rápido ao cliente

Se você já teve problemas com o seu site, sem ninguém disponível para ajudá-lo, provavelmente vai querer ter uma equipe de suporte responsiva para atender você.

Nossa experiência com o suporte ao cliente da HostGator até que foi muito boa. Por meio do livechat, não tivemos que esperar mais de três minutos para que respondessem e, como nossos problemas eram relativamente tranquilos, eles conseguiram colocar o site online novamente em apenas 15 minutos!

Não foi possível abrir um ticket porque eles estavam atualizando o sistema de incidentes, pelo menos até o momento em que foi realizado o contato. Dessa forma, ficamos totalmente dependentes do live chat ou de ligações.

Se você é do tipo que não gosta de falar com muitas pessoas, eles também têm um grande arquivo de artigos da base de conhecimento, para que você possa tentar resolver os problemas por conta própria!

Estamos muito contentes com o suporte oferecido, porém, entretanto, todavia… Nós temos algumas preocupações sobre o quanto eles são qualificados para tratar de problemas mais complexos. Nós vamos tratar desses pontos em nossa seção de contras.

7. Recursos ilimitados e sem custos

As melhores coisas que a vida pode proporcionar são de graça, pois é, a nossa equipe concorda! Alguns recursos que fizeram a gente ficar de queixo caído com a HostGator estavam disponíveis de forma gratuita. Sem nenhum custo incluído. Vamos conferir os nossos favoritos:

Anota essa! Você não tem limites para hospedar domínios e contas de e-mail com a HostGator! Você não precisa mais se preocupar em pagar por mais contas de e-mail para a sua equipe e, o melhor, não gastará mais tempo decidindo qual domínio priorizar.

Tem mais! Não há custos para o uso de tráfego e espaço no disco, que é limitado pelos Termos de Uso da HostGator. Contanto que você não abuse do sistema (por exemplo, armazene backup do backup no sistema deles) ou participe de atividades de compartilhamento massivos, você não terá problemas.

  • Sem custos para tráfego e armazenamento, SSL gratuito, backup instantâneo, e-mails ilimitados e muito mais.
Confira Todos Os Recursos Da HostGator

8. IP dedicado e gratuito (apenas para o plano Business)!!

O plano Business oferece IP dedicado totalmente de graça. Você sabe para que serve esse tal de IP dedicado? Vem com a gente, vamos explicar.

Quando você estiver rodando o seu e-commerce, você vai querer um IP dedicado e um certificado SSL para manter os seus clientes protegidos durante as compras. Isso auxilia no processo de fidelização e gera confiança dos clientes em seu site. Se você quiser que eles retornem para realizar mais compras, lembre-se dessa explicação!

A maioria das pessoas acaba tendo que pagar por esse serviço (se você quiser IP dedicado no SiteGround, já pode ir separando R$ 150 por ano). Portanto, obtê-lo gratuitamente no plano Business da HostGator é um BAITA ganho!

Pra falar a verdade, há vários benefícios que o IP dedicado oferece, mas abordaremos isso em outro artigo. Logo, logo.

9. Descontos de até 60% para os leitores do Bitcatcha

Se você ainda estiver indeciso, temos algo que vai ajudá-lo em sua decisão de hospedar com a HostGator: garantimos um acordo incrível com eles, exclusivo para nossos leitores!

No check-out, digite “bitcatcha”, você vai ganhar 60% de desconto em qualquer um dos planos de pacotes de hospedagem compartilhada e de revendedor (apenas no período inicial)!

Se você quiser um serviço de hospedagem na nuvem, não se preocupe: o mesmo código oferece 30% de desconto para novos planos de hospedagem na nuvem e, calma que tem mais, 40% em qualquer um dos planos VPS, Dedicado ou WordPress!

Nota

O desconto de 60% é aplicável apenas à primeira fatura. A renovação será cobrada com o preço normal. Saiba mais. (Código do cupom: bitcatcha)

Pontos que você pode não gostar na HostGator

1. Falta de recursos de velocidade dedicada

Embora a HostGator tenha um desempenho muito bom (não é fácil obter uma classificação A+ da nossa equipe!), não podemos deixar de imaginar o que eles poderiam alcançar se tivessem colocado mais esforços para incluir alguns recursos de velocidade, como o servidor NGINX ou otimizações do sistema com 1-click.

No momento, a única maneira de otimizar e extrair todo o poder do servidor é instalando os plugins manualmente, o que gasta tempo e, às vezes, requer algum tipo de conhecimento específico. Isso pode ser uma pedra no sapato para algumas pessoas que queiram iniciar um negócio na internet.

2. Garantia obscura de uptime

Então a HostGator deu uma garantia de 99% de uptime para o nosso site? Pois é, eles são muito bons e consistentes nesse requisito. Não há dúvidas que será difícil o seu site ficar fora do ar hospedado com eles.

Mas calma aí.

O que realmente acontece quando o uptime cai abaixo de 99%? Receberemos nosso crédito de 1 mês como prometido?

Aqui vai uma pista: ninguém sabe.

Veja bem, os Termos de Uso da HostGator afirmam que, embora ganhemos um mês de crédito se o tempo de atividade cair abaixo de 99,9%, a aprovação do crédito fica a critério exclusivo do HostGator.

Para deixar mais claro para vocês: se eles acharem que não é o caso, eles podem optar por não honrar a garantia.

Nós entendemos que a HostGator precisa se proteger contra pedidos descabidos, mas ter essa avaliação exclusiva sobre a aprovação do crédito é de deixar qualquer um com o pé atrás. Sem dúvidas, é uma garantia meio obscura.

3. Atendimento não qualificado ao cliente

Beleza, eles ganharam muitos pontos pela rapidez durante o atendimento, mas ficamos com dúvidas grandes sobre a capacidade do time de suporte de resolver problemas mais complexos.

Falado sobre nossas últimas experiências, parece que o time de suporte da HostGator é terceirizado da Índia (quase todas subsidiárias EIGs fazem o mesmo). Na maioria das vezes, o time de suporte não consegue resolver os problemas dos usuários.

Não foi só a gente que percebeu isso, dá uma olhada nestes comentários:

Tem mais uma! Quando estávamos escrevendo este artigo, não conseguimos registrar um ticket de atendimento com eles porque, aparentemente, eles estavam atualizando o sistema de gerenciamento de incidentes. Tivemos que dar o pulo do gato para encontrar o número do telefone de suporte.

Sério, HostGator, não dá. Melhora isso aí!

4. Tentativas de upsell durante a compra

Essa é outra prática obscura da qual não gostamos nem um pouco.

Quando você está prestes a comprar algo, a interface da HostGator vai levando você para outras linhas de produtos ou serviços que você não precisa.

Preste bastante atenção nas opções que vão aparecer para você durante a compra, desmarque todas aquelas que você não deseja ter. Se você não desmarcar, prepare o bolso, porque o plano vai sair mais caro.

5. Apenas 2 data centers

Você não leu errado, é isso mesmo. A HostGator tem só dois data centers, ambos localizados nos EUA. Se você estiver em outro país, distante dos EUA, é melhor já conferir a próxima imagem. Lembra sobre a importância da velocidade para o sucesso do seu negócio? Lembrou? Boa, então vamos analisar os números:

EUA (O)EUA (L)LondresCingapuraSão Paulo
32 ms
36 ms
221 ms
221 ms
139 ms
BangaloreSydneyJapãoCanadáAlemanha
717 ms
205 ms
153 ms
36 ms
140 ms

Onde está o seu público?

Nós não podemos escolher qual data center vamos usar, infelizmente. Quem define isso é a HostGator, de forma automática.

Ter apenas dois data centers já não é aquelas coisas, não deixar eu selecionar o que quero para a minha hospedagem… Não é nada legal para os usuários.

Embora a HostGator tenha subsidiárias em países da Ásia, como a HostGator.in e HostGator.sg, o serviço ofertado por elas é muito fraco. Por esse motivo, nós não fechamos hospedagens com eles.

Planos e recursos da HostGator

Planos compartilhados

As contas compartilhadas da HostGator vêm em três planos com ótimos tamanhos para atender às necessidades de todos.

HatchlingBabyBusiness
Domínios permitidos
1
Ilimitado
Ilimitado
Largura da banda
Ilimitado
Ilimitado
Ilimitado
SSL gratuito
Sim
Sim
Sim
IP dedicado gratuito
Não
Não
Sim
Preço /mês*
R$ 13,90
R$ 19,90
R$ 29,90
Saiba mais

* Preço especial de entrada para assinaturas de 36 meses.

Se você deseja apenas hospedar 1 site, sem extras, o plano Hatchling funciona muito bem, mas achamos melhor começar com o plano Baby. Custa um pouco mais por mês, porém, você pode hospedar quantos domínios quiser!

É claro, você pode mudar de plano a qualquer momento. Se os negócios estiverem indo bem, você pode mudar para o plano Business e aproveitar todos os recursos exclusivos. Algum deles são:

  • SSL gratuito
  • IP dedicado
  • Serviço VoIP para ligações

Como mencionamos anteriormente, esses pequenos luxos realmente fazem a diferença no seu e-commerce, resultando em mais vendas!

Hospedagem na nuvem

Se a hospedagem na nuvem é mais a sua cara, você pode escolher entre estas três opções:

Hatchling CloudBaby CloudBusiness Cloud
Domínios permitidos
1
Ilimitado
Ilimitado
Memória
2 GB
4 GB
6 GB
CPU core
2
4
6
IP dedicado gratuito
Não
Não
Sim
Preço /mês*
R$ 24,75
R$ 32,85
R$ 49,75
Saiba mais

* Preço especial de entrada para assinaturas de 36 meses.

De novo, você pode usar o Hatchling Cloud para diminuir os custos, mas só tem a ganhar levando o Baby Cloud. Assim como nos planos de hospedagem compartilhada, você também terá a opção de atualizar para o plano da Business Cloud quando achar melhor.

WordPress na nuvem

Eles também têm planos hospedagem na nuvem para WordPress!

StarterStandardBusiness
Site(s) permitido(s)
1
2
3
Visitantes/mês
100K
200K
500K
Backups
1 GB
2 GB
3 GB
Processamento
2x
2x
5x
Preço /mês*
R$ 29,75
R$ 39,75
R$ 49,75
Saiba mais

* Preço especial de entrada para assinaturas de 36 meses.

Bom, esses planos são totalmente diferentes dos planos de hospedagem compartilhada ou em nuvem, pois são otimizados para WordPress e você pode hospedar no máximo 3 sites, mesmo em sua versão Business.

Como a HostGator se sai contra a concorrência?

HostGator X SiteGround – Qual é melhor para WordPress

Não podíamos deixar de comparar o HostGator com o SiteGround. Então, vamos dar uma olhada nos recursos que cada empresa tem a oferecer.

HostGatorSiteGround
Plugins WP em 1 click
Sim
Não
Configurações Pré-otimizadas
Não
SiteGround Optimizer
Ferramentas para velocidade
Não
SuperCacher
Suporte para git
Não
Sim
Garantia de uptime
Questionável
Sim
SSL Gratuito
Sim
Sim
Backup diário gratuito
Não
Sim
Data centers
2 (apenas nos EUA)
5 (em 3 regiões)
Saiba mais

Quando colocados lado a lado, é bastante óbvio qual hospedagem tem a melhor relação custo-benefício, com a mesma faixa de preço.

O instalador em 1-Click para WordPress da HostGator é algo incrível, você economiza muito tempo ao configurar o seu site. Já o SiteGround leva vantagem em relação aos recursos disponíveis.

Economizamos muito mais tempo com o SiteGround Optimizer e o Supercacher (não precisa ajustar e instalar os plugins manualmente). O SSL e os backups diários gratuitos também agregam muito valor ao plano!

Além disso, vamos comparar os data centers: a HostGator com 2 nos EUA e o SiteGround com 5 espalhados por 3 regiões.

Embora os tempos de resposta do servidor da HostGator sejam realmente muito rápidos, os países mais distantes talvez não consigam aproveitar as velocidades anunciadas.

Com o SiteGround, você pode escolher um data center mais próximo da sua localização, o que é uma ótimo recurso que ajuda no tempo de resposta do servidor.

Pessoal, precisamos deixar claro. Não existe um host perfeito. Cada um tem os seus pontos positivos e negativos, até mesmo o nosso queridinho SiteGround (não gostamos do aumento do preço nas renovações, leia mais aqui).

Com o HostGator, a falta de recursos é compensada pela interface amigável e pelo preço de entrada extremamente baixo. Vai ser difícil encontrar outra interface do usuário como essa pelo preço deles!

Criador de sites da HostGator x BoldGrid Inmotion

Como mencionamos em nossa análise do Inmotion Hosting, o criador de sites da BoldGrid é muito fera.

Editando uma página no construtor de site da HostGator.

Embora o criador de sites da HostGator seja realmente muito bom e fácil de usar, ele não chega nem perto do BoldGrid.

Se você está apenas procurando algo que seja conveniente e faça com que seu site pareça profissional sem nenhum ajuste, o criador de sites do HostGator faz o trabalho muito bem, mas se você deseja controles mais complexos e mais opções personalizadas, o HostGator não vai aguentar o tranco.

O BoldGrid é um pouco mais complicado de usar, mas oferece muito mais em termos de personalização.

Ele tem mais ferramentas para executar manobras mais complexas e, o melhor de tudo, o site que você cria com o BoldGrid é totalmente seu, portanto, a migração do site não deve ser um problema se você decidir alterar os hosts!

Lembre-se que o BoldGrid é um criador de sites Premium fornecido de forma gratuita com o Inmotion Hosting, enquanto o criador de sites da HostGator é gratuito.

O construtor da HostGator aguenta o tranco e realiza um bom trabalho.

Veredito: Devo hospedar com a HostGator?

Embora tenhamos uma boa avaliação da HostGator, o serviço ofertado não foi excepcional para a nossa equipe. Eles parecem ser destinados para um público que não se importa com otimizações e ajustes.

Se você se enquadra nessa categoria, a HostGator é realmente o host perfeito para você! Você não precisa se preocupar com nada. O serviço é muito fácil de usar e muito intuitivo. É basicamente instalar, personalizar e você estará pronto!

Mas, se você curte fazer ajustes, otimizar e fazer o que for necessário para obter o máximo de velocidade possível da sua hospedagem, a chance de você não gostar da HostGator é grande. Achamos que eles estão tentando tirar o máximo de controle possível dos usuários para garantir que os sistemas funcionem sem grandes problemas. Como falamos lá em cima, eles são ótimos para o público que não conhece muito de hospedagem, mas se você souber o que está fazendo, talvez o serviço ofertado não caia bem devido às restrições.

O que falta em recursos, eles compensam na facilidade de uso. A interface do usuário é tão intuitiva e fácil de usar que até a minha vovozinha poderia criar um site com a HostGator.

Quando o assunto é velocidade, não temos queixas sobre os tempos de resposta do servidor da HostGator. Eles são relativamente rápidos, conforme evidenciado nos resultados do teste do nosso verificador de velocidade para servidores.

No entanto, não gostamos que eles tenham apenas dois data centers (ambos nos EUA). Não poder escolher entre os dois data centers também é um ponto negativo para a nossa equipe.

Acreditamos que, se houvesse pessoas mais qualificadas no departamento de suporte, os problemas poderiam ser resolvidos de maneira bem mais rápida e eficaz. Também ajudaria a diminuir as reclamações dos usuários. Mas crédito seja dado ao time de suporte, quando precisamos, eles foram super prestativos.

Para finalizar, nós achamos que a HostGator é sim uma boa hospedagem e vale a pena o investimento.

  • Espaço em Disco Ilimitado
  • Largura de Banda Ilimitada
  • SSL Gratuito
  • SSH Access, CGI
  • PHP5, RoR, Python, Cron
  • Uptime de 99,9%
  • Garantia de reembolso (45 dias)
  • E-Commerce
  • WordPress
  • Fórum
  • Joomla, Drupal
  • Site Para Negócios
  • Todos os Tamanhos de Sites
  • Use o cupom bitcatcha para ofertas exclusivas
  • Garantia do seu dinheiro de volta dentro de 45 dias
HostGator Com 60% OFF (Desde R$ 13,90/mês)
(Voltar ao início)
HostGator

Tempo de atividade geral

99.94%

Avaliação geral

rated 4 out of 5rated 4 out of 5rated 4 out of 5rated 4 out of 5rated 4 out of 5

Tempo de resposta

EUA (O)
32 ms
Londres
221 ms
Japão
153 ms
Veja o resultado completo

A partir de

R$ 13,90

Mensais

Veja HostGator
  • Hospedagem ilimitada
  • Use ‘bitcatcha’ para ofertas exclusivas