Toda as pessoas descoladas que você conhece estão criando blogs, escrevendo e fazendo um bom dinheiro com isso. Por que não entrar nesse jogo e abocanhar um pedaço da doce receita deles, certo?
É o seguinte, se você está nesta página e lendo este artigo, provavelmente você não sabe como criar um blog.
Bem, você está com sorte, meu amigo. Nós fomos legais o bastante para dedicar um tempo de nossa agenda lotada para escrever um guia, assim você terá seu próprio blog funcionando rapidinho!
Acredite ou não, criar um blog não é difícil e nem demanda muito conhecimento técnico. Nós vamos guiar você por todas as partes que exigem esse conhecimento, para você se sentir mais seguro e protegido.
Como criar um blog
Juntando tudo
Que tal falarmos sobre o que um blog é exatamente?
Um blog é, na verdade, um outro site qualquer na internet que foca em conteúdo escrito, normalmente apresentado com uma escrita menos formal.
Quando esse formato começou a chamar a atenção, as pessoas usavam principalmente como um diário online, registrando seus pensamentos para o mundo ler.
Hoje a blogosfera evoluiu, distribuindo-se em várias subcategorias, como blogs fitness, fotoblogs, blogs de mães… qualquer assunto que você possa imaginar provavelmente terá um blogueiro escrevendo a respeito.
As pessoas têm várias motivações para criar um blog.
Alguns querem praticar suas habilidades de escrita. Outros, acham catártico quando se expressam online. E tem aqueles que estão perdidamente apaixonados pelos nichos que escolheram.
Não posso falar por todo mundo, mas um dos motivos que mais atrai pessoas para o lindo mundo dos blogs é a possibilidade de fazer dinheiro com isso.
Escrevendo a partir de suas percepções pessoais, os blogueiros compartilham uma ligação muito forte com seus leitores. Uma ligação tão forte que as grandes marcas estão dispostas a pagar para que os blogueiros indiquem seu produto (desde que, é claro, o blogueiro tenha um número razoável de seguidores).
Seja qual for a sua motivação para começar um blog, o ponto é que ter um blog é um passatempo incrível e, se fizer tudo certo, você pode viver disso.
Nota
Parece que muitas pessoas entendem, de forma errada, que você precisa ser um bom escritor para começar um blog. Apesar de as habilidades de escrita o ajudarem a apresentar seu blog de uma maneira mais profissional, é o conteúdo dele que vende. Você sempre poderá melhorar suas publicações no blog com o tempo. Se quiser melhorar sua escrita, veja este guia de escrita de conteúdo.
Esta primeira e excitante decisão moldará a cara do seu blog pelo resto da sua carreira de blogueiro, então é uma tarefa simples, mas muito importante: você tem que decidir qual é o seu nicho.
Você será um blogueiro de fotos? Prefere um blog sobre suas viagens? Talvez você goste de tecnologia. Talvez comida seja a sua praia.
Não importa qual é a sua paixão ou interesse, o nicho que você escolher o ajudará a definir os temas sobre os quais você escreverá no futuro. Não é uma regra sem exceções (alguns blogueiros transitam entre diferentes tópicos com sucesso), mas é um norte que o ajuda a manter seu blog com foco e relevância.
Então escolha um nicho. Escolha um nome. Mantenha o nome simples e curto.
Existem várias plataformas para blogs gratuitas para você escolher, como: Wix, Blogger, Tumblr e WordPress, para citar algumas.
Nossa plataforma escolhida foi o WordPress, por ser uma das plataformas mais poderosas, utilizada em 33,9% dos sites na internet hoje.
Também é compatível com SEO, fácil de usar e tem vários plugins, o que traz funcionalidades extra, sem a necessidade de muito conhecimento técnico.
Você também pode hospedar seu site e criar um domínio diretamente no WordPress.com, completamente grátis, mas, como minha querida vozinha falava, “coisas boas não saem baratas e coisas baratas não são boas”.
Elaborando melhor o que eu disse no tópico anterior, WordPress.com é um fenômeno absoluto, mas a hospedagem e o domínio gratuito deles vêm com várias limitações:
Esses foram apenas alguns pontos que a nossa equipe conseguiu lembrar. Lembre-se, você pode optar por comprar o seu domínio e escolher o seu provedor de hospedagem separadamente, não tem problema nenhum. Ao seguir essas duas instruções, você evita dores de cabeça com o seu blog. Está na hora de aprender como você pode fazer cada um desses dois pontos. Acompanhe o nosso passo a passo completo que a nossa equipe preparou para vocês.
São vários os registradores de domínio por aí, como GoDaddy e Namecheap por exemplo, mas nós gostamos do Namecheap porque eles são ótimos e eles incluem o WhoisGuard de graça. O que ajuda a manter a identidade em segredo, caso você queira usar o blog anonimamente.
O processo é bem simples, basta acessar aqui, registrar-se, escolher o domínio e pronto!
Lembre-se, você quer escolher um nome de domínio que seja simples e fácil de lembrar. Um nome que grude nas pessoas, de preferência. Sem inventar nas extensões escolhendo “.io” ou “.biz”, mas sim optando pelo “.com” porque é o que as pessoas estão mais acostumadas.
Você pode achar que a hospedagem na internet é só um lugar para guardar os arquivos do seu site e que qualquer provedor servirá, mas você não poderia estar mais enganado. Na verdade, se você quer que seu blog seja um sucesso, é bom garantir que está escolhendo um serviço de hospedagem na internet que seja confiável e rápido.
Já acessou algum blog que carregava tão devagar que você não teve paciência de esperar o conteúdo aparecer? Pode marcar, você vai ver que levam só 3 segundos para que você ache o blog lerdo, e 5 segundos é o tempo médio para as pessoas desistirem.
Seu serviço de hospedagem é crucial para fazer seu blog rápido e ágil. Dessa forma, você não perderá leitores devido a um tempo de carregamento desnecessariamente lento.
Apesar de existirem muitos serviços de hospedagem na web por aí (clique aqui para nossa lista dos melhores), nós recomendamos que você escolha uma marca reconhecida internacionalmente, como o SiteGround, para hospedar seu blog.
Lógico, pode haver opções mais baratas disponíveis, mas a estabilidade do servidor, o atendimento confiável ao cliente, a lista de benefícios e o tempo de resposta incrivelmente rápido do SiteGround são absolutamente brilhantes. Nós confiamos tanto neles que hospedamos este site com eles!
Criar uma conta e configurar seu blog com o SiteGround é, na verdade, muito simples. É isso que você precisa fazer:
Você não precisa do SG Site Scanner, então sinta-se à vontade para pulá-lo. No entanto, se você achar que precisa de segurança adicional, vá em frente e marque a caixa.
Clique nas caixas para confirmar que leu os Termos de Serviço e a Política de Privacidade. Se gosta de notícias e novidades, clique nessa caixa também. Você não precisa, é estritamente opcional.
Clique em “Pagar Agora (Pay Now)”.
Este tópico é uma continuação do anterior, mas nós dividimos em dois para ser mais fácil de digerir.
Nota
Se você não entender QUALQUER parte deste passo a passo, não hesite em nos contatar via e-mail ou o próprio SiteGround pelo chat online. Eles são super prestativos e guiarão você em tudo que você precisar.
Você precisa preencher seus dados de login do WordPress. Seu login do WordPress será separado da sua conta do SiteGround, então lembre se de guardar suas informações. Vá em frente e coloque seu e-mail, nome de usuário, senha e confirme sua senha para garantir que está correta.
Clique em Confirmar (Confirm).
Agora que você tem seu blog no WordPress funcionando, deve se sentir orgulhoso. Está bem limpinho. Bem zen. Bem genérico também. Nas palavras de meus amigos mais jovens, seu site está “Sem graça pra caral…”, então vamos fazer algo para mudar isso?
Neste tópico, nós vamos focar no que podemos fazer para deixar seu blog com um pouco mais de personalidade.
Nós podemos fazer o design e a customização de forma manual, para atrair a atenção de seus leitores, mas isso leva um tempão e, falando sério, fazer isso nos dias de hoje…
Felizmente, o WordPress tem milhares de temas gratuitos que são completamente customizáveis, além de parecer muito profissionais!
Importante
Os temas são incríveis, mas podem ser uma armadilha. A velocidade de carregamento do site é crucial para ter seu blog bem classificado nos resultados de pesquisa no Google. Escolher temas não otimizados e que não respondem bem será um veneno para o seu tempo de carregamento. Lembre-se de conferir os comentários para ver qualquer comentário negativo e faça os testes do tempo de resposta no tópico anterior. Se o tema não responder bem no teste, muito provavelmente será lento no seu blog.
Você instalou seu tema, mas ainda pretende personalizar e adicionar algum conteúdo, ou seu novo blog parecerá um pouco vazio.
Seu bebê blog permanecerá pelado se você não incluir pelo menos uma página “sobre nós (about us)” para informar aos seus leitores o que esperar de você.
Sua página “sobre nós” não aparecerá a menos que você crie um link para ela no menu.
Tudo o que você precisa fazer é ir para o seu painel de controle do WordPress e, na parte de baixo, clicar em “Menus”. Sua lista de páginas deve ser adicionada à estrutura do menu. Se não forem, marque as caixas sob o item “adicionar itens ao menu (add menu items)” e clique em “adicionar ao menu (add to menu)”.
Uma vez feito, clique em “criar menu (create menu)”, e seu blog estará atualizado com os links de suas páginas no menu.
Ah, o prato principal do seu pequeno site, a razão pela qual você está tão dedicado a isso. As postagens do seu blog manterão você relevante, classificarão seu blog nos resultados de pesquisas do Google e tornarão você influente em seu nicho. Se você fizer tudo direito, pode até passar a ter um ganha-pão.
Mas antes de sair publicando no blog de qualquer jeito, vamos configurar para que tudo fique organizado de forma fácil no futuro.
Clique em “Publicar (Publish)”, e sua nova publicação estará pronta! Tudo que deve fazer agora é adicionar a categoria nos seus menus, e pronto.
Se você quiser que as pessoas descubram seu blog e leiam seu conteúdo, você deve prestar muita atenção para esta parte do guia.
O título do seu site diz às pessoas sobre o que é o seu blog, e a tagline ajuda a reforçar a mensagem. Eles também ajudam os mecanismos de pesquisas a encontrar e posicionar seu blog em pesquisas relevantes.
Para customizar seus títulos e taglines, basta ir ao painel de controle do WordPress. Acesse “Configurações (Settings)” e, depois, “Geral (General)”.
Aqui, você pode mudar o título e a tagline para o que você quiser. Vá em frente e experimente, depois clique em “Salvar Alterações (Save Changes)”.
Algumas vezes, quando você compartilha seus pensamentos num blog, pode não querer ter uma seção de comentários aberta a ataques de trolls com comentários maldosos.
Você pode desabilitar os comentários por completo, assim você não deixa nenhuma brecha para eles.
No seu painel de controle do WordPress, acesse “configurações (settings)” e “discussão (discussion)”. Então, desmarque a caixa “permitir que pessoas postem comentários em novos artigos (allow people to post comments on new articles)”.
Sim, você quer comandar um blog, mas você não quer que sua página inicial pareça um blog!
Você precisará, para isso, de uma página inicial estática. Uma página “inicial” para que os visitantes possam entrar e aproveitar tudo o que quiserem. Como na maioria dos blogs profissionais, sua página inicial estática não muda, mostrando sempre a mesma coisa para seus visitantes. Isso acaba fazendo o blog parecer mais polido.
Se isso não for feito, o WordPress vai usar suas últimas publicações como sua página inicial. O que, vamos combinar, parece amador.
Você pode criar uma página inicial assim:
Algumas pessoas querem conteúdo na barra lateral. Outras, preferem um look mais limpo. De qualquer forma, cabe a você decidir.
Adicionar ou remover conteúdo da barra lateral é bem simples.
No começo, quando nós queríamos otimizar nossos blogs, adicionar recursos ou criar funções, nós tínhamos que fazer manualmente (o que consome muito tempo e é chato pra caramba).
Hoje em dia, você pode fazer tudo isso e muito mais com alguns cliques apenas, graças aos plugins!
Você pode, basicamente, adicionar qualquer coisa que quiser em seu site. Transformá-lo em uma loja online ou em uma galeria para o seu portfólio. Para qualquer coisa que você pensar, existe um plugin!
O que você precisa fazer para instalar os plugins é, sob o painel de controle do WordPress, clicar em “Plugins” e, depois, em “adicionar novo (add new)”. A partir daí, olhe quais são os populares e a aba de recomendações, para ver os plugins que atendem às suas necessidades, e pronto!
Há uma lista sem fim de plugins para você escolher, mas lembre-se, alguns vão deixar seu blog mais lento. Pesquise um pouco sobre os plugins, e seu blog vai rodar como um sonho.
Aqui estão alguns dos nosso plugins favoritos:
Parabéns, caro leitor, você agora faz parte da blogosfera, você construiu seu blog com sucesso! Nós ajudamos, mas foi você que fez o trabalho pesado, você deveria realmente dar aquele tapinha em suas costas!
Antes de ir, aqui está uma rápida revisão sobre o que você precisa fazer para construir seu blog.
Continue customizando!
Lembre-se que o WordPress é extremamente customizável. Você pode criar qualquer tipo de blog que quiser com ele, então continue experimentando e customizando até que você esteja 100% feliz com o que tem. Como sempre, deixe uma mensagem para qualquer dúvida que você tiver.