O conteúdo do Bitcatcha é patrocinado pelos leitores. Quando você compra algo pelos links em nosso site, nós recebemos uma comissão. Saiba mais

As 5 Melhores Plataformas Para Blog no Brasil de 2024 (Com Testes de Sabilidade, Recursos e Velocidade)

Melhor plataforma para blogs

A melhor plataforma de blog, hoje em dia, deve ser rápida, simples de usar, flexível e com potencial de lucro para os blogueiros! Ao preço certo, você ficará plenamente satisfeito(a) com seu potencial de crescimento.

Nossa plataforma para blog nº 1 é a Hostinger (com o WordPress), graças aos seus recursos robustos, alta flexibilidade e velocidade – tudo a preços baixos!

Contratamos serviços de hospedagem e de criação de sites, montamos mais de 80 sites de teste e analisamos meticulosamente o desempenho, os recursos e a facilidade de uso de cada um deles, para ver qual é a melhor plataforma para blogs. Continue a leitura para ver o que descobrimos!

melhores plataformas para blog

Top 5 Plataformas para Blogs

  1. Hostinger – Melhor plataforma de blogs em versatilidade
  2. Zyro – Melhor plataforma de blogs para iniciantes
  1. Wix – Melhor plataforma de blogs de arrastar e soltar
  2. Medium – Melhor plataforma de blogs de nicho
  3. LinkedIn – Melhor plataforma de blogs B2B
hostinger website builder

Achamos que devemos esclarecer do que se trata a Hostinger para aqueles que não sabem – a empresa fornece serviços de hospedagem na web, e, para blogs, recomendamos seu uso junto ao WordPress.

Quando encontramos a Hostinger pela primeira vez, ficamos com algumas dúvidas sobre a empresa. Afinal, que tipo de serviço precário eles poderiam oferecer por preços tão baixos?

Ocorre que eles são simplesmente um monstro capaz de esmagar a concorrência. Nunca antes ficamos tão felizes ao descobrir que estávamos errados!

EUA (O)EUA (L)LondresCingapuraSão Paulo
75 ms
21 ms
92 ms
244 ms
136 ms
BangaloreSydneyJapão CanadáAlemanha
211 ms
265 ms
172 ms
37 ms
107 ms

Velocidade Média do Data Center nos EUA: 136 ms – Ver resultado completo

Os resultados do teste de velocidade do servidor da Hostinger revelaram que seu data center nos EUA é extremamente rápido nos EUA (L), Canadá, EUA (O) e Londres, com 21 ms, 37 ms, 75 ms e 92 ms, respectivamente. Eles não se saíram mal na Alemanha, São Paulo e Japão, com marcas entre 100 ms – 200 ms, enquanto passaram dos 200 ms em Bangalore, Cingapura e Sydney.

Com isso, eles obtiveram uma média global de 136 ms, muito melhor do que a de um provedor padrão, o que garantiu à Hostinger uma nota A+!

No entanto, velocidade não é o único elemento que torna um provedor uma boa plataforma para blogs. Também é preciso considerar a sua flexibilidade, as vantagens que ela oferece e o seu valor. Sem que isso seja uma surpresa, a Hostinger se destaca nesses 3 aspectos!

Benefícios de um blog na Hostinger (com WordPress)

Logo de cara, a Hostinger garante que o seu blog no WordPress trabalhe sempre com o máximo de desempenho, graças a tecnologias como o LiteSpeed ​​WebServer e o LS Cache Plugin.

Se você espera crescer rapidamente, ter um blog rápido não é suficiente. Você também precisa que ele seja capaz de capturar e converter um grande volume de tráfego. E, para isso, você precisa ter escalabilidade – contando com a ajuda de plugins e templates.

É nisso que o WordPress brilha de verdade. Ele permite que você adicione plugins facilmente, caso sejam necessários mais recursos da web.

Você deve procurar plugins realmente úteis, especialmente para blogs:

  • Quer criar um blog deslumbrante? Desenhe um blog para seu conteúdo do coração com o Elementor ou o Themify.
  • Quer reter seus leitores de modo eficaz? Use um plugin de registro de usuários, como o RegistrationMagic e o User Registration.
  • Quer que os leitores entrem em contato com você? Crie um formulário de contato facilmente com o WPForms ou o Formidable Forms.
  • Deseja configurar um acesso pago ao seu conteúdo? Trate disso com o Laterpay ou o Leaky Paywall.
  • Quer vender algo em seu blog? O WooCommerce e o BigCommerce podem dar conta de suas necessidades em e-commerce.

…e muitos mais. As possibilidades com plugins são simplesmente infinitas!

O WordPress também oferece uma grande quantidade de temas responsivos, o que nós gostamos muito, já que somos bastante exigentes quanto à escolha do tema certo. Na verdade, ele é tão customizável que você pode até mesmo criar seu próprio tema, conforme o que adaptar às suas necessidades!

A cereja do bolo é que todos esses plugins e temas permitirão que você otimize sua capacidade de fazer dinheiro com seu blog! Afinal, ninguém sobrevive apenas de palavras e um ventinho no rosto, né?

Se você tiver experiência com marketing de afiliados, poderá monetizar seu blog adicionando links aqui e ali. O Google Adsense também é uma das maiores fontes de dinheiro para blogueiros profissionais, e você pode colocar tantos anúncios em seu blog quanto sua dignidade permitir.

De modo geral, a Hostinger oferece o maior potencial de lucro de todas as plataformas de blog desta lista e, como blogueiros profissionais, não podemos negar que um dinheiro a mais sempre coloca um sorriso em nossos rostos.

Uma experiência de blog premium a um preço que até o mais mão-de-vaca pode aceitar (começando em apenas BRL R$ 10,99 por mês com um contrato de 48 meses), a Hostinger é a escolha certa para blogueiros, especialmente se você leva seu blog a sério como um negócio.

Do que não gostamos na Hostinger

Embora não seja exatamente difícil configurar e aprender a usar o WordPress, há uma pequena curva de aprendizado que você precisa vencer para saber tudo sobre a plataforma.

No entanto, a Hostinger tem uma base de guias e tutoriais completa em todas as áreas do WordPress, e eles têm uma excelente equipe de suporte sempre disposta a ajudar.

Saiba mais sobre a Hostinger

O próximo da fila é o Zyro, uma criação da Hostinger que funciona como uma plataforma incrível de blogs. A questão é: por que a Hostinger criaria um produto que acabou se tornando concorrente de seu produto principal?

Bem, o Zyro oferece aos seus clientes um conjunto diferente de benefícios que podem atrair um público ainda não tão confortável em criar sites do zero e por conta própria. Ou seja, um público que está disposto a desembolsar um pouco mais por uma boa dose de praticidade.

EUA (O)EUA (L)LondresCingapuraSão Paulo
147 ms
85 ms
90 ms
168 ms
201 ms
BangaloreSydneyJapão CanadáAlemanha
117 ms
213 ms
174 ms
95 ms
108 ms

Velocidade Média do Data Center nos EUA: 139,8 ms – Ver resultado completo

O Zyro mostrou que seu data center é muito rápido nos EUA (L), Londres e Canadá, com 85 ms, 90 ms e 95 ms, respectivamente.

Eles também são capazes de atender bem a usuários da Alemanha (108 ms), Bangalore (117 ms), EUA (O) (147 ms), Cingapura (168 ms) e Japão (174 ms), tendo mostrado lentidão apenas em São Paulo e em Sydney.

Eles ganharam uma nota A+ com média global de 139,8 ms!

Benefícios de utilizar o Zyro

Velocidade à parte, o Zyro agrada seus clientes com uma experiência de criação de sites que, para nós, ainda está para ser superada. Tudo é cuidadosamente pensado e planejado para ser tão simples e direto ao ponto que meu poodle poderia facilmente aprender a usar.

zyro

Eles também incluíram recursos como o criador de logotipos e slogans, que são especialmente úteis para blogueiros iniciantes. Com isso, podemos evitar a dor de cabeça de procurar pessoas para criar logotipos e escrever slogans!

Há também o redator com inteligência artificial, que funciona muito bem para gerar conteúdo se você não tiver tempo para sentar e escrever você mesmo. Ele não é perfeito, mas, com alguns ajustes pontuais no conteúdo gerado pela IA, você conseguirá algo sólido.

Os preços também não são muito altos, o que certamente aumenta o seu apelo.

Ótima velocidade, interface fácil de usar, vantagens para iniciantes e preços acessíveis fazem do Zyro a nossa escolha como melhor plataforma para blogueiros iniciantes!

Do que não gostamos no Zyro

Os usuários avançados podem achar sua interface limitada, o que é compreensível, já que, para tornar sua interface o mais simples possível, o Zyro teve que sacrificar a flexibilidade de suas ferramentas de design.

Os recursos para web também são limitados – a maioria dos plugins acabou dispensada, com exceção de algumas ferramentas desenvolvidas pelo Zyro.

Saiba mais sobre o Zyro

Se você tem feito pesquisas sobre plataformas para blogs, não tem como nunca ter ouvido falar do Wix, de ter visto seus comerciais ou de ter ouvido recebido recomendações favoráveis. E isso por um bom motivo.

O Wix oferece alguns dos melhores recursos e experiências para blogs que você poderia esperar de um criador de sites, e eles são super flexíveis em relação a design e customização!

EUA (O)EUA (L)LondresCingapuraSão Paulo
41 ms
30 ms
96 ms
189 ms
141 ms
BangaloreSydneyJapão CanadáAlemanha
237 ms
173 ms
124 ms
80 ms
108 ms

Velocidade Média do Data Center nos EUA: 116,9 ms – Ver resultado completo

Velocidade não é o único elemento que irá surpreendê-lo, caso você decida usar o Wix – eles também estão equipados com um arsenal de recursos e vantagens que o(a) ajudarão a criar um blog com a sua cara.

Benefícios de utilizar o Wix

Eles oferecem um catálogo impressionante com mais de 500 templates, todos eles acabados com esmero para você criar um blog que impressione. Por mais exigente que seja, você certamente encontrará algo que se encaixe em seu estilo.

Seu editor no estilo drag & drop é… simplesmente revolucionário. A interface é extremamente bem desenhada, tendo sido projetada para ser fácil de usar e, ao mesmo tempo, oferecer todos os recursos para você fazer o que quiser com o seu site.

wix drag and drop interface

Se esses detalhes não foram suficientes para tirar você do sério, acreditamos que este outro cumprirá bem o papel: o Wix tem um loja de aplicativos com mais de 250 apps disponíveis, incluindo opções pagas e gratuitas. Você pode encontrar tudo de que precisa para deixar o seu blog incrível!

Com todos esses recursos e muito mais, o Wix é certamente uma das plataformas de blogs mais versáteis que já usamos.

Do que não gostamos no Wix

Principalmente, o estrago. Na carteira..

O Wix oferece uma grande variedade de recursos, mas o rastreamento de desempenho e a análise da web infelizmente não fazem parte do plano. Se você quiser essas ferramentas, é melhor se preparar para abrir mais a mão.

Além disso, depois de optar pelo Wix, você não poderá mais mudar – literalmente. Os sites criados pelo Wix não são transferíveis, portanto, se você decidir mudar para um novo serviço de hospedagem, não poderá migrar o seu site.

O que levanta a questão: se você não pode movê-lo, você realmente possui o seu blog?

Saiba mais sobre o Wix

Você nem sempre precisa pagar para começar a escrever em blogs profissionalmente. Existem muitas plataformas que permitem a você expressar a sua criatividade com o poder da palavra escrita. Uma dessas plataformas é o já bem estabelecido Medium.

Escrever no Medium permite que você alcance um público muito rapidamente. Afinal, eles têm cerca de 100 milhões de usuários ativos visitando sua plataforma todos os meses, todos eles ávidos por novos conteúdos.

Levar seu blog para as pessoas certas é relativamente fácil, pois tudo o que você precisa fazer é contar com o Medium para enviar seu artigo para as pessoas certas.

Benefícios de usar o Medium

Se você é novo em blogs, o Medium oferece uma maneira muito simples e sem intimidações para começar. O processo de integração é super fácil – tudo o que você precisa fazer é literalmente configurar a sua conta e começar a escrever gratuitamente.

Embora o Medium ofereça uma maneira fácil de simplesmente começar a escrever, ele também oferece uma maneira descomplicada de monetizar seus artigos com o Partner Program (Programa de Parceria), sem ter que perder tempo configurando nada.

medium partner program

Tudo o que você precisa fazer é colocar suas ideias no papel (neste caso, seria o editor de texto do Medium), lapidar o conteúdo até que fique perfeito, selecionar “Meter My Story” e publicar! Com isso, seu texto renderá dinheiro a cada vez que alguém o ler.

Simplesmente, não pode ficar mais fácil que isso.

Para finalizar, o Medium é uma ferramenta fantástica para iniciantes que procuram um blog para públicos em nichos específicos!

Do que não gostamos no Medium

O lado ruim de fazer um blog em uma plataforma como essa é que o potencial de lucro é muito baixo. O Medium permite a você monetizar o seu blog, mas eles vão tirar uma parte de seus lucros, o que certamente é muito doloroso.

Eles também têm o direito de expulsá-lo do Partner Program sem qualquer aviso prévio, e isso é um pouco perigoso se você depende deles para obter uma certa renda.

Além disso, você não tem permissão para vender produtos, colocar anúncios ou inserir links de afiliados em seus artigos, então sua única fonte de receita passa a ser o próprio Medium.

Como uma plataforma criada apenas para blogs, você não terá a possibilidade de personalizar seu blog. Você recebe um visual predefinido e tudo o que você pode fazer é escrever, o que é uma porcaria, mas também é justo, visto que o Medium tem que seguir as diretrizes de sua marca.

Falando nisso, você não será o proprietário do seu blog. Você terá sua própria conta e página com eles, mas não se engane – a plataforma será inequivocamente do Medium.

Saiba mais sobre o Medium

Se você já teve qualquer tipo de carreira, provavelmente já se deparou com anúncios no LinkedIn e convites de amigos e familiares para ingressar nesta rede social baseada no universo do trabalho.

O que você talvez não saiba é que o LinkedIn oferece uma maneira prática de montar um blog de graça e de se consolidar como especialista no setor escolhido.

Benefícios de fazer um blog com o LinkedIn

Como uma rede profissional online bem estabelecida, o LinkedIn tem um grande volume de tráfego, e mais de 740 milhões de membros em todo o mundo acessando-o todos os dias, na esperança de ler insights de líderes do setor.

Como você sabe o que o público-alvo do LinkedIn está procurando, a plataforma é altamente recomendada para quem busca construir:

  • Liderança
  • Valor de marca
  • Comunidade de usuários

Os usuários também descobrirão que seu editor é muito agradável de usar, com muitas opções de formatação e a capacidade de criar títulos, marcadores e texto de hiperlink. Adicionar imagens, vídeos ou slides à sua peça também é moleza, estando aplicável a apenas um clique de botão.

linkedin blog editor interface

A simplicidade do editor é uma das principais razões pelas quais o LinkedIn faz parte desta lista. Se você quiser apenas fazer login, clicar em um botão e começar a blogar sem complicações ou dores de cabeça, então este é o caminho a percorrer.

Nenhuma outra plataforma torna a conexão com outras empresas tão fácil, então, se esse é o seu objetivo, o LinkedIn é o caminho a percorrer!

Do que não gostamos no LinkedIn

O LinkedIn opera com seu próprio conjunto de algoritmos, e a visibilidade do seu conteúdo estará à mercê deles.

No entanto, eu não me preocuparia muito com isso. Se você já criou um perfil de sucesso, tudo o que precisa fazer é preparar conteúdo de qualidade, e é mais do que provável que o LinkedIn levará seu artigo às pessoas certas.

Você precisa ter em mente que irá ter quase nenhum lucro ao criar um blog nesta plataforma. Anúncios não são permitidos, tampouco links de afiliados. Seja sábio sobre isso e trabalhe para aumentar seu potencial de lucro de outras fontes.

Além disso, fazer um blog no LinkedIn significa que você não é dono da plataforma. Você não tem para si o site, nem um domínio específico, nada. Embora isso não prejudique sua marca, também não aumentará seu patrimônio.

Saiba mais sobre o LinkedIn

Como Escolher A Melhor Plataforma Para Blogs

Uma plataforma de blog deve ser fácil de usar, com um editor que tornará um prazer a digitação por horas a fio. No entanto, isso não é suficiente para freelancers que querem ganhar muito dinheiro com seu blog.

Aqui vai uma lista de coisas que você precisa verificar antes de decidir sobre sua plataforma de blogs.

1. Velocidade rápida do servidor

Um blog lento é tão útil quanto não ter um blog. As pessoas tem uma tolerância baixa para lentidão na internet, então, se o seu servidor não é rápido o suficiente para lidar com o tráfego, você pode apostar que seus leitores vão procurar outro lugar para satisfazer seu vício em conteúdo em outro lugar.

Certifique-se de levar isso em consideração ao pagar por uma plataforma de blog.

1.1 Velocidade

Se o seu blog demorar para responder, isso pode custar a você alguns milhares, ou até milhões perdidos em lucros potenciais. Você vai querer um provedor rápido de internet ou uma plataforma que possa, no mínimo, atender aos requisitos do Core Web Vitals!

core web vitals

O Core Web Vitals é medido usando 3 métricas: Cumulative Layout Shift (CLS), Maior Contentful Paint (LCP) e First Input Delay (FID). Entre essas 3 métricas, as duas últimas são altamente dependentes da velocidade de carregamento!

1.2 Velocidade onde o seu público está

Os servidores do seu blog precisam responder às solicitações dos seus leitores RAPIDAMENTE, portanto, certifique-se de escolher uma plataforma com bons tempos de resposta na região onde seu público se encontra.

De acordo com “Pesquisa do Google/SOASTA” 2017, seu blog deve estar totalmente carregado em menos de um segundo, caso contrário, a taxa de rejeição de seu site subirá 32%!

think with google2. Flexibilidade e escalabilidade

Você pode ser o blogueiro mais interessante do mundo, mas se o seu blog consistir apenas em uma parede de texto, você não vai reter leitor algum. Preste atenção a isso, quando for pagar por uma plataforma de blogs.

  • Temas ou Modelos Você precisa que seu blog reflita sua personalidade ou marca, e não pode fazer isso sem temas. Verifique quantos temas a plataforma oferece junto às suas contas.
  • Plugins ou Apps Integrados Você poderia querer vender algo em seu blog, por exemplo. Isso não é possível sem plugins/aplicativos que fornecem um carrinho de compras.

3. Usabilidade

A plataforma de blog precisa ser fácil de usar ou você terá dificuldades para continuar escrevendo.

  • Facilidade de Integração Você precisa conferir o quanto antes se é mesmo fácil se inscrever na plataforma. Os preços são baixos? Você precisa se esforçar para criar uma conta? Configurar um blog é complicado? Leve isso em consideração.
  • Facilidade de Uso Confira a facilidade de criar conteúdo com o serviço. Ele precisa ser fácil e leve, ou você acabará perdendo por completo a motivação para escrever.
  • Processo de Criação de Conteúdo Algumas pessoas preferem editores de texto, outras preferem interfaces de arrastar e soltar. Confira o seu futuro fornecedor para ver o que ele oferece e certifique-se de que ele atende às suas necessidades.
  • Migração de Blog Se você já tem outro blog, atualmente, provavelmente irá querer migrá-lo. Caso pague por um serviço no qual é difícil fazer isso, você ficará em apuros.

4. Monetização

Muitos de nós escrevem por dinheiro. Tantos outros fazem isso por uma alegria pura em expressar seus pensamentos. Mas se alguém pudesse transformar seu blog em uma atividade lucrativa, dificilmente diria não para isso.

  • Assinatura Paga ou Paywall Se você tem ganhado seguidores ou se sabe que isso é apenas uma questão de tempo, pode configurar uma assinatura paga ou um paywall para que as pessoas acessem seu conteúdo, especialmente por meio do uso de plugins ou de aplicativos de terceiros.
  • Exibição de Anúncios Uma das maneiras mais fáceis de ganhar dinheiro com o seu blog é por meio do Google Adsense. No entanto, alguns serviços não permitem essa prática. Trata de conhecer melhor as diretrizes do seu futuro fornecedor sobre posicionamento de anúncios.
  • Funcionalidade de E-Commerce Vender produtos é outra maneira de ganhar a vida com seu blog! Por isso, pontos extras para o provedor, caso ele tenha uma ferramenta de processamento de cartão de crédito ou uma loja online integrada para seus usuários.

5. Gerenciamento de blog

Gerenciar seu blog pode ser bastante tedioso, especialmente quando seu blog começa a crescer. Fique atento(a) a ferramentas como essas para tornar as coisas mais fáceis para você.

Lembre-se de que esses recursos podem não vir como parte original do serviço do seu provedor, mas muitas vezes são encontrados por meio de plugins ou aplicativos de terceiros.

  • SEO ou Análise de Blog Recursos como estes permitirão que você monitore o desempenho do seu blog e avalie como ele está se saindo frente à competição.
  • Marketing ou Newsletter O e-mail marketing está vivo e passa bem, e continua sendo uma das melhores maneiras de alcançar o seu público. Veja se a plataforma fornece listas de newsletter e tem algum recurso para agendar postagens com antecedência.
  • Recursos Colaborativos A colaboração com outras pessoas tira o peso de seus ombros e permite que outros façam o trabalho pesado de vez em quando. Você irá se beneficiar de que sua plataforma forneça permissões de usuário/função e a capacidade de incluir outros autores em seu blog.

Qual O Melhor Tipo De Plataforma Para Blogs?

1. Hospedagem Web com WordPress

Esta é uma ótima opção se você deseja ter controle total sobre seu blog e pretende maximizar seus lucros. Um bom provedor de hospedagem WordPress será capaz de fornecer a você todos os serviços necessários a preços acessíveis, como a Hostinger!

2. Criador de sites

Se o seu objetivo é simplesmente criar um site bonito, de forma fácil e sem complicações, você deve olhar para os criadores de sites. Provedores como o Zyro e o Wix são plataformas que permitem a você fazer o que quiser!

3. Sites de blogging

Para aqueles que não querem fazer nada além de escrever, os sites de blogging terão o que você precisa. Se você está escrevendo para um nicho muito específico, pode ser interessante escolher um serviço como o Medium. Quer escrever para aumentar seu networking? Então, o LinkedIn é a plataforma ideal para você.

Veredito: Qual É A Melhor Plataforma Para Blogs?

Para mim, não existe realmente uma plataforma “melhor” para blogs. Em vez disso, há plataformas que fazem melhor aquilo que você procura.

As 5 marcas de blog listadas neste artigo são todas campeãs e têm seus próprios méritos, sendo muito boas no que fazem.

De qualquer forma, aqui vai uma recapitulação de nossas 3 principais plataformas de blog para quem procura levar a sério o seu conteúdo:

Propriedade do blogAvaliação geralPreço /mês
Hostinger
Sim
5/5
R$ 13,99
Zyro
Sim
5/5
R$ 44,95
Wix
Arriscado
4/5
R$ 62,50

Certifique-se de que está selecionando a opção certa para as suas necessidades!

Em nossa humilde opinião, você nunca irá errar optando pela Hostinger. Eles têm tudo de que você precisa para um blog profissional:

  • Os servidores são super rápidos.
  • Os seus serviços e o uptime (tempo de atividade) são extremamente confiáveis.
  • Ótimos recursos para criar e rodar um blog.
  • Excelente escalabilidade e flexibilidade para fazer seu blog crescer.

…tudo pelo preço de um bom sanduíche de frango.

(Voltar ao início)